Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gmps

marcar palavra

Recommended Posts

Galera, eu tenho várias palavras em uma linha, como que eu faço para que quando clicar em alguma deles, ficar marcada a que eu cliquei?!?!=/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tá falando isso no site?Com css eu não conheço jeito, talvez se você falar co o pessoal de JS consiga resolver![]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, GMPS!

O que você quer fazer é JavaScript mesmo, pois as pseudo-classes da tag A são:

a:link {color: #FF0000}	 /* link não visitado */a:visited {color: #00FF00}  /* link visitado */a:hover {color: #FF00FF}   /* mouse over sobre link */a:active {color: #0000FF}   /* link ativo */
Só que a partir do momento que você visitou um link a pseudo-classe a:visited, se definida, vai se sobrepor a qualquer outra (estilos sempre em cascata, lembre-se disso!), a menos que você se utilize de alguns pequenos hacks.

Porém, o que você está querendo fazer é um pouco mais complicado, você quer que as palavras clicadas fiquem com marcações diferentes, só em JavaScript mesmo (e não é algo super fácil para iniciantes, a menos que ache um pronto com tutorial e afins).

Pra você aprender JavaScript, acho que o ideal mesmo é ir lá no W3Schools, tem um tutorial bem legal e fácil (também pode fuçar no fórum de JavaScript pra ver se o pessoal te dá uma mão). Agora, se quiser pesquisar mais específico (se você sabe algo), nesse tutorial aqui acho que dá pra você também aprender algo.

Copia esse HTML e testa por aí, o raciocinio parte daí, mas é bem mais complexo o script mesmo, pois você vai ter que identificar as palavras. É algo simples de fazer, mas que exige um tempinho de dedicação e um bom conhecimento de programação e de Javascript, pede ajuda pro pessoal lá!

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=iso-8859-1" />
<title>Teste de JavaScript</title>
<script language="javascript" type="text/javascript">
<!--
Object.prototype.underline = function() {
var myStyle = this.style;
if (myStyle.textDecoration == 'underline') {
	myStyle.textDecoration = 'none';
} else {
	myStyle.textDecoration = 'underline';
}
}
Object.prototype.cssclear = function() {
this.style.textDecoration='none';
}
//-->
</script>
<style type="text/css">
<!--
.dedinho {
cursor: pointer;
}
-->
</style>
</head>
<body>
<p class="dedinho" onclick="underline();">teste de onClick - você precisa clicar <strong>uma</strong> vez 
para aparecer o UNDERLINE, se já estiver de UNDERLINE clique para tirar</p>
<p>Aqui é igual acima, mas você tem clicar em <span class="dedinho" onclick="underline();">COELHO</span> para aparecer o UNDERLINE somente na palavra <span class="dedinho" onclick="underline();">COELHO</span>.</p>
</body>
</html>

Explicando: quando você clica no parágrafo com o ONCLICK você vai fazer o JavaScript definir o CSS text-decoration: underline; para ele.

Em seguida ele testa para ver se já está definido o text-decoration: underline; e, caso esse estilo já esteja lá, ele define um text-decoration: none; para a TAG.

Você pode usar isso para qualquer TAG que suporte o atributo ONCLICK e também pode usar isso para o ONMOUSEOVER, ONMOUSEOUT, ONDBLCLICK e demais ações de mouse/teclado - de acordo com sua necessidade.

Aproveite para ver que neste caso fazer uma classe em CSS para aparecer o dedo indicando que o lugar é "clicável" é não só um efeito bonitinho como também necessário para que o usuário de seu site saiba que lá é um lugar que vai executar alguma ação de ONCLICK. ;) Este tópico até completa o que pergunta sobre a ação de mouse em CSS.

Isso é um exemplo de CSS + JavaScript aplicados para melhorar a navegabilidade do seu site! :D

Frescura é legal? É, sim senhor, mas frescura que adicione é o que vale profissionalmente (igual as "frescuras" novas do Fórum Imasters, que ficaram f***!!!). ;)

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.