Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Berfault

Render profissional

Recommended Posts

Bem, eu to seguindo um tutorial daescultopintura, e to começando a fazer renderização e consequentemente atribuindo texturas, como ainda não tenho conhecimento avançado de materiais, eu peguei na net uns materiais da 3d1, mas tem distinção entre scanline e mental ray, tudo que eu vejo de 3d max tem mantal ray, ele demora pra renderizar e algumas vezes deixa a imagem grosseira. Gostaria que satisfazessem umas duvidas, que eu acho que boa parte das pessoas que começam a modelar para trampar com isso no futuro tem:1.O que há em desvantagem e vantagem entre mental ray e scanline?2.O mentalray é mais divulgado , gostaria de saber que recursos a mais ele tem e o que não pode ser feito nele?3.pq alguns materiais como a agua e o metal, devem ser feitos especialmente para cada render?4.Quais são os melhores modelos pra se fazer com cada render?(exemplo:hair and fur pra scanline,etc). vlw desde já e desculpe pelo lote de questões, mas acredito que agora teremos informações mais precisas pra quem quer seguir essa area.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Berfault. Td bem?

Bem, antes de responder as questões, vou comentar sobre algo que você escreveu.

"Ele demora pra renderizar e algumas vezes deixa a imagem grosseira"

Na minha opinião, entre os renderizadores profissionais, o Mental Ray é o que mais demora mesmo, mas também é, de longe, o melhor!

A imagem "grosseira" a que você se refere imagino que seja por causa do serrilhado. Coisa simples de resolver.

Agora sobre as questões.

1. Vantagens (Mental Ray): Tem muito mais recursos. É muito mais configuravel. É um dos únicos "fisicamente corretos" (quanto à cálculos de iluminação, volume, etc). Pode ser optimizado conforme a cena, ou seja, alterando certas configurações, pode ficar muito mais rápido. Tem os próprios shaders.

Desvantagens (mental ray):Por ter mais recursos, é mais complicado de configurar. Precisa de muito estudo para dominar todas as suas técnicas de optimização de render. Dependendo da cena, demora muito pra renderizar. Exige mais do seu pc do que o Scanline.

São só algumas coisas que eu lembrei. Devem ter mais vantagens e desvantagens.

2.Caustic:

Imagem Postada

Global Ilumination:

Imagem Postada

Imagem Postada

Volume Light e Volume Caustic

Imagem Postada

Estes efeitos e muitos outros (tal como efeito "fundo do mar", motion blur, object light, DOF, etc) podem ser feitos no Mental e também em alguns outros renders (exceto Scanline).

3. Porque estes são materiais reflexivos e refratórios. O reflexo e a refração dependem principalmente do que há na sua cena. Se não houver muito o que refletir e refratar, os materiais vão ficar "mortos". Nesses casos, você pode simular um ambiente usando, preferencialmente, imagens HDR.

4. Desculpe, não entendi nem a pergunta e nem o exemplo!

Bem, no mais, é isso aí... Ficaram alguns vácuos nas minhas respostas, mas espero ter ajudado!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

hummm, entendi, a pergunta 4 é que tipos de efeitos são melhores ou piores para mentalray, por exemplo, pra aplicar volume light precisa do shadow map, no caso do mental ray ele é substituido pela sombra do proprio, e no caso deveria ser configurado.nem precisa responder essa, a sua explicação tirou o nevoeiro da minha mente.vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Vou responder só pra fazer uma correçãozinha... O Volume Light do Mray não precisa da sombra dele. A Ray Traced Shadow funciona perfeitamente. Em comparação com o Scanline, o Volume light do Mental ray é ruim porque é muito pesado, mas em contrapartida, é muito mais configurável. E a diferença é que esse efeito próprio do Mental Ray não é ativado pelo Enviorment, mas sim pelo camera effects.O efeito de volume do Scanline funciona no Mental, mas fica demorado. Seria melhor usar o volume do próprio mental, aplicando o shader Parti Volume no canal "Volume", na aba Renderer das configurações de render.Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Vou responder só pra fazer uma correçãozinha... O Volume Light do Mray não precisa da sombra dele. A Ray Traced Shadow funciona perfeitamente. Em comparação com o Scanline, o Volume light do Mental ray é ruim porque é muito pesado, mas em contrapartida, é muito mais configurável. E a diferença é que esse efeito próprio do Mental Ray não é ativado pelo Enviorment, mas sim pelo camera effects.O efeito de volume do Scanline funciona no Mental, mas fica demorado. Seria melhor usar o volume do próprio mental, aplicando o shader Parti Volume no canal "Volume", na aba Renderer das configurações de render.Abraços

caraca.. embolou minha cabeça Quist.. mas acho q deu pra ter uma noçãozinhainha do q você quis dizer....parabens mano!você é 10!!

Compartilhar este post

Link para o post

Hahuaha, vlw Panjota!Vou explicar direito, pq ficou bagunçado.Vamos por partes. O Max tem um efeito próprio de Volume Light que pode ser ativado pelo Enviorment. Este efeito funciona no mental ray perfeitamente, mas fica pesado d+ e tem seus limites (não atravessa superficies transparentes, por exemplo).Já o Mental Ray tem seu próprio efeito de volume light, que pode ser ativado aplicando um shader "na câmera" (canal "volume" na aba Renderer). Este efeito gerado pelo proprio mental renderiza mais rápido nele(ainda assim é lento) e é bastante configurável (obs.: não precisa de Mental Ray Shadow Map, funciona perfeitamente com a Ray Traced Shadow).Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

gostei daquela imagem do volume light... efeito legal... Quist esta totalmente correto MRay é o melhor render do mercado. mt bom mesmo pois para você q ta comecando n indico ele pois ele é um render Profissional. é mt mais complicado q os outros renderes do mercado fazem coisas semelhantes a ele. Claro q se você ja possui o conhecimento intermediario o melhor render para aprender mesmo é o Mray. mas se n tem conhecimento você so vai perder tempo e ter dor de cabeca....te indico o Vray. um render conciderados por mt o melhor do mercado " eu n acho " porem bem pratico e facil de utilizar... o Mray é para ja quem trabalha com 3d. so para ter uma ideia... quem ultiliza o Mray são os grandes estudios de criação de 3d dos E.U.A. heheh é para fera mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.