Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danielvlopes

Vantagens de TableLess

Recommended Posts

Eu sempre fui programador desktop mas agora estou trabalhando com webdesign, design e programação web e sempre fiz meus sites fazendo o possivel para ser um site livre de tabelas e com uma semântica legal. Alem de deixar o código para limpo e legibilidade melhor existe outra vantagem em criar sites tableless?Só por curiosidade mesmo, tenho certeza que muita gente faz isso e nem sabe o porque direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vantagens:

- Seu site, se bem feito, pode ser acessado por deficientes vizuais

- Seu site pode ser visto em pda's, celulares, etc sem a necessidade de outra versão do site

- Fica bem mais leve

- Aparece em melhor colocação no Google

- Pode ser acessado em vários browsers/plataformas sem apresentar problemas, inclusive em browsers de modo texto

- A programação do site se torna mais prática de ser realizada, pois não há formatação dentro do codigo html

- Você pode mudar totalmente o vizual de todas as páginas do site em pouquíssimo tempo alterando apenas o arquivo css

 

Recomendo que você baixe e assista à essa palestra sobre tableless, em vídeo, onde são apresentadas na prática essas coisas todas: http://files.elcio.com.br/tableless.wmv

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, em primeiro lugar, vamos especificar bem direitinho

 

tableless é um termo criado pelo pessoal de site homônimo (www.tableless.com.br). O termo correto para as práticas disseminadas por eles é "WebStandards", que seriam Padrões Web, ou seja, padrões para desenvolvimento de sites e aplicações que rodam na camada web (internet).

 

Tendo isso em vista, você seguir os padrões e principalmente seguir a semântica (dar a atribuição certa para cada elemento) podem trazer todas as vantagens acima citadas.

 

Quanto a rapidez de desenvolvimento, depois que os standards, o html e o css se tornam naturais para você (com muita prática, muitos erros e muitos estudos), você é capaz de diminuir drásticamente o tempo de desenevolvimento de sites estáticos... hoje por exemplo eu fiz um site em 1 hora e 30 minutos... do zero. Isso porque era um site simples e eu já tinha o conteúdo....

 

sites mais completos podem ser feitos em até um dia, dependendo de como você formula sua estrutura e se você já tem bastante prática

 

sem contar que os sites ficam muito mais leves, sendo mais visitados, pois abrangem um público muito maior.

 

leia o tableless (principalmente os posts mais antigos, já que hoje em dia eles não ensinam tanto e falam mais), leia o A List Apart e procure por blogs que possam te ensinar não somente código, mas também boas práticas e teorias... de cabeça eu não saberia te citar, mas depois posso botar o bookmarks lá do meu serviço aqui, tem bastante fonte

 

outra coisa boa de se fazer é frequentar galerias de sites feitos com standards (existem centenas cada uma com centenas de sites), para se inspirar e ver o que é possível

 

evite gambiarras, hacks e outros truques, se atenha à semântica e siga a regra do KISS (Keep It Simple, Stupid) e o sucesso é garantido

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não baixei a palestra do Inside, mas quanto a códigoas e saber fazer eu já trabalho com isso a um certo tempo e sei bem a melhoria no tempo de desenvolvimento que um CSS bem feito tras. Quanto a pode visualizar um site em celulares sem ser em wap eu não sabia que isso é possível, alías a únicas coisas web que fiz para celular foi usando J2ME então não entendo bem sobre isso. Gostaria de saber se fazendo um site apenas 100% tablelless, respeitando semântica é possivel visualiza-lo em Celulares?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza kra, eu mesmo fiz um site 100% nos padrões pra testar a possibilidade, e deu certo: entrei nele no meu celular, e ele me exibiu o site perfeitamente, isso que eu nem programei um css separado pra handhelds, o que torna ainda mais perfeita a vizualisação do site nos mesmos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas nem sempre isso acontece... dependendo do aparelho ele pode renderizar de forma bizarra .. ja fiz vários experimentos quando a empresa onde trabalho começou a entrar na área móvel. Produzimos um aplicativo web em tempo real para dispositivos móveis e deu bastante trabalho pra adaptar... pois é diferente de um site... mas os padrões ajudaram muito, muito mesmo e se não fossem eles não teria ficado tão bom...minha dica é: se tiver uma chance, acesse alguns sites pelo mobile e vá descobrindo formas de melhorar... isso ajuda bastante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótima recomendação, e é importante ressaltar novamente que não trata-se de apenas colocar divs no lugar de tables, e sim usar os elementos semanticamente http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.