Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcossilva

Conceitos de XML

Recommended Posts

Pessoal, eu tenho visto falar muito sobre o XML, até baixei umas apostilas na internet porém não consegui entender nada.. será que alguém pelo amor de deus.. pode me indicar alguns documentos sobre XML onde eu possa entender seus conceitos assim com sua sintaxe e que também me mostre como eu posso aplicar o xml em linguagens com php, flash entre outros ???Valeu pessoal!!! Abração pra todos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcos, XML é uma linguagem de marcação. Entendeu? Não. Ótimo, se tivesse entendido só por esta definição eu começaria a achar que não sou normal. rsrsrsrss... soh zuando.XML é uma linguagem utilizada para troca e armazenamento de informações, seguindo um conjunto de regras sintáticas e semânticas. Bom, daí vem a pergunta, pra quê XML se tenho meu servidor MySQL, SQL Server ou Oracle?!! Simples, devido ao fato de um arquivo XML ser inteiramente texto fica simples sua transmissão pela internet, ultrapassando inclusive firewalls e proxys devido ao fato da comunicação ser via HTTP (porta 80 geralmente). Além é claro de quê um arquivo de texto é compatível com qualquer plataforma, ou seja, você consegue utilizar em seu sistema Java no Windows ou Linux, .Net no Windows ou Linux, C++ em qualquer um dos N sistemas operacionais que possuem compilador para o mesmo, tudo pelo fato de ser um simples arquivo de texto que segue regras comuns.Bom, a função básica é esta. Há outras tecnologias relacionadas ao XML, mas sugiro não "abraçar o mundo de uma vez só".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok juliano.. e você poderia me indicar alguma apostila onde eu possa aprender as sintaxes dos comandos XML e também onde eu possa aprender a usar ela juntamente com o HTML por exemplo ???Porque eu baixei uma apostila ontem do site apostilando.com, com alguns exemplos. entre tanto, ao tentar visualizá-los no browser, aparece toda a codificação do arquivo, e não o que eu pensei que iria aparecer, o resultado final.Abraços!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mascos, é exatamente esta codificação que irá aparecer ao abrir um arquivo XML. Ele não é um arquivo visual (que contenha formatação, estilos, etc) como o HTML, pra falar a verdade um não tem nada a ver com o propósito do outro.Você pode exibir os dados de um arquivo XML em uma página usando HTML simplesmente, para isso você pode usar o conceito de Data Island.Ou você pode utilizar JavaScript ou alguma outra linguagem dinâmica para trabalhar com os dados deste arquivo XML. Além é claro de usar o XSLT para trabalhar com o XML de forma visual.Portanto, não confunda XML como um formato para criação de páginas. XML é um padrão para troca de informações e para utilização como repositório de dados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.