Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcos Vinícius

Splash

Recommended Posts

Aproveitando o desafio desta semana, pesquisei a respeito desse tipo de fotografia e fiz um pequeno artigo.

Em inglês, splash significa o “barulho da batida (na água)”. Em fotografia, é algo como o registro do exato momento da explosão de um objeto sendo atirado em um líquido. Técnica desenvolvida antes da Segunda Guerra Mundial pelo cientista e fotógrafo Harold Edgerton, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), de Boston. A técnica do splash fascina especialmente porque revela belezas que não podem ser vistas a olho nu.

Imagem Postada ... Imagem Postada

Foto by liquidsculpture........................Foto by Tony Genérico

Para fazer fotos de splash, a dica é a utilização do flash, que vai “congelar” a imagem. Não é necessário nenhum aparelho específico. No entanto, não é muito fácil conseguir boas imagens usando apenas a máquina fotográfica.

Pra começar, coloque um copo com água em uma mesa que possa molhar. Muito cuidado com a máquina, pois tenha em mente que, ao fazer o splash, tudo em volta ficará molhado. Deixe-a a uma distância segura do copo, ou utilize um filtro, para evitar que fique molhada.

Faça o enquadramento no copo e deixe a máquina pronta pra fazer o disparo, com o modo “flash forçado” acionado. Posicione um cubo de gelo ou qualquer outro objeto a uma certa distância do copo e solte-o.

A máquina tem que ser acionada no exato momento em que o objeto cai na água para congelar a imagem. A dificuldade aqui é acertar o momento do disparo, pois algumas máquinas “pensam” um pouco antes de efetuá-lo. Cada um vai ter que descobrir o momento exato de pressionar o disparador da máquina de acordo com a altura em que vai estar jogando o objeto.

A partir daí, a imaginação é que vai fazer a diferença. Adicione cores e use líquidos diferentes. Use tintas solúveis em água, leite ou água com maisena para parecer leite e tente com diversos objetos. Em vez de copo, utilize taças rasas. Jogue frutas, verduras, moedas, outros líquidos. Vale tudo.

A maior dificuldade fica por conta de acertar o sincronismo do disparo do obturador com o momento em que o objeto cai no líquido.

Para resolver esse problema, você pode usar algum dispositivo que acione o flash na hora exata.

Esses dispositivos podem ser acionados por som, interrupção de feixe laser ou infravermelho com controles de atraso e filtro para evitar múltiplos disparos.

Utilizando um desses dispositivos, a técnica muda um pouco.

Aponte o flash ou flashs para o assunto. Se estiver utilizando um dispositivo acionado pelo som (que eu acho mais viável), posicione o microfone perto do copo. Ajuste a velocidade da máquina para algo em torno de 0,8 a 2 segundos (o tempo vai variar de acordo com a altura que você vai jogar o objeto).

Desligue todos os bips que a máquina emite. Com as luzes acesas, faça o foco da máquina no copo. Apague as luzes ou deixe-as no mínimo possível, para não sensibilizar o sensor (ou filme). Dispare a câmera e solte o objeto sobre o copo. Quando o microfone captar o barulho do objeto caindo na água, o dispositivo vai acionar o flash e registrar a foto.

O uso de um tripé ajuda bastante.

Com essa providencial ajuda, dá pra fazer aqueles splashs perfeitos.

Imagem Postada...Imagem Postada...Imagem Postada

Fotos by liquidsculpture

Confira um desses dispositivos no artigo abaixo, desenvolvido pelo fotógrafo João Batista e publicado na Fotografe Melhor nº 100.

Link com a reportagem: http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=558

Um fotógrafo amador de Aracaju (SE) prova que não é complicado fazer fotos de splash em casa com um aparelho fácil de montar e que custa barato. Veja como:

Como montar o circuito

Primeiro passo: numa loja de eletrônica, compre o seguinte material:

• Uma placa virgem cobreada de 5 x 5 cm;

• Uma caneta para traçar circuito;

• Percloreto de ferro (química para corroer o cobre da placa).

E os seguintes componentes, peça ao vendedor para colocar cada componente num saquinho separado e etiquetado com o nome e/ou referência:

• R1, R2 e R3 (resistor de 10k ohms, 1/8 W);

• R4 (resistor de 1k ohms, 1/8 W);

• R5 (resistor de 100k ohms, 1/8 W);

• MIC (microfone de eletreto);

• P1 (potenciômetro 1M ohms);

• C1 (capacitor poliéster 0,1 micro Farad);

• C2 (capacitor eletrolítico 4,7 micro Farad, de 35 a 100v);

• CI1(circuito integrado LM358 – normalmente a perna nº 1 vem marcada);

• SCR ( de 400V – procure por TIC 116D, 106D ou 106C);

• Suporte para pilha de 9v (soldar fio vermelho no + e fio preto no - da placa);

• Uma pilha de 9v; 1 metro de fio para o microfone.

Segundo passo: escaneie e salve no seu micro a imagem do circuito invertido que está abaixo. No Photoshop ou outro aplicativo gráfico, reduza para a medida de 3 x 3 cm, antes de imprimi-la.

