Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carlos_RS

Imagesetter

Recommended Posts

Olá pessoal...Procuro alguém que possa trocar umas idéias sobre imagesetter... É que estou pensando em adquirir uma, mas gostaria de obter esclarecimentos com profissionais que utilizam tal equipamento.Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.Carlos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, Carlos... esta pergunta é meio "comprometedora". Primeiro porque envolve um investimento bastante alto, pois trata-se de uma estação de pré impressão inteira.Você precisaria investir em:IMAGESETTERCOMPUTADOR COM RIPPROCESSADORAMESA DE LUZEste investimento, sendo feito apenas com material usado, sairia na casa de uns 30 / 40 mil reais. Vale a pena lembrar que você precisaria fazer este investimento tendo em vista muitas variáveis, como por exemplo o tamanho da imagesetter. Em Franca, por exemplo, o pessoal da Clona Laser precisou investir numa Imagesetter OnLine formato 1, pois eles produzem muitos fotolitos para caixas de sapato e botinas.Em outros lugares bureaus poderiam se valer de imagesetter com formatos menores. Um equipamento no formato 2 já faz quase tudo o que se precisa.Assim, sua questão é ampla e depende muito de pesquisas de mercado... Procure saber o seguinte dos seus possíveis clientes:1. FORMATO DE IMPRESSÃO2. PREFERÊNCIA ENTRE FILME E CHAPA3. VOLUME DE SERVIÇO (geralmente os clientes aumentam em até 70% esta informação)4. PRAZOS SOLICITADOS5. QUANTIDADE DE CORES MÉDIA DOS JOBSCada ítem deste vai significar um ponto na escolha do equipamento. O ítem 2, por exemplo, separa entre imagesetter e platesetter o equipamento a ser comprado. Ou, se vai preferia comprar uma estação de pre-press + uma gravadora de chapas, para entregar a chapa gravada.Enfim... é uma pesquisa grande a se fazer.PAX!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, Alx... Antes de mais nada, obrigado pela resposta... Postei em diversos fóruns (acredito que você tenha visto por aí), mas até o momento obtive apenas duas respostas, incluindo a sua...Entendo quando você se refere à pergunta ser meio "comprometedora", porque como você falou, além de ser um investimento muito alto, depende de inúmeros fatores... Por isso resolvi postar... Para trocar idéias com profissionais que utilizam esses equipamentos, para auxiliar na decisão de compra (se isso realmente vier a acontecer, claro...)Como a idéia de montar um birô está apenas no início, estou ainda coletando informações que possam me ajudar... Fiz algumas pesquisas e li diversos assuntos sobre esses equipamentos, especialmente nos fóruns, mas você sabe né... Entre literatura e prática (para um investimento desse nível) sempre fica alguma insegurança...Vou lhe explicar minha situação, para que você possa entender melhor... Trabalho há muito tempo com arte final (em impressora laser). Atualmente imprimo laser filme no formato de 32x89 cm de área útil. Esses filmes, como você sabe melhor do que eu, são satisfatórios para alguns casos - especialmente a indústria de serigrafia - que são meus principais clientes... Mas quando meus clientes precisam de fotolitos, terceirizo o trabalho ou perco o mesmo... Além disso, raramente consigo atender as empresas do ramo gráfico, ou seja, estou perdendo um filão bastante interessante de trabalho...Gostaria de lhe fazer algumas perguntas quanto aos equipamentos:IMAGESETTER: É muito difícil operar com esse equipamento? Precisa de muita assistência? Qual marca e/ou modelo você considera bom?? É possível criar "padrões" para a saída dos filmes, como por exemplo, para off set e usar esses padrões para todos os trabalhos de off set, ou a lineatura e angulação vão depender de cada trabalho??COMPUTADOR COM RIP: Precisa ser uma máquina muito boa?? Precisa ser mac?? E o RIP, qual você considera bom?PROCESSADORA: Quanto à esse equipamento, é complicado operar com ele?? Há alguma marca/modelo que você considera bom??MESA DE LUZ: Possuo uma mesa aqui onde faço a conferência do laser filme. É preciso alguma mesa especial para o fotolito ou posso usar esta mesmo??Para complementar, entre as pesquisas que fiz, conversei informalmente com alguns clientes (embora ainda não tenha feito uma pesquisa de campo mais profunda), mas consegui algumas informações que gostaria de compartilhar com você:FORMATO DE IMPRESSÃO: A princípio, o formato não precisaria ser muito grande, pois a maior parte dos filmes fica no formato A3.PREFERÊNCIA ENTRE FILME E CHAPA: A maioria por aqui ainda prefere o filme, pois o próprio cliente faz a gravação da chapa ou da matriz para serigrafia.VOLUME DE SERVIÇO: Realmente não confio muito no que os clientes falam, mas como já atuo há bastante tempo com laser filme, acredito que eu não teria tanta dificuldade assim em "abrir" clientes, pois já tenho contato com diversos deles...PRAZOS SOLICITADOS: Esse é um item problemático, pois o prazo é sempre estourado... e aí implica também em contratação de mais funcionários (que eu não saberia quantos), o que gera custos... Mas como eu não sei quanto conseguirei produzir com minha pequena (mas existente) estrutura, acho que só o tempo vai me responder isso, concorda??QUANTIDADE DE CORES MÉDIA DOS JOBS: Olha, normalmente ficam em 4x0 ou 4x4... porque até duas cores, normalmente os clientes fazem cor pura, e acabam produzindo (em sua maioria) em laser filme mesmo...Bom, Alx... Sei que ficou extenso meu post e sei também que lhe fiz algumas perguntas que envolvem opinião pessoal para respondê-las, mas se você puder contribuir, agradeço muitíssimo...Além disso, percebi que você é muito fera no assunto... Se você não se importar, gostaria de manter contato com você, trocar mais idéias, enfim, contar com teu conhecimento... Não possuo o conhecimento que você tem, mas estou à sua disposição também, caso possa lhe ajudar, ok??Mais uma vez, "brigadão" pela força!!Abraço e sucesso!!Carlos.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, Alx... Antes de mais nada, obrigado pela resposta... Postei em diversos fóruns (acredito que você tenha visto por aí), mas até o momento obtive apenas duas respostas, incluindo a sua...

