Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Patricio

Como exibir uma menssagem de erro caso algum campo tenha sido digitado

Recommended Posts

Olá, sou novo em asp, e gostaria de saber como faça para exibir uma menssagem de erro tipo: Antenção, você digitou um compo iválido, clique aqui para corrigir o erro. Em um formulário em asp que envia os dados para um banco de dados Access.Obrigado, conto com a ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa!

você tem que criar uma função para isso. Eu prefiro fazer com javascript, pois o erro pode ser detectado antes de enviar para o servidor.

<script language="JavaScript">function valida(){	var nomedavariavel	nomedavariavel=document.nomedoform.nomedocampo.value	if (nomedavariavel==""){		alert("Por favor, preencha o campo nomedocampo.");		document.nomedoform.nomedocampo.focus();	return false;	}return true;}</script>

com isso aí você consegue fazer o que tá querendo, é só tratar da maneira que quiser.

No formulário, na linha do form action coloque

onSubmit="return(valida())"

Compartilhar este post

Link para o post

Ai, vlw pela ajuda d vcs, vou testar aqui a dica do Matheusao, ai mais tarde volto pra dizer como foi, brigadãosó uma divida, pra cada campo, vou ter q colocar uma função dessas em JavaScript?só uma divida, pra cada campo, vou ter q colocar uma função dessas em JavaScript?

Compartilhar este post

Link para o post

Não pra cada campo vai criar uma variavel e dar valor assim:

function valida(){	var nomedavariavel	var nomedavariavel2	var nomedavariavel3	nomedavariavel=document.nomedoform.nomedocampo.value	nomedavariavel2=document.nomedoform.nomedocampo2.value	nomedavariavel3=document.nomedoform.nomedocampo3.value	if (nomedavariavel==""){		alert("Por favor, preencha o campo nomedocampo.");		document.nomedoform.nomedocampo.focus();	return false;	}	if (nomedavariavel2==""){		alert("Por favor, preencha o campo nomedocampo2.");		document.nomedoform.nomedocampo2.focus();	return false;	}	if (nomedavariavel3==""){		alert("Por favor, preencha o campo nomedocampo3.");		document.nomedoform.nomedocampo3.focus();	return false;	}return true;}

Aí é só dar sequencia

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Javascript é que pode ser "burlado".. então, deixe a função JS.. mas faça um "bloqueio de envio" caso a pessoa desative a execução de JS na página...Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do Javascript é que pode ser "burlado".. então, deixe a função JS.. mas faça um "bloqueio de envio" caso a pessoa desative a execução de JS na página...Abraços!

Pra mim o JavaScript serve, porqueé um site simples, com um conteudo não muito importante, e c a pessoa tentar burlar, vai aparecer aquelas menssagens de erro do asp, mais brigado pela dica.Agora tenho outra duvida, no formulario, tem um campo onde só pode ser informados numeros e não letras, c o usuario escrever algum texto nesse campo, aparece as menssagens de erro do asp, queria saber como fazer para exibir uma menssagens personalizada, tipo, informe só numeros, brigado.Vlw Matheusao, sua dica me serviu perfeitamente!

Compartilhar este post

Link para o post

outra função

function soNumeros(){  if (window.event.keyCode < 48 || window.event.keyCode > 57)  event.returnValue = false;}

e no campo põe

onKeyPress="soNumeros()"

Compartilhar este post

Link para o post

esse topico está se tornando assunto de javascript, informe se você quer em asp ou javascript para se for o caso move-lo

Compartilhar este post

Link para o post

esse topico está se tornando assunto de javascript, informe se você quer em asp ou javascript para se for o caso move-lo

É q eu sou muito inesperiente, então eu não sei qual vou usar, tô pegando o q me mandam.Matheusao, esse codigo q você me mandou num deu cerco, continua a mesma coisa, pode funcionar do mesmo jeito q os outros campos, q aparecem uma janelinha com uma mensagem tipo: Por favor, insira somente numeros no campo tal, vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

posta aí como você usou o código, pq eu testei aqui e funcionou legal...

a função que passei deve ser usada dentro das tags <script></script> pode até usar a mesma do valida. E o return deve ficar no campo tipo assim:

<input name="nomedocampo" type="text" id="nomedocampo" size="4" onKeyPress="soNumeros()">

Compartilhar este post

Link para o post

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd"><html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml"><head><meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" /><title>aliste-se</title><style type="text/css"><!--body {	background-color: #000000;	margin-left: 0px;	margin-top: 20px;	margin-right: 0px;	margin-bottom: 0px;}.style1 {	font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;	font-weight: bold;	color: #FFFFFF;	font-size: 24px;}.style2 {	font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;	font-size: 11px;	color: #CCCCCC;}a {	font-family: Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;	font-size: 11px;	color: #999999;	font-weight: bold;}a:link {	text-decoration: none;}a:visited {	text-decoration: none;	color: #999999;}a:hover {	text-decoration: none;	color: #FFFFFF;}a:active {	text-decoration: none;	color: #999999;}--></style><script language="JavaScript">function valida(){	var nick	var nome	var msn	var email	var tempo_de_raptor	var teste	var login	var senha	nick=document.cadastro.nick.value	nome=document.cadastro.nome.value	msn=document.cadastro.msn.value	email=document.cadastro.email.value	tempo_de_raptor=document.cadastro.tempo_de_raptor.value	teste=document.cadastro.teste.value	login=document.cadastro.login.value	senha=document.cadastro.senha.value	if (nick==""){		alert("Por favor, preencha o campo Nick.");		document.cadastro.nick.focus();	return false;	}	if (nome==""){		alert("Por favor, preencha o campo Nome.");		document.cadastro.nome.focus();	return false;	}	if (msn==""){		alert("Por favor, preencha o campo MSN.");		document.cadastro.msn.focus();	return false;	}	if (email==""){		alert("Por favor, preencha o campo E-mail.");		document.cadastro.email.focus();	return false;	}	if (tempo_de_raptor==""){		alert("Por favor, preencha o campo Tempo de Raptor.");		document.cadastro.tempo_de_raptor.focus();	return false;	}	if (teste==""){		alert("Por favor, preencha o campo Disponibilidade para o teste.");		document.cadastro.teste.focus();	return false;	}	if (login==""){		alert("Por favor, preencha o campo Login.");		document.cadastro.login.focus();	return false;	}	if (senha==""){		alert("Por favor, preencha o campo Senha.");		document.cadastro.senha.focus();	return false;	}	return true;}function soNumeros(){  if (window.event.keyCode < 48 || window.event.keyCode > 57)  event.returnValue = false;}</script><script language="JavaScript">function soNumeros(){  if (window.event.keyCode < 48 || window.event.keyCode > 57)  event.returnValue = false; }return true;}</script>

ali em cima coloquei dos 2 jeitos q eu tentei.

e no campo do formulario

<input name="tempo_de_raptor" type="text" id="tempo_de_raptor" size="5" onKeyPress="soNumeros()"/>

Compartilhar este post

Link para o post

no de baixo, tá sobrando um return true, mas o de cima tá certo.Na sua página tá só com uma funcção soNumeros(), ne?no campo, você colocou uma barra depois do soNumeros()Tira ela e tenta de novo

Compartilhar este post

Link para o post

Assim q o usuario digitase uma letra nesse campo, aparecese uma menssagem de alerta, dizendo q não pode ser insirida letras nesse campo, só q tem q funcionar com o Mozilla Firefox tb, ai q tá o complicado (eu acho), ajuda alguem aê, por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.