Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Spessotto

Data Report com instruçaõ SQL (join)..

Recommended Posts

ola pessoal. estou tendo problemas no meu relatorio, feito do Data Report.... Eu estou fazendo uma instrução SQL e copiando o DataSource para o relatorio. Na hora que eu jogo os vlaores para os campos, ele nao deixa que eu pase um campo que esteja com um "alias" na frente, tipo A.NOME. Ele nao aceita esse A. Como posso fazer? Já tentei e tb nao consegui achar qual a propriedade para jogar um texto qualquer no campo. Tentei caption, text e nao funcionou..alguem pdoe me ajudar/valewsRafael S.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você faz consultas sql não podem haver campos com nomes iguais no resultado portanto na hora de pegar a valor dos campos você não precisa colocar o alias da tabela.

Compartilhar este post

Link para o post

ola pessoal...tipo eu coloquei o Alias A na frente da tabela (depois do from)..fiuz tudo direitinho..so que quando vou fazer o comando: relatorio.datafield = "A.NOME" ele nao aceita....ja tentei colocar o nome da tabela na frente, mas nao funcionou nao...alguem tem mais ideias? valews

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Luiz, se eu colocar so NOME ele vai pegar o outro campo pq no meu select tem duas tabelas com o mesmo nome...eu tava pensando aki, uma solucao, (meio ruim mas é) seria trocar o nome do campo na tabela;;deixar com nome diferente...vou tentar...mas achei muito ruim ele nao aceitar o alias no datafield....mas valews!

Compartilhar este post

Link para o post

Estranho isso.Eu sempre achei que nos resultados do select não pode haver campos com nomes iguais.Posta a sua SQL aí para darmos uma olhada.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Rafael,qual eh o tipo de BD q você está usando.. ??se for possivel poste sua instrução SQL aqui, assim ficaria mais fácil pro pessoal visualizar.e qto a mudar o nome do campo na tabela, não chegue a esse extremo, pq imagina se você estivesse trabalhando com um grande sistema e acontecesse o mesmo problema, como você iria mudar o nome do campo da tabela se todo o sistema trabalha com aquele nome??qdo existe 2 ou mais campos com o mesmo nome em uma instrução SQL, geralmente o resultado retorna com o nome do campo assim campo e campo(1), automaticamente ele faz esse tranformação no nome para poder executar a instrução.uma maneira fácil de se resolver eh colocando um 'apelido' para os campos com nome igual, mas o sucesso disso vai depender do tipo de BD q você está usando...Ex: "select clientes.nome ClienteNome, empresa.nome EmpresaNome from clientes, empresa"assim os campos "nome" q são iguais nas duas tabelas, retornarão com nomes determinador por você, no caso o campo "nome" da tabela "clientes" retornará como "ClienteNome",,, e o campo "nome" da tabela "empresa" retornará como "EmpresaNome"Espero ter ajudado,abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.