Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ricardo HB

Algumas vantagens do JScript

Recommended Posts

Olá amigos desenvolvedores. Comecei com o ASP usando o VBScript a alguns anos, porém em pouco tempo migrei para o uso do JavaScript por inflência de um livro. Como penso que 95% dos desenvolvedores nunca usaram o JScript (ou simplesmente Javascript) para programar em ASP, vou tentar mostrar nesse tópico apenas alguns bons motivos para essa 'conversão'. Não irei me aprofundar muito nos tópicos, mas acho que já dá pra passar uma idéia.1º - Sintaxe "padronizada". Enquanto o VBScript tem uma linguagem de uso exclusivo, o JScript usa a sintaxe similar ao C. Como a maioria das linguagens derivam do C, você se sentirá mais confortável caso queira migrar para outra linguagem, como a C#, por exemplo. Até mesmo uma migração para o PHP seria mais tranquila.Aliás, aprendendo bem o JScript, você estará a um passo de programar o ActionScript do Flash, afinal a sintaxe entre as duas linguagens são, em muitos pontos, identicas.2º - Laço TRY-CATCH. Enquanto o método de ignorar erros do ASP se resume ao fraco 'on error resume next', o JScript conta com o ótimo try/catch. Basta colocar a(s) linhas de comando a serem testadas no laço 'try', que se ouver um erro, automaticamente essas linhas serão ignoradas e o que está sob o laço 'catch' é executado. 3º - EVAL. Um comando extremamente útil, principalmente em processos de atribuição de nomes e valores às varável em loopings. Basicamente, esse comando consegue fazer uma string ser interpretada com se fosse uma linha de comando.4º - Objetos.Com poucas linhas de comando, um novo objeto é instanciado facilmente, bastando usar uma 'function' e um punhado de 'this'.5º - Expressões Regulares.Um objeto (RegExp) que facilita ainda mais o trabalho com expressões regulares e que casa perfeitamente com as funções de string do JScript.6º - Objeto DATE.A principio pode ser mais complicado de usar que o equivalente em VBScript, mas ele tras algumas vantagens, como a possibilidade de trabalhar as datas em "UNIX TIMESTAMP", que é muito usado principalmente no PHP.Bom, pra começar são apenas esses itens. Lógico que o JScript tem algumas desvantagens sobre o VBScript, como por exemplo, a extrema dificuldade em achar docs e material na internet (mas também nada que você não consiga adaptar). Tem outros pontos que não chegam a ser desvantagens, mas que pode incomodar quem está muito acostumado com o VBScript (parenteses, case sensitive, etc).Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que o Bruno Silva não me leve a mal, mas ele tem uma coçeira para mover tópicos... muitas vezes desnecessariamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente... sinceramente, programo ASP & VB há anos.. e NUNCA (nunca mesmo) criei um documento ASP & JS... talvez por estar acostumado com o VB... e por nunca ter lido nada a respeito de ASP & JS...O texto acima não é um BAITA ARTIGO... mas com certeza me colocou na mente a idéia de criar uns códigos em asp & js... agora vem meu apelo.. rsrsrs.. tem alguns exemplos práticos (código fontes) para mostrar??Achei realmente interessante.. acho que poderia manter esse tópico como um canal deaprendizado asp & js.. e quem tiver códigos, etc pode ir postando...Não acho que o Bruno tenha feito errado ao mover o tópico em laboratório de scripts.. assim é mais um motivo pra galera ir postando códigos referentes a ASP & JS aqui no tópico :DAbraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o JS eh melhor... porem o VBScript eh mais facil e jah dominou! Se alguem já sabe o VBScript e quer aprender o JScript eh melhor jah passar pra .NET ou Java logo que são mais recentes, pelo menos eh a minha opniao!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o JS eh melhor... porem o VBScript eh mais facil e jah dominou! Se alguem já sabe o VBScript e quer aprender o JScript eh melhor jah passar pra .NET ou Java logo que são mais recentes, pelo menos eh a minha opniao!

Bom, lembre-se que existe o JScript.NET tb, então não seria tão inválido o aprendizado... :)

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente... sinceramente, programo ASP & VB há anos.. e NUNCA (nunca mesmo) criei um documento ASP & JS... talvez por estar acostumado com o VB... e por nunca ter lido nada a respeito de ASP & JS...O texto acima não é um BAITA ARTIGO... mas com certeza me colocou na mente a idéia de criar uns códigos em asp & js... agora vem meu apelo.. rsrsrs.. tem alguns exemplos práticos (código fontes) para mostrar??Achei realmente interessante.. acho que poderia manter esse tópico como um canal deaprendizado asp & js.. e quem tiver códigos, etc pode ir postando...Não acho que o Bruno tenha feito errado ao mover o tópico em laboratório de scripts.. assim é mais um motivo pra galera ir postando códigos referentes a ASP & JS aqui no tópico :DAbraços!

Opa Rafael... Valeu pelo interesse ai, esse era o principal objetivo do meu post (que nem chego a chamar de artigo). Então, exemplos eu tenho vários... esse código simplissimo que desenvolvi é SUPER prático:for(i=1;i<=Request.Form.Count;i++) {valor = String(Request.Form(i)eval("var " + Request.Form.Key(i) + " = new String(valor)")}Você simplesmente cria variável com o nome da tag do input e com valor igual ao conteudo do input.Isto é, imagine dentro da tag FORM:<input type="text" name="nome" value="Ricardo">Ao executar esse looping em for, automaticamente a variavel 'nome' com a string 'Ricardo' é criada. Imagine em forms com muitos campos como isso é útil, principalmente se existe algum "tratamento" para dar nas strings (os famosos replace de ' por ´ em inserções em DBs ou deixar todos em letra maiuscula, por exemplo). Basta colocar esse tratamento nesse looping.Aliás, como eu vi que você manja de AJAX, eu posso falar que é um ótimo casamento com ASP/JScript. Por que? Pq o AJAX usa JScript no cliente. Usando JScript do lado do servidor também, as conversões de acentos e caracteres especias não serão mais problemas para seus sites.Falando nisso, olha que solução simples que o JScript oferece para um problema que pelo visto já deu boas dores de cabeça pro autor do tópicohttp://forum.imasters.com.br/index.php?act...t=0#entry682858Bom é isso ai!Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

EVAL tb existe no VBScript!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera!

Desculpe o equivoco, estarei "movendo" ( pra desespero do arr )

para Dicas, Tutoriais & FAQ's (ASP).

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante.. gostei.. comecei a fazer uns testes aqui com ASP & Jscript.. confesso, estou apanhando um pouco (principalmente usando com Loops em pastas listadas por Fso)... mas com o tempo vou pegando as manhas...Quando tiver umas dúvidas já sei onde gritar :DVou ver o link!Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.