Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mahoushi

Flash Recovery Area

Recommended Posts

Ok, como gato escaldado tem medo de água fria, vou ir com calma Imagem Postada

 

 

"SQL> startup nomount;", executou sem problemas

 

daí executei:

 

SQL> alter database mount;

alter database mount

*

ERROR at line 1:

ORA-00205: error in identifying control file, check alert log for more info

 

no log de erro ele diz que não encontrou os controlfiles que estão descritos na SPFILE (que eu não alterei, deixei os default, que por sua vez não existema máquina)

então agora vou seguir a suas insrtuções e executar o comando para criar o controlfile

porem gostaria de saber se antes eu teveria alterar a pfile para apontar para o control.dbf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como ele não acho os controlfiles, terá que construir um.Pegueo script acima e com o banco de STARTUP NOMOUNT execute o script.Depois faça um ALTER DATABASE MOUNT e veja se conseguiu.Abraços, :natalw00t:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

executei os comandos sugeridos acima, porem ele acusou erro nessa linha:GROUP 1 SIZE 51200K,ORA-02236: invalid file nameSó para informação, no meu SPFILE e PFILE eu tenho os apontadores de controlfile para "ora_control1" e "ora_control2", arquivos esses que como eu disse anteriormente não existem... queria saber se isso vai ser alterado quando eu criar o controlfile ou será criado 2 controlfile com esses nomes?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mude o seguinte no script e execute:

CREATE CONTROLFILE REUSE DATABASE "XE" NORESETLOGS ARCHIVELOGMAXLOGFILES 16MAXLOGMEMBERS 3MAXDATAFILES 100MAXINSTANCES 8MAXLOGHISTORY 292LOGFILEGROUP 1 'C:ORACLEPRODUCTXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_1_2JOXRXYN_.LOG' SIZE 50M,GROUP 2 'C:ORACLEPRODUCTXEAPPORACLEFLASH_RECOVERY_AREAXEONLINELOGO1_MF_2_2JOXRZ85_.LOG' SIZE 50MDATAFILE'C:ORACLEPRODUCTXEORADATAXESYSTEM.DBF','C:ORACLEPRODUCTXEORADATAXEUNDO.DBF','C:ORACLEPRODUCTXEORADATAXESYSAUX.DBF','C:ORACLEPRODUCTXEORADATAXEUSERS.DBF'CHARACTER SET AL32UTF8;

O controlfile acima é um BACKUP CONTROLFILE TO TRACE executado no meu banco de dados XE, que na maioria das vezes é padrão (Caso não tenha mais DATAFILES), o que irá ter que mudar é apenas os caminhos, no meu é WINDOWS e no seu LINUX.Como o XE é um Oracle Server diferente das outras versões, pensei que automaticamente poderia criar os arquivos de REDOLOG automaticamente. Mas, tente agora.Seu CONTROLFILE na verdade não é ORA_CONTROL01 ou ORA_CONTROL02, e sim control_files = /usr/lib/oracle/xe/oradata/XE/control.dbfAbraços, :natalsmile:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro criar o CONTROLFILE. DEPOIS INICIAR O SPFILE ou PFILE. Exemplo:SQL > startup nomount;SQL >@CRIAR_CFSQL > ALTER DATABASE MOUNT;E veja se conseguiu montar agora. Pois os controlfiles já estão criados.Abraços, :natalnoel:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK então, mais duas perguntas:1) Eu edito o meu PFILE para o controlfile apontar para o control.dbf, depois vou no SQLPLUS e executo CREATE SPFILE FROM PFILE?2)eu tenho 4 logs do estilo de O1_MF_1_2JOXRXYN_.LOG na pasta, devo indicar cada um deles como grupo 1, grupo 2 grupo 3 e grupo 4? ou eu só escolho dois e executo o comando CREATE CONTROLFILE?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, o que aconteceu foi que eu tentei o comando create controlfile...e ele disse que o arquivo system.dbf não é compativel...ORA-01130: database file version 10.2.0.1.0 incompatible with oracle version 10.2.0.0.0ORA-01110: data file 1: '/usr/lib/oracle/xe/oradata/XE/system.dbf'alguma sugestão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SIM! Altere o valor do seu SPFILE ou PFILE nesse seguinte parâmetro:compatible = 10.2.0.1.0Paracompatible = 10.2.0.0.0Veja agora?Abraços, :nataldry:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, feliz ano novo!

em segundo, mais uma vez, valeu por toda a ajuda.

Por último...

inseri a linha " compatible = 10.2.0.0.0" e deu o mesmo erro, então inseri a linha " compatible = 10.2.0.1.0" e acusou o seguinte:

 

Control file created.

 

Imagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem PostadaImagem Postada

 

valeu por toda a paciencia, agora vou tentar colocar no ar o banco e tentar fazer o backup.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mmmm, acho que eu me adiantei em comemorar...não consigo carregar a página web do oracle, nem executar o seguinte comando: "select name from v$recovery_file_dest;" pra ver se o caminho da flash_recovery_area continuava o mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tente executar tudo por SQL*PLUS, e primeiramente, tente deixar o banco de dados ABERTO! depois veja se as aplicações funciona.

 

Abraços, Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu loguei no SQLPLUS como sysdba, executei o comando:SQL>ALTER DATABASE OPENDatabase alteredMas eu contino sem conseguir abrir a página web do oracle...eu queria poder abrir a página essa pra poder checar a integridade dos dados...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BOM! Pelo menos perder a base tu não perdeu!!

 

Agora o APEX, que é a interface do XE é bem chatinho, terá que mexer nos serviços do APACHE ou abaixar uma versão SOMENTE do APEX da internet que lhe permite realizar as configurações no servidor, assi, quando tiver esses problemas, fica mais fácil para concertar.

 

Abraços, Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fato de eu ter perdido os meus arquivos de controle antes pode afetar nas configurações do Apache?Ou ter perdido o apex?não sei direito como ele funciona, mas acho mais provavel que eu tenho só que instalar o apex de novo ou só reconfigurar ele...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte,O APEX no XE ele é MUITO MAIS "ENGESSADO" do que a aplicação instalada isoladamente. O fato de ter perdido os controlfiles NÃO poderia influenciar o aplicativo, pelo simples fato que os controlfiles têm valor somente para o BANCO DE DADOS, e não APLICATIVO.Com certeza, deve ter alterado algum parâmetro no windows, ou configuração do APACHE que não está habilitando o serviço.Abraços, :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, ainda não consegui fazer o oracle funcionar nos outros computadores que utilizavam ele como base de dados... então lá vamos nos de novo...

 

Instalei o Net Manager do Oracle na minha máquina, configurei tudo direitinho, e pedi pra um colega que acessava o Oracle por o usuário e a senha dele pra testar o serviço, e ele diz que conseguiu conectar...

 

até aí tudo bem...

 

aí eu instalei tambem o ToadFree, mandei ele conectar nesse serviço... todas as informações certas... ele acusa

 

ORA-12154: TNS:could not resolve the connect identifier specified

 

algo me diz que não está tudo tão certinho assim com as minhas informações...

 

não sei se tu entende do TOAD pra me dar uma força...de novo Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça um único teste, é o que precisa?TNSPING NOME_DA_INSTANCIADá máquina CLIENTE para o servidor, veja se pingo. Depois, acesse o SQL*PLUS e acesse a base remotamente e veja se conseguiu. Se for SIM!Os problemas são com as ferramentas que utiliza, como:TOADPL/SQL DeveloperSQL NavigatorDBArtisanE etc...Abraços, :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certo, então vamos por passos.

 

Executei o comando "tnsping XE" (XE = nome da instancia) e ele retornou "OK (540 ms)"

 

agora... eu tenho que acessar o SQL*PLUS no cliente e de dentro do SQL*PLUS nesse cliente, eu tenho que conectar com o banco de dados no servidor? Se for isso eu tenho que instalar o SQL*PLUS ainda nessa máquina e certamente não sei como fazer acesso remoto com ele Imagem Postada

Pode me ajudar....de novo? (ja tá virando rotina, mas mesmo assim muito obrigado, não posso dizer que não estou aprendendo)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, fiz o seguinte... disse pro meu colega que o problema era no TOAD e mandei ele acessar o banco por um sistema que temos, e funcionou!!!

tudo la dentro todos os dados, tudo funcionando perfeitamente

agora só falta reinstalar o apex

 

se puderes ainda responder a minha pergunta anterior eu agradeceria, mas o que eu realmente tenho que agradecer foi por me ajudar esse tempo todo a restaurar esse banco, e agora finalmente poder efetuar os backups.

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.