É um tema bastante complexo e singular ao processo de pre-press. Poucas pessoas poderiam falar sobre este tema para você, e até prefiro que seja assim... já pensou se todos dessem pitacos errados??? Seria pior.

Vou lhe explicar minha situação, para que você possa entender melhor... Trabalho há muito tempo com arte final (em impressora laser). Atualmente imprimo laser filme no formato de 32x89 cm de área útil. Esses filmes, como você sabe melhor do que eu, são satisfatórios para alguns casos - especialmente a indústria de serigrafia - que são meus principais clientes... Mas quando meus clientes precisam de fotolitos, terceirizo o trabalho ou perco o mesmo... Além disso, raramente consigo atender as empresas do ramo gráfico, ou seja, estou perdendo um filão bastante interessante de trabalho...

Concordo. Mas já adianto que uma imagestter que confeccione filmes de 32x89cm vai ser bem carinha!

=S

IMAGESETTER: É muito difícil operar com esse equipamento?

É bem complexa de se operar sim.

Precisa de muita assistência?

Depende do cuidado dos operadores que vão manuseá-la. No geral, são equipamentos bem resistentes... mas sabe como é, né???

Qual marca e/ou modelo você considera bom??

Várias marcas são boas. Screen, Agfa... eu confio muito nestas duas empresas.

É possível criar "padrões" para a saída dos filmes, como por exemplo, para off set e usar esses padrões para todos os trabalhos de off set, ou a lineatura e angulação vão depender de cada trabalho??

Sim. Estes padrões (ou perfil) são chamados, no Harlequim por exemplo, de page setup.

COMPUTADOR COM RIP: Precisa ser uma máquina muito boa??

SIM

Precisa ser mac??

Não

E o RIP, qual você considera bom?

Harlequim.

PROCESSADORA: Quanto à esse equipamento, é complicado operar com ele??

Não muito... trata-se de onde se revelam os filmes produzidos pela imagesetter. Assim, lida com produtos químicos e talz... precisa ter muita atenção e delicadeza para manuse-a-la... Mas na prática são operações simples.

Há alguma marca/modelo que você considera bom??

A única marca que eu conheço é a Glunz & Jensen, é muito boa!

MESA DE LUZ: Possuo uma mesa aqui onde faço a conferência do laser filme. É preciso alguma mesa especial para o fotolito ou posso usar esta mesmo??