Imagem Postada

Fixe o desenho do circuito na parte cobreada da placa virgem. Com uma agulha grossa, marque com força os pontos onde serão furados. Retire o desenho e faça os furos com uma furadeira e broca bem fininha (só o suficiente para passar os terminais dos componentes). Com uma régua e a caneta própria, faça os traços de buraco a buraco, de acordo com o desenho (imprima um maior para melhor visualização). Se borrar, é só limpar com álcool e começar de novo. Depois de desenhado, conferido e reconferido, prepare a solução do percloreto e siga as instruções da bula para fazer a corrosão da placa. Depois de pronta e seca, passe uma bucha com álcool para retirar a tinta e deixar apenas os traços de cobre. Agora, a montagem.

Terceiro passo: monte os componentes conforme está demonstrado nas figuras abaixo. Note que nos desenhos o circuito não está mais invertido. Você deve montar os componentes no lado liso da placa e soldar os terminais dos componentes no lado oposto (onde ficaram os traços do cobre). Tenha cuidado para a solda não fechar o circuito onde não deve. Faça o trabalho com calma, sem pressa, e com atenção aos desenhos explicativos de montagem. Veja esquema abaixo:

Imagem Postada

Imagem Postada

Quarto passo: vai ficar faltando apenas ligar esse circuito ao flash. Aí vai depender do flash que você for usar. Se ele tiver contato PC, compre um conector para soldar nos fios de saída da placa para o flash, tendo o cuidado para a polarização correta. No caso de João Batista, ele comprou uma sapata avulsa, colocou-a no flash e, no fio que sai da sapata, adaptou dois conectores (o mesmo usado para bateria de 9v) para ligar a placa ao flash.

Imagem Postada

A placa com o circuito.

Imagem Postada

Agradecimentos: João Batista, pela grande colaboração; Luiz Kazuo (LKS), que desenhou os circuitos; Mike, Moreira e Cellones (colegas de João Batista do BRfoto) pela a orientação virtual na montagem e utilização do circuito usado por ele; Igor, filho de João Batista, que o auxiliou nos trabalhos manuais que ele não teve condições de fazer em razão de uma lesão permanente na mão direita.

É isso aí... Espero que este pequeno artigo ajude a galera a fazer boas fotos. Estou em contato com um amigo pra fazer um circuito desses com algumas pequenas modificações. Quando tiver uma resposta, eu posto.

Um abraço a todos

Marcos Vinícius

Créditos

Esse artigo foi baseado em diversos sites, especialmente tópicos de fóruns, dentre os quais destacamos:

Fotografe Melhor:

http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=558

Revista Propaganda:

http://netpropaganda.terra.com.br/materia/?id=284

CyberLand:

http://www.cyberartes.com.br/indexFramed.a...&edicao=188

Brfoto Fórum de fotografia:

http://forum.brfoto.com.br/

http://forum.brfoto.com.br/index.php?act=S...highlite=splash

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showt...4&hl=splash

DigiForum - O Fórum da Fotografia Digital:

http://www.digiforum.com.br/

http://www.digiforum.com.br/search.php?mode=results

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?...ighlight=splash

http://www.digiforum.com.br/viewtopic.php?...ighlight=splash

Fotografias:

Liquid Sculpture

http://www.liquidsculpture.com/fine_art/index.htm

Tony Genérico

http://www.tonygenerico.com.br/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei este tópico como destaque até o fim do 32° Desafio iMasters de Fotografia, pois sabemos que esta técnica é muito boa e dá fotos muito bonitas!!!!É uma forma de incentivar os Desafios de fotografia também!!!Em breve mais colunas com artigos, tutoriais, dicas e truques!!!Grande abraçoRafael Correa

Compartilhar este post

Link para o post

muito bom o topico

Compartilhar este post

Link para o post

teria me ajudado antes.. ehehhe.... aprendi na unha,,,esse dispositivo ajuda.. mais nem e´tanto... ja vi muita gente que comprou reclamando !!outros ja ficaram totalmente satisfeitosa minha duvida sobre o splash é se SEMPRE tem que usar FLASH ?

Compartilhar este post

Link para o post

teria me ajudado antes.. ehehhe.... aprendi na unha,,,esse dispositivo ajuda.. mais nem e´tanto... ja vi muita gente que comprou reclamando !!outros ja ficaram totalmente satisfeitosa minha duvida sobre o splash é se SEMPRE tem que usar FLASH ?

Pô Coxao,Eu coloquei bem antes do final do desafio. Até dei uma matada no trabalho pra terminar.Eu não tentei bater sem flash, mas é com ele que conseguimos congelar a foto, já que tudo acontece muito rápido.Essa semana eu cobrei do meu colega o aparelho. Ele disse que estava pronto e fiquei de combinar um dia pra ir buscar.Acho que se você usar a técnica legal (pouca luz, pra não sensibilizar...tempo entre 0,8 e 2 segundos) e CRIATIVIDADE dificilmente não vai ficar satisfeito. Mas claro que estou falando só com conhecimento teórico. Qdo tiver prático eu posto as fotos...

Compartilhar este post

Link para o post

Pô curto muito eletronica mas nao entendo muita coisa, me diga uma coisa esse sistema detecta o som da gota? e ativa o flash?falows!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Exato Cyber, ele detecta o som da gota, por isso o ambiente deve estar bem silencioso no momento do clique, inclusive todos os sons da máquina devem ser desligados, como o do click.Ainda não vi em funcionamento, mas parece que funciona mesmo...Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Para fazer fotos de splash, a dica é a utilização do flash, que vai “congelar” a imagem. Não é necessário nenhum aparelho específico. No entanto, não é muito fácil conseguir boas imagens usando apenas a máquina fotográfica.

como assim ele congela a imagem ? eu ja vi umas cameras q congelam a imagem e dão tipo uma "pré-visualização" de como a foto sairá ... mas, acho q minha camera nao tem esse recurso ... no caso, pode ser feito o splash com uma camera comum, q nao tenha isso ? a foto tem de ser tirada quando o flash for desparado ? perdoem-me , mas, to começando agora... vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

como assim ele congela a imagem ? eu ja vi umas cameras q congelam a imagem e dão tipo uma "pré-visualização" de como a foto sairá ... mas, acho q minha camera nao tem esse recurso ... no caso, pode ser feito o splash com uma camera comum, q nao tenha isso ? a foto tem de ser tirada quando o flash for desparado ? perdoem-me , mas, to começando agora... vlw !
Congelar a imagem é um termo usado qdo usamos o flash. Isso que você disse (pré-visualização) é a imagem que aparece no LCD das câmeras digitais.

no caso, pode ser feito o splash com uma camera comum, q nao tenha isso ?

Sim. Desde que tenha flash.

a foto tem de ser tirada quando o flash for desparado ?

Sim. É o flash que "congela" a imagem. Se não fosse pelo uso do flash ou a imagem sairia borrada, ou muito escura.Se você ler todo o artigo vai ver exatamente como funciona.Qual a sua câmera?

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Marcos Vinícius, ja li o artigo inteiro ... entendi agora ... começando a me apaixonar por fotografias agora, então ja sabe né .. a ficha demora a cair .. hehehe... como descrevi em outro tópico kra, minha camera é uma samsung digimax 202 (2.0 Mp) fraquíssima.... :mellow: :mellow: :mellow: a minha sorte é q de vez enquando , com umas boas ideias e sorte eu consigo fazer uns milagres q até hj eu nao acredito ... enfim, ja to decidido em mudar de camera , só nao sei qual ... me cita algumas ai ... ah! inclusive se souber algum curso de fotografia aki no RJ e puder me indicar eu aceito numa boa ! enfim, to mto afim de participar de uns desafios ai pra tentar obter novos milagres com meu cadilac enquanto minha futura ferrari nao chega .. rss... vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Marcos Vinícius, ja li o artigo inteiro ... entendi agora ... começando a me apaixonar por fotografias agora, então ja sabe né .. a ficha demora a cair .. hehehe... como descrevi em outro tópico kra, minha camera é uma samsung digimax 202 (2.0 Mp) fraquíssima.... :mellow: :mellow: :mellow: a minha sorte é q de vez enquando , com umas boas ideias e sorte eu consigo fazer uns milagres q até hj eu nao acredito ... enfim, ja to decidido em mudar de camera , só nao sei qual ... me cita algumas ai ... ah! inclusive se souber algum curso de fotografia aki no RJ e puder me indicar eu aceito numa boa ! enfim, to mto afim de participar de uns desafios ai pra tentar obter novos milagres com meu cadilac enquanto minha futura ferrari nao chega .. rss... vlw !

BR_code, Seja bem vindo a esse apaixonante hobby. Curso de fotografia no RJ eu não sei te indicar, mas se você quiser uns pela internet (free, inclusive) eu posso te passar.Qto à câmera, estou terminando de revisar um pequeno artigo que vai te ajudar na escolha da melhor câmera pra você. Esta semana eu devo enviar pros moderadores darem uma olhada.

Compartilhar este post

Link para o post

Curso de fotografia no RJ eu não sei te indicar, mas se você quiser uns pela internet (free, inclusive) eu posso te passar.(...)Qto à câmera, estou terminando de revisar um pequeno artigo que vai te ajudar na escolha da melhor câmera pra você.

Po kra, faz isso sim .... qto ao curso me indica ai por favor ... to sedendo por informações ... qto ao artigo mto boa a iniciativa ! continue assim e pelo amor de Deus, nao deixe de postar ! \o/vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

Curso de fotografia no RJ eu não sei te indicar, mas se você quiser uns pela internet (free, inclusive) eu posso te passar.(...)Qto à câmera, estou terminando de revisar um pequeno artigo que vai te ajudar na escolha da melhor câmera pra você.

Po kra, faz isso sim .... qto ao curso me indica ai por favor ... to sedendo por informações ... qto ao artigo mto boa a iniciativa ! continue assim e pelo amor de Deus, nao deixe de postar ! \o/vlw !
Abri novo post com lista de cursos:http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=211334

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw kra... certamente isso será mto útil pra mim ou pra qq membro aki do fórum ! abração !

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.