Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Fala galera ...
Bom, acho que alguns users que leram o meu post sobre MVC viram que estou sofrendo muito ... apanhando de+.
Eu até cheguei a montar uma estrutura bem organizada de arquivos, mas quando eu fui implementar o zend na minha aplicação, f*deu tudo ...
Eu estou afim de fazer uma parada certa, seguir a risca as etapas de desenvolvimento de um projeto que segue o padrão MVC ...
Eu usava o Zend antes, mas nunca fiz uma aplicação inteira com ele, geralmente só pegava algumas de suas classes, e implementava nos meus scripts ....
Estou tentando fazer o negócio certo, porem esta sendo muito dificil ....
Eu baixei um projetinho desenvolvido com o Zend, e percebi que realmente estava boiando no assunto ...
Eu queria saber oque voceis acham da idéia de promover um grupo de estudos para estudarmos esses padrões de processos de desenvolvimento.
Eu acharia interessantissimo ... visto que esse assunto no forum não é muito discutido, mas é muito importante.
Desde qdo comecei a programar em OO utilizando DAO, tinha ciencia de que minhas classes estavam mal organizadas, mas mesmo assim, fui deixando levar. Até quando o sistema foi crescendo, crescendo, se dividindo em vários módulos .... ai eu percebi que se continuasse dessa forma, iria ter problemas ....
Eu vou dar uma palinha sobre oque eu entendi por MVC até agora.
Quem quiser, pode continuar lendo, quem não quiser, pode parar a leitura por aqui :D
MVC (Model-View-Controller - Modelo Controlador Visão)
Vou definir oque vem a ser cada camada:
Camada View(Visão): Aqui ficam todos os arquivos de interface com o usuário, os .html, .css, .js e etc
Controller(Controlador ou Controle): Aqui fica toda a lógica do sistema. Em um sistema completinho, bonitinho, aqui ficariam as classes BO (Bussines Object) são as classes que validão os objetos antes de inseri-los no banco através dos objetos DAO.
Model(Modelo): Aqui se encontram as camadas que acessam o banco de dados diretamente, os objetos DAO (Data Access Object). Eles são responsáveis por inserir os objetos no banco de dados ... fazer consultas no banco, e etc ....
É isso ae .... ai eu pergunto, para usuário que ja utilizaram o Zend ou que tem conhecimento do assunto:
O Zend ja segue o padrão MVC. Certo, mas como construir um projeto grande, utilizando Zend+DAO+MVC ???
Quando é viavel utilizar esses padrões de desenvolvimento, e quando não é !?
Valeu galera !!!
ps.:Fabão .... não consegui esperar até o fds para trocarmos idéia ... resolvi postar no forum mesmo !!
Carregando comentários...