Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hunger

[Resolvido] Rolagem de texto no flash

Recommended Posts

Fala povo...provavelmente essa questão é mto facil, mas eu não tenho idéia de como fazer.Estou trabalhando num site e o espaço para texto é pequeno, então pensei em fazer aquele lance de barra de rolagem, onde teriam dois botões (sobe e desce), e nisso o texto vai rolando dentro da caixa. Alguém poderia me explicar?No caso, não pretendo usar aquela ferramenta já existente no flash mx (scrollpane). E a idéia é fazer com que não precise clicar nas setinhas para rolar o texto, apenas colocar o mouse em cima.Estou atrasado com este serviço, se alguém puder ser rápido será uma ajuda e tanta!!!!!!VALEU!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Se ninguém der uma resposta mais objetiva do que a minha, faça uma pesquisa no PontoFlash que vai encontrar inúmeros exemplos disto.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode fazer um movieClip com uma mascara, então no primeiro frame desse movieclip você coloca um stop(); e coloca o texto todo pra baixo, daí você clica no frame, e escolha a opção motion, em tween, você faz uma cópia desse frame, mais ou menos 30 frames depois e coloca no ultimo frame o texto todo pra cima, daí você terá a animação do texto, descendo.

Crie mais um layer encima desse no movieclip, e desenhe um quadrado na area que você quer que apareça o texto, daí dê um clique com o botão direito do mouse sobre o layer e marque a opção mask.

Volte pro palco e de a ele uma instancia com o nome de "texto" (sem aspas), daí seu movie clip está pronto.

Agora desenhe um botão que pode ser uma seta, famos aqui fazer esse botão controlar o seu movieclip pra subir, então desenha a seta, selecione, aperte F8 e salve como botão, em seguida selecione o botão e transforme ele num movieclip, então você estará dentro de um movieclip que tem um botão no primeiro frame, então de um clique no segundo frame e aperte F6 pra fazer uma cópia do frame anterior, então agora você tem o movieclip com dois frames e um botão em cada frame certo?Agora você volta pro frame 1 e vai dar a seguinte ação ao botão:

on (rollOver) {

_root.texto.nextFrame();

}

então o que vai acontecer, é que esse movieclip vai ficar em loop e toda hora que passar pelo frame 1, ele vai ler a ação do botão e vai fazer aquele movieclip do texto adiantar um frame, até descer o texto todo, é importante que você não coloque ações no segundo botão, só no primeiro.

feito isso, você vai repetir esse processo, vai fazer o outro botão, com outra seta, e fazer um novo movieclip com dois botões. daí no primeiro botão você vai dar a ação:

on (rollOver) {

_root.texto.prevFrame();

}

Esse então vai fazer a animação daquele movieclip, voltar um quadro a cada loop, como você trabalha no padrão a 12 frames por segundo, então ele vai fazer 6 loops por segundo mais ou menos pelas contas, então esse loop não vai ficar lento, pode ficar sossegado.

abraço,

Carneirinho

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.