Deve servir... a mesa de luz para conferência e refile de filmes não tem nenhuma "tecnologia marciana"! =)

FORMATO DE IMPRESSÃO: A princípio, o formato não precisaria ser muito grande, pois a maior parte dos filmes fica no formato A3.

E o formato de 89cm??? Enfim, uma imagesetter para este formato seria a de Formato 2... Já trabalhei com uma Agfa Select Set 7000 SF muito boa! Tem opção para ligação online, desta forma você teria a processadora ligada direto na imagesetter...

Hoje, a Clone Laser tem uma Apolo formato 1 ligada online... o filme já sai da imagesetter/processadora revelado e refilado. Coisa incrível de Deus aquela imagesetter.. Aliás, preciso ligar pro Pedrão... pra ver se eles continuam mesmo com aquela IS.

=)

PREFERÊNCIA ENTRE FILME E CHAPA: A maioria por aqui ainda prefere o filme, pois o próprio cliente faz a gravação da chapa ou da matriz para serigrafia.

Bom, pra serigrafia nem teria como enviar chapa... Mas para Gráfica acho interessante que seja enviado direto em chapa.. veja, o processo de gravação de chapas manuais dá margem a muita perda/ganho de pontos... Confeccionando direto uma chapa, você atesta que as porcentagens do arquivo estariam 100% gravados na chapa (desde que o equipamento esteja calibrado).

VOLUME DE SERVIÇO: Realmente não confio muito no que os clientes falam, mas como já atuo há bastante tempo com laser filme, acredito que eu não teria tanta dificuldade assim em "abrir" clientes, pois já tenho contato com diversos deles...

Ótimo.

PRAZOS SOLICITADOS: Esse é um item problemático, pois o prazo é sempre estourado... e aí implica também em contratação de mais funcionários (que eu não saberia quantos), o que gera custos... Mas como eu não sei quanto conseguirei produzir com minha pequena (mas existente) estrutura, acho que só o tempo vai me responder isso, concorda??

O prazo é importante para outros pontos... quantidade de computadores. Configuração dos equipamentos. Plataforma MAC/PC. Tamanho da IS. Logística de despacho. Etc. Etc. Etc.

QUANTIDADE DE CORES MÉDIA DOS JOBS: Olha, normalmente ficam em 4x0 ou 4x4... porque até duas cores, normalmente os clientes fazem cor pura, e acabam produzindo (em sua maioria) em laser filme mesmo...

Hmmm... o importante quando se trabalha com muitos impressos coloridos é ter uma imagesetter de arrasto. Ela é mais cara mas se você solta um filme hoje e amanhã precisa consertar alguma das lâminas, não vai precisar gravar o trabalho inteiro novamente. Sem falar que nas imagesetter de arrasto a perfeição de registro é bem maior que nas de tambor.

Bom, Alx... Sei que ficou extenso meu post e sei também que lhe fiz algumas perguntas que envolvem opinião pessoal para respondê-las, mas se você puder contribuir, agradeço muitíssimo...

Além disso, percebi que você é muito fera no assunto... Se você não se importar, gostaria de manter contato com você, trocar mais idéias, enfim, contar com teu conhecimento... Não possuo o conhecimento que você tem, mas estou à sua disposição também, caso possa lhe ajudar, ok??

Mais uma vez, "brigadão" pela força!!

Abraço e sucesso!!

Carlos.

Tá na mão. Espero ter ajudado.

qualquer coisa

alexleitte@gmail.com

PAX!

