Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 7, 2006 Dá-lhe galera, Bom, estou tentando criar um contexto(arquitetura) de desenvolvimento utilizando o padrão MVC (Model View Controll), mas esta sendo uma tarefa muito complicada pois o sistema é muito grande. Na realidade o sistema já existe, só estou tetando organizar melhor as classes e outros arquivos. Optei pela metodologia de desenvolvimento DAO (Data Access Object) achei o mais viável neste caso. Vim pedir ajuda, e opnião de colegas que possam tentar solucionar o meu problema de organização. Minha dúvida é com relação a organização de arquivos de acordo com o padrão MVC usando DAO, só isso (simples neah :D) Seguinte galera, lembrando novamente que estou utilizando DAO, qual seria a melhor estrutura, exemplo proposto por mim: MVC(Arquitetura de 3 camadas) - Interface 1 - templates (smarty) 1.1 - arquivos.js 1.2 - arquivos.css 1.3 - arquvios.html 2 - templates_c 2.1 - templates_compilados 3 - cache - Controller 1- lib 1.1- class (todas as minhas classes) 1.2 - Algo mais para colocar aqui !? - Model 1 - Oque colocar em model !? Beleza, essa é a estrutura que eu proposta por mim até o momento, mas ai que esta, o sistema é dividido em módulos, a estrutura que eu postei ai, acho que atende para um sistema com um módulo apenas .... e se tivermos um sistema consideravelmente grande, que é o meu caso. Só para esclarecer as idéias, o sistema que me refiro é um sistema de CRM, ele possui uma série de funções, tais como: abertura de chamados, webmail, agenda e etc. Como eu criaria ficaria minha organização de arquivos em um sistema 90% modulado.? Como preencher as pastas referidas na estrutura corretamente ? No caso das classes de acesso ao banco de dados (os objetosDAO) ao eles ficariam, em model, ou em Controller!? []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 7, 2006 Bom, gostaria da opnião de alguns brothers desenvolvedores ae, de como organizam uma estrutura seguindo algum padrão de desenvolvimento em um sistema grande. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 7, 2006 Da lhe galera moderss .. me desculpem o UP, mas eu achei interessante, e acho que merece 2 minutos de destaque como primeiro tópico da lista :D auhauahuhauh achei um artigo muito interessante sobre MVC http://www.sismedic.com.br/propmvcdestopapp1.0.pdf quem puder e tiver interesse é claro, leia. Deu pra clarear as coisas aqui ... a estrutura esta saindo, se alguem quiser saber como ficou no final eu posto ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apokalypse 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 Rapaz! Eu gostaria que tu postasse sim!To estudando MVC também...e ta complicado! ahahaAbçs!Só aproveitando pra dizer como ta organizado meu sistema! Não estou usando nenhum padrão, mas é mais ou menos assim:Biblioteca- db - mysql - pgsql - mssql- autenticacao- modulos- template (smarty)- templates(todos os templates utilizados pelo sistema- modulos - classes dos modulos e secoes do sistemaBasicamente é isso..tem muita coisa pra arrumar ainda, to entrando agora nesse mundo dos 'design patterns' e to modificando minha aplicação aos poucos.....Abçs! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 é então ... a sua organização esta bem diferente do padrão proposto pelo MVC. Se eu não me engano, eu cheguei a postar a organização final dos meus arquivos. aqui ó http://forum.imasters.com.br/index.php?sho...=201970&hl= Estou usando o zend bla bla bla. (vide assinatura) Seja bem-vindo ao mundo do patterns ! O começo é triste, mas depois fica sussa! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apokalypse 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 é então ... a sua organização esta bem diferente do padrão proposto pelo MVC.Se eu não me engano, eu cheguei a postar a organização final dos meus arquivos.aqui ó http://forum.imasters.com.br/index.php?sho...=201970&hl=Estou usando o zend bla bla bla. (vide assinatura)Seja bem-vindo ao mundo do patterns ! O começo é triste, mas depois fica sussa!Pois eh! Eu tinha aberto a parte I e II, mas como to meio 'dormindo' (não dormi hoje ainda..rsr) comecei a ler a parte I e esqueci de ver a II, soh depois ví que tu ja tinha postado como que estava...rsrEntão, sobre a organização, eu comecei mais ou menos baseado em um sistema de um colega, e segui devido a familiarização que eu peguei com a estrutura. Agora estou chegando a um nível de desenvolvimento que estou me batendo demais, e preciso achar uma forma melhor para a organização - no caso o que eu estou estudando é o MVC.Sobre como você está fazendo agora...tu tem alguma aplicação no ar usando essa tua estrutura ai pra eu dar uma olhada???Sobre as patterns, sim o começo é bem triste (e como eu estou em uns 5% ainda ta beem triste..ahah), mas depois que eu comecei a usar alguns padrões (Factory, Singleton por exemplo) melhorou 300% minha vida...rsrr, agora tenho uma visão totalmente aberta do caminho que tenho que seguir.O pior que agora que eu to tendo essa visão, eu cheguei a conclusão que o que eu sei programar é NADA!! Essa que é a desvantagem de aprender sozinho, sem alguém pra instruir, usando apenas da internet, muita coisa importante a gente ignora, e vai seguindo do jeito que 'acha' que é o certo.Abçs! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 a frase da vez é "seja autodidata"!Cara, se voce procurar na internet sobre aplicações feitas utilizando o padrão MVC em php ... vai achar pouca coisa!O sistema que estou desenvolvendo, implementando este padrão ja existia, pode-se dizer que eu estou tendo que reprogramá-lo, só estou mantendo a interface! (ainda bem que o nego utilizou templates).A estrutura esta mais ou menos igual a esta ai que eu postei.Só uma observação, que dentro da pasta controllers (de cada módulo) eu criei uma pasta chamada BusinessObject, que contém todos os meus objetos de négocio responsáveis por validar e estipular as regras da aplicação.Voce esta utilizando algum frameworks !? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 Ae Void eu tbm uso BusinessObject só que no C# muito legal essa ideia. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 pouts se é!!no site da Zend em nenhum momento eles falam de BO, mas eu resolvi criá-los pois acho interessantíssimo a idéia e o seu funcionamento!Hoje, não consigo pensar em um sistema grande, que funcione sem os devidos BO'sAlguns sistemas construidos da forma procedural, indiretamente possuem internamente funções de BO e nem sabem!Se possível fabão, use no PHP tb nego! ehehhee Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Fabyo 66 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 sim claro, dependendo do projeto eu to usando o Prado e outros eu to seguindo o esquema do CodeIgniter, como falei com voce nao gostei do cakePHP porque ele usa uma forma muito primitiva para oop, mesmo tenho uma classe com php5 ele usa como se fosse php4 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 É, eu lembro deste alerta, mas acho que para quem esta começando neste mundo oo, patterns, mvc ele até que é legalzinho. Sabe, fazer aquele em blog em 15 minutos .... é verdade, da pra fazer mesmo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Carlos Vital 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2006 Galera até agora eu não intendi o que é mvc.alguém poderia me esplicar o que é de uma maneira bem fácil de se entender?isso é relacionado com a organização das pastas de um site, por exemplo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Void : 0 Denunciar post Postado Novembro 30, 2006 sim, esta relacionado a toda estrutura não só de um site, mas de um sistema complexo ou simples.existem vários artigos na net sobre MVC cara, da uma olhada na definição de MVC no wikipedia, depois entro no site do portaljava, e depois caça no google ....você vai juntando as coisas e assimila tudo no final :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Apokalypse 0 Denunciar post Postado Dezembro 8, 2006 Voce esta utilizando algum frameworks !?Na verdade uso sim, mas acho que não posso chamá-lo ainda de 'framework'...rsrsEu tenho uma estrutura aqui que eu fiz e adaptei muitas coisas de um sistema de um amigo meu. Não é grande coisa mas utilizo pra tudo que eu faço: sistemas, sites, etc.Na verdade são classes trabalhando em conjunto para gerenciar os módulos, BD, autenticação, template (uso o smarty mesmo), seções, permissões, configs, formulários dinâmicos (com autenticacao), e ajax (ainda em desenvolvimento, to usando o XOAD), debug, etc.Não é nada 'fodônico', mas já me ajuda e muito. Quando preciso fazer algum site/sistema, só preciso desenvolver a classe dos módulos, especificar as seções (no caso cada seção é gerenciada por metodos), e mandar cadastrar pelo painel de controle, ai ele já pega de dentro da classe as configs e tudo mais que venha a precisar, permissões tabelas, etc.) e criar os templates.... tudo pronto! ;)Abçs! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites