Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mahoushi

Flash Recovery Area

Recommended Posts

Ainda duas perguntas, eu coloquei no crontab o script backup.sh que vem com essa distribuição do Oracle, a minha dúvida seria... se eu fosse gravar em fita de backup esses backups, eu teria que copiar só a Flash Recovery Area para a fita?

E quando eu fosse restaurar algum backup antigo, eu deveria colocar os arquivos que eu fiz backup dentro da Flash Recovery Area e executar o script recover.sh?

 

dessa vez deixando meu obrigado adiantado Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal que conseguiu voltar 100% a base, fico feliz em saber. Agora as perguntas:1 - O APEX que vêm com o XE, eu não sei instalar ele individualmente, pq quando ele instala o banco de dados ele instala o aplicativo junto, o melhor que você pode fazer é baixar a aplicação Application Express (APEX) do site da Oracle (otn.oracle.com), e instalar individualmente, assim os futuros problemas que terá pode ser facilmente resolvido, e é a mesma coisa. Então abaixe o aplicativo e instala individualmente.2 - Os scripts padrões do XE (restore.sh e backup.sh) nada mais é que automações do RMAN (Recovery Manager), aplicativo dedicado a realizar backups de bases Oracle, você pode utilizar esses scripts para conseguir seus backups e recovers independente do modo que está sua base, seja NOARCHIVELOG ou ARCHIVELOG, pq ele conseguem diferenciar no script.O que você pode fazer é utilizar o próprio RMAN e automatizar seus backups, exemplo:1 - Acesse o servidor.2 - Inicie o RMAN#> rman target /3 - Faça um backup simples para teste, exemplo:

RMAN > run {	  2	  shutdown immediate;	  3	  startup mount force;	  4	  allocate channel t1 type disk format '/u01/XE/backup/%D_%T_%S.bkp';	  5	  backup database current controlfile tag = 'MEU_BACKUP_01';	  6	  release channel t1;	  7	  sql 'alter database open';	  8	  }
3 - Faça teste de recover, exemplo:
RMAN > run {	  2	  shutdown immediate;	  3	  restore controlfile;	  4	  restore database from tag = 'MEU_BACKUP_01';	  5	  startup mount force;	  6	  recover database from tag = 'MEU_BACKUP_01';	  7	  sql 'alter database open resetlogs'; --para NOARCHIVELOG
Agora, se quizer realizar para FITA, irá precisar de um Media Server (Fitas), configurado no LINUX e um aplicativo de interface com o RMAN, como Netbackup, Legato, Oracle Secure Backup e etc para conseguir ler a FITA e realizar as operações, depois de configurar isso, basta mudar o ALLOCATE, exemplo:ALLOCATE CHANNEL T1 TYPE 'SBT_TAPE';Que irá mandar para FITA! Mas lembre-se, terá que Configurar a FITA (TAPE e LIBRARY) do servidor com RMAN.Abraços, :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá novamente, fiquei em dúvida sobre postar aqui ou criar um novo tópico, mas por questões de identificação com o que ja foi feito antes, nesse mesmo banco de dados, resolvi postar aqui.Temos um programa que rodava em cima desse banco de dados oracle, e até onde eu sei, pra fazer consultas ele não tem problema, o problema vem quando se tenta fazer um "Insert" acusando o seguinte erro:ORA-01552: cannot use system rollback segment for non-system tablespace 'USERS'eu dei uma olhada nos forums da Oracle mas não consegui entender muita coisa do que eles estavam explicando.Poderias me dar uma mão com mais isso?abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio ter resolvido o problema criando um novo tablescape e editando o spfile pra apontar para ele.para criar o tablespaceCREATE UNDO TABLESPACE undotbs_01DATAFILE '/usr/lib/oracle/xe/oradata/XE/undo01.dbf' SIZE 10MREUSE AUTOEXTEND ON;e adicionando no spfile*.UNDO_MANAGEMENT = AUTO*.UNDO_TABLESPACE = undotbs_01e o programa funcionou como deveria.agora a minha dúvida é, se pelo fato de eu ter adicionado o "undo01.dbf" junto aos outros datafiles, ele será englobado quando for feito o backup atraves do script "backup.sh" do Oracle?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim... no post anterior você teria trocado a tablespace de UNDO por uma tablespace convenvional para armazenar seus segmentos de UNDO.O próximo passo foi o correto... engraçado que no XE ele já vêm correto, alguém daí alterou isso!!!E pode ficar sussegado, que no próximo backup todas as tablespaces e datafiles serão armazenados, quando executar um LIST no RMAN por backup, ele irá apontar as tablespaces que são de UNDO.Abraços, :dormindo:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.