danieliangels 0 Denunciar post Postado Novembro 3, 2006 OLA, OLHA FIZ O PROGRAMA, SÓ Q NÃO NÃO CONSIGO FAZER A SOMA, VOU CLOCAR O QUEM EU FIZ, Q PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO.BJOS int pa(int a1, int r, int n, int valores[ ]); Recebe o primeiro termo de uma Progressão Aritmética, sua razão e o número de elementos. Retorna um vetor contendo cada um dos elementos da PA e a soma dos elementos da PA. #include <stdio.h> void pa(int a1, int r, int n, int valores[ ],int total); main() { int a1, r, n, valores[8]; printf ("\n Entre com o primeiro termo da PA: "); scanf ("%d", & a1); printf ("\n Entre com a razao: "); scanf ("%d", & r); do{ printf ("\n Entre com o numero de elementos: "); scanf ("%d", & n); }while (n>10); for (int i=1; i<=n; i++) valores=a1+(i-1)*r; printf ("\n Os elementos da PA:"); for (int i=1; i<=n; i++) printf ("%d", valores); getchar(); getchar(); } void pa(int a1, int r, int n, int valores[ ],int total) { for (int i=1; i<=n; i++) printf("A soma da P.A de %.2d a %.2d = %.2d ",a1,n); printf("\n O valor da soma das P.A e:%.2d ",total); while(n<10); getchar(); return; } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Palc 0 Denunciar post Postado Novembro 4, 2006 A idéia é você aproveitar um dos laços q você já fez (para gerar ou imprimir os valores da PA) e calcular a soma total da PA. Para ir somando os valores use trechos de programa como por ex.: total = total + valores Não esqueça de zerar o 'total' antes de começar a somar ! Claro q você pode fazer um laço só para somar os valores da PA só que assim seu programa perde eficiência pois fica mais lento ;) {} Palc Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites