byfreak 0 Denunciar post Postado Dezembro 31, 2006 Pessoal, gostaria de colocar 3 distribuições num mesmo pendrive de 1 ou 2 gb. É possível?! como o faço?! Funciona com as distribuições como live cd?! Ou só com elas instaladas no pendrive como num hd?!ABRAÇOS Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
novato_PHP 0 Denunciar post Postado Janeiro 2, 2007 Particiona o seu pen drive com Qparted....Mas sua Placa - Mãe tem suporte a boot pelo pen drive? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
byfreak 0 Denunciar post Postado Janeiro 2, 2007 se eu particionar o pendrive como faço para escolher em qual partição bootar?!grato Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
novato_PHP 0 Denunciar post Postado Janeiro 3, 2007 Ué???você vai iniciar o pc pelo Pen drive né?? Ai você vai usar é claro um gerenciador de boot (GRUB ou LILO) depois que ele der o boot você escolhe qual sistema quer usar.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
byfreak 0 Denunciar post Postado Janeiro 4, 2007 mas o gerenciador vai ficar no pendrive?! o gerenciador funciona tanto se os sistemas forem live cds qto forem sos instalados mesmo?!GRATO Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
novato_PHP 0 Denunciar post Postado Janeiro 4, 2007 Cara funciona normal.... recomendo que dê uma lida NESTE ARTIGO da Linux Magazine... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
byfreak 0 Denunciar post Postado Janeiro 5, 2007 amigo este artigo não mostra como usar um gerenciador de boot... eu quero saber se posso colocar mais de um so no pendrive e como fazer para acessá-los. e se eu tenho que instalá-los ou basta deixar os arquivos do live cd... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
novato_PHP 0 Denunciar post Postado Janeiro 8, 2007 Pergunta.... Sabe como é um gerenciador de boot??Então qual é a dúvida?? "eu quero saber se posso colocar mais de um so no pendrive "Como disse acima basta você particionar o seu pen drive com Gparted.como fazer para acessá-los?Use o gerenciador de boot você vai fazer a instalação do linux normal como faria num HD e instalar o LILO ou GRUB de sua preferência( eu pesoalmente prefiro o GRUB).se eu tenho que instalá-los ou basta deixar os arquivos do live cd...Tem que instalar normalmente como faria num HD.... e para acessá-lo você tem que mudar o boot de sua máquina na SETUP para USB.Olha este artigo retirado de http://www.xanga.com/epintulaCriando um Pendrive Bootável com uma partição Linux (XFS) e outra FAT para dadosSíntese: Só funciona direito com o Linux na SEGUNDA partição; Crie duas partições primárias, a primeira FAT e a Segunda XFS; Instale o GRUB na segunda partição e torne-a inicializável; Se desejar, instale um sistema operacional como o Damn Small Linux, SystemRescue ou outro de sua preferência.Como fazer:Os experts que me desculpem, mas vou listar passo a passo tudo o que eu fiz, para que qualquer pessoa consiga fazer, mesmo que não entenda o que está fazendo (hehe):Vou assumir que o pendrive está em /dev/sdb e no meu caso, vou usar um pendrive de 1Gb, mas pode ser feito com um menor (eu fiz com um de 256Mb, anteriormente).Vamos criar duas partições, uma FAT32 e outra XFS. A primeira será usada para gravar qualquer coisa em sistemas Linux, Windows ou o que seja que suporte FAT, a segunda será usada para gravar um sistema operacional bootável, no caso, vamos colocar o GRUB e o Damn Small Linux (DSL).Neste exemplo, vamos criar uma partição grande (256Mb) pro linux, mas podeira ser uma pequena partição com 50Mb pro DSL, ou uma partição de 10Mb ou menos só para o GRUB.Se tu queres fazer a coisa de uma vez, vá para a sessão "Mãos à obra!", abaixo. Senão, acompanhe o processo no texto a seguir.Eu inventei de fazer isso por vários motivos:1. Eu detesto diretórios raíz cheios de arquivos, com sistema e dados misturados;2. Eu queria manter meus arquivos de sistema longe de vírus e de equívocos que alguém pudesse cometer quando eu emprestasse meu pendrive;3. Não queria que aparecessem duas partições no Windows, somente uma de dados, limpinha;4. Supunha que iniciar um linux com um arquivo de imagem gravado na FAT seria mais lento que iniciar direto;5. Queria poder fazer alterações no sistema, facilmente, sem ter que ficar montando os arquivos de imagem, etc...Curiosidades: Inicialmente, eu coloquei o linux na primeira partição do pendrive e a segunda eu deixei FAT para dados, o pendrive conseguiu iniciar o GRUB mas, quando eu colocava o pendrive no windows, ele só "enxergava" a primeira partição (inacessível por ser XFS) e a segunda partição ficava invisível; quando eu tentava fazer qualquer coisa com ela, o sistema dizia que ela não estava "ativada". Testei no Windows2000 e XP, usei o gerenciador de discos lógicos e nada.A solução foi fazer o inverso, colocar o linux na seguda partição, deixando a primeira como FAT para que o windows pudesse acessa-la. Desta vez, deu certo. Se colocar o pendrive para iniciar pela USB, o GRUB sobe e tudo vai bem, se colocar o pendrive no Windows, este encontra uma única partição FAT, normalmente acessível.Obs.: Não pensem que foi fácil, fazer isso!! Depois de três dias fazendo e refazendo, fuçando, usando fdisk, cfdisk, Gparted, consultando amigos e lendo manuais de GRUB pela internet foi que descobri a seqüência que deu certo. Antes disso, todos me disseram que era impossível, que havia limitações de BIOS, que ninguém tinha "bootado" pendrives com sistema diferente de FAT, quanto mais com duas partições e inciando da segunda e bla, bla, bla... como sou persistente, eis o resultado:- Mãos à obra!1. Criando as partições com fdisk - se souber como fazer, pule para o item 2No terminal, digite:#fdisk /dev/sdbComando (m para ajuda): P ; lista as partiçõesComando (m para ajuda): D ; para excluir a partição existenteNúmero da partição (1-4):1 ; para excluir a primeira partiçãoComando (m para ajuda): n ; para criar uma nova partiçãoComando - ação e estendida p partição primária (1-4)p ; criar uma partição primáriaNúmero da partição (1-4): 1 ; número da primeira partiçãoPrimeiro cilindro (1-1015, padrão 1): ; tecle enter para começar do inícioUsando valor padrão 1Último cilindro ou +tamanho ou +tamanho M ou +tamanho K (1-725, padrão 725): 725 ; no meu exemplo, crio uma partição com, aproximadamente, 700MbUsando valor padrão 725Comando (m para ajuda): n ; para criar a segunda partiçãoComando - ação e estendida p partição primária (1-4)p ; criar uma partição primáriaNúmero da partição (1-4): 2 ; número da segunda partiçãoPrimeiro cilindro (726-1015, padrão 726): ; tecle enterUsando valor padrão 726Último cilindro ou +tamanho ou +tamanho M ou +tamanho K (726-1015, padrão 1015): ; no meu exemplo, crio uma partição com, aproximadamente, 277 MbComando (m para ajuda): t ; altera o tipo da partiçãoNúmero da partição (1-4): 1Código hexadecimal (digite L para listar os códigos): b ; para criar uma partição fat32O tipo da partição 1 foi alterado para b (W95 FAT32)Comando (m para ajuda): t ; altera o tipo da partiçãoNúmero da partição (1-4): 2Código hexadecimal (digite L para listar os códigos): 83 ; para criar uma partição LinuxComando (m para ajuda):w ; grava a tabela de partiçoesComando (m para ajuda):q ; sai do fdisk# mkdosfs /dev/sdb1 ; cria o sistema de arquivos FAT32# mkfs.xfs /dev/sdb2 ; cria o sistema de aquivos XFS2. Crie um arquivo device.map contendo algo como o seguinte:#cd#vim device.map(hd0) /dev/sda(hd1) /dev/sdb~~~:wq#3. Copiando os arquivos necessários# mkdir /mnt/usbdisk# mount -t xfs /dev/sdb2 /mnt/usbdisk# mkdir -p /mnt/usbdisk/boot/grub# cp device.map /mnt/usbdisk/boot/grub/# cp /usr/share/doc/grub/examples/menu.lst /mnt/usbdisk/boot/grub/# cp /usr/lib/grub/i386-pc/stage1 /mnt/usbdisk/boot/grub/# cp /usr/lib/grub/i386-pc/xfs_stage1_5 /mnt/usbdisk/boot/grub/# cp /usr/lib/grub/i386-pc/stage2 /mnt/usbdisk/boot/grub/# cp /boot/grub/menu.lst /mnt/usbdisk/boot/grub/# umount /mnt/usbdisk4. Instalando o GRUB, propriamente#grubgrub> root (hd1,1) # define a segunda partição do pendrive como sendo a de rootgrub> setup (hd1) # instala o GRUB no MBRgrub> quit # sai do shell do GRUB#Se desejar, instale agora, um sistema operacional em qualquer uma das partições configure o menu.lst do Grub para iniciá-lo.Bom trabalho!!!Espero que consiga... mais só uma coisa amigo você tem que tentar fazer as coisas ... num tenha medo de fazer experiências com o linux qualquer coisa que der errado você formata seu pen drive e está tudo normal de novo...falow Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
byfreak 0 Denunciar post Postado Janeiro 10, 2007 ok, vlw... você sabe se tem como fazer algo parecid com os arquivos do live cd? gostaria de rodar diretamente do pen drive, mas poder escolher entre 2 ou mais sistemas!GRATO!obrigado pela atenção! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites