Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dilonghi

Recuperar Id após um insert

Recommended Posts

Ola pessoal, ja revirei o forum para tentar descobirar como recuperar o Id de um registro que acabei de dar um Insert.

O que preciso fazer é o seguinte, em um form tenho alguns dados, d'ados pessoais', e 'dados de acesso'.

Entao na postagem os 'dados pessoais' devem ser inseridos na tabela clientes e os 'dados de acesso' na tabela ACESSO.

Entao após inserir os dados em Clientes, preciso recuperar o ID deste cadastro, para inserir e vincular os 'dados de acesso' em ACESSO.

Podem me ajudar?

Abaixo o codigo de insert que estou usando

sub cadastrar(obj as object, e as eventargs)	Dim comando As New SqlCommand ("Insert into CLIENTE (SIGLA, Telefone_Central_Guias, Nome_Central_Guias, Localizacao, Nome, DATA_CADASTRO) Values ('"& Sigla.text &"', '"& Telefone.text &"', '"& NomeGuias.text &"', '"& Localizacao.text &"', '"& Nome.text &"', '"& dDataAtual &"')", conexao )				try		conexao.Open()		comando.ExecuteNonQuery()	catch ex as Exception		lblMessage.text = "Erro ao acessar a base"	end try	conexao.Close()										lblMessage.text = "<br><font color=#006600>  Associado <strong>"& Nome.Text &"</strong> foi cadastrado com sucesso<br></font>"					end sub

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o banco de dados utilizado? No PostgreSQL eu usava uma instrução SQL assim para campos do tipo auto-numeração:

SELECT currval('public."tabela_Campo_seq"')

Mas, provavelmente isso só deve servir para o PostgreSQL.

Abraços,

Graymalkin

Compartilhar este post

Link para o post

To usando SQL server.. olha só, no ASP fazia uma consulta na tabela q inseri, usando como parametro os dados que acabei de inserir, pegava o ID e fazia o novo insert na outra tabela com este ID.. mas em ASP.NET não sei como fazer

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho que seria interessante e mais rápido em termos de performance é você criar uma Procedure no Banco de Dados que faça esse Insert e já te retorne o ID do registro, no .Net você só chamaria essa Procedure passando os parâmetros dela e já teria o ID dela

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Bah Boa ideia, cara so bem iniciante em ASP.NET... tu tem um exemplo desse codigo para me passar, ou algum tutorial por ai que fale disso?agilizaria o processo.. hehheAgradeço

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui o que eu queria com um parceiro, vou postar aqui caso alguem tenha a mesma dúvida:

Recuperar ID após insert

Insert:

Dim comando As New SqlCommand ("Insert into TABELA (SIGLA, Telefone, NomeGuias, Localizacao, Nome, DATA_CADASTRO) "& _"Values ('"& Sigla