Compartilhar este post

Link para o post

você tem razão, Alx... São poucos os profissionais que possuem conhecimento sobre esse processo... e menor ainda são os profissionais que não se importam em contribuir, transmitindo seus conhecimentos...Quanto ao formato de 89 cm, estou usando basicamente prá galera de serigrafia... raramente utilizo esse formato para as gráficas, exceto filmes de 1 ou 2 cores que não possuem encaixe... Pelo que estou conversando com alguns clientes (gráficas), grande parte de seus trabalhos são no formato A3, 4x4... mas como já comentei, ainda preciso fazer uma pesquisa de campo muuuuuuito mais aprofundada...Esse seu toque em relação à enviar a chapa ao invés do filme é legal... Essa é uma tecnologia bastante nova em minha cidade... Conversei com dois clientes sobre isso e ambos pareceram "receosos" e disseram preferir os filmes ainda, mas creio que isso é porque eles também não conhecem o sistema muito bem... Mas, em relação às chapas, deixe-me perguntar algumas coisas para você... as mesmas são gravadas na Platesetter, estou certo?? mas além da Plate, algum outro equipamento se faz necessário?? Tipo processadoras, calibradores, etc...Valeu o toque também sobre a IS de arrasto... Li algumas coisas sobre isso e também iria pergutar sua opinião sobre isso... Valeu!!!você pode me falar alguma coisa sobre os filmes propriamente ditos?? Não sei se há variação de espessura dos filmes ou não?? Quais as marcas e/ou fornecedores mais confiáveis... E quanto aos químicos, você pode me passar alguma informação que você julgue importante, ou não tem maiores "mistérios"??Já anotei seus e-mails... Certamente vou te contatar, através deles, ok??E prá finalizar... Se você me ajudou?? PUTZ, CARA!!! NÃO SABE O QUANTO!!! Valeu mesmo!!! Mais uma vez, OBRIGADO!!!SUCESSO!!Carlos.

Compartilhar este post

Link para o post

você tem razão, Alx... São poucos os profissionais que possuem conhecimento sobre esse processo... e menor ainda são os profissionais que não se importam em contribuir, transmitindo seus conhecimentos...

é... tinha uns camaradas que ajudavam muito... rodrigo, kreativ, core... mas aí todos ficaram ocupados.. com muitos projetos...

Esse seu toque em relação à enviar a chapa ao invés do filme é legal... Essa é uma tecnologia bastante nova em minha cidade... Conversei com dois clientes sobre isso e ambos pareceram "receosos" e disseram preferir os filmes ainda, mas creio que isso é porque eles também não conhecem o sistema muito bem...

também acho... eles não percebem a redução de custos em maquinário de gravação de chapas, químicos, profissional para isso...

Mas, em relação às chapas, deixe-me perguntar algumas coisas para você... as mesmas são gravadas na Platesetter, estou certo?? mas além da Plate, algum outro equipamento se faz necessário?? Tipo processadoras, calibradores, etc...

a platesetter é uma imagesetter que imprime na placa. Precisa revelar a impressão da mesma forma.

você pode me falar alguma coisa sobre os filmes propriamente ditos?? Não sei se há variação de espessura dos filmes ou não?? Quais as marcas e/ou fornecedores mais confiáveis... E quanto aos químicos, você pode me passar alguma informação que você julgue importante, ou não tem maiores "mistérios"??

as marcas de filmes ficam entre kodak e agfa... alguns usam ibf tb... qto aos químicos, vou ficar devendo!

Já anotei seus e-mails... Certamente vou te contatar, através deles, ok??

claro. e não deixe de participar do meu fórum, o ALL4PG. tem o link na minha assinatura.

E prá finalizar... Se você me ajudou?? PUTZ, CARA!!! NÃO SABE O QUANTO!!! Valeu mesmo!!! Mais uma vez, OBRIGADO!!!

de nada, bro!PAX!

Compartilhar este post

Link para o post

É... andei lendo diversas coisas a respeito desse assunto e realmente vi as contribuições desses outros feras aí que você falou (vichenco, kreativ, core)... pena que eles não consigam mais estar colaborando...Além da imagesetter, vou começar a dar uma pesquisada sobre as platesetter... se você souber de algum material interessante (sobre ambos assuntos), dá um toque, ok??Precisando de algo, "tamos" aí!!Valeu, Alx!!!

Compartilhar este post

Link para o post

"o importante quando se trabalha com muitos impressos coloridos é ter uma imagesetter de arrasto. Ela é mais cara mas se você solta um filme hoje e amanhã precisa consertar alguma das lâminas, não vai precisar gravar o trabalho inteiro novamente. Sem falar que nas imagesetter de arrasto a perfeição de registro é bem maior que nas de tambor."

Desculpe-me caro amigo, mas você confundiu-se com as imagesetters. As de arrasto não são recomendadas porque não registram 100% por tanto são bem mais baratas.

Olhe este link e você entedera http://www.idemdesign.net/designgraf/pre_impressao/imagesetter.php

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Otrebor_Batista,

Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

Continue contribuindo respondendo os tópicos mais recentes.

Abraços

Mário Monteiro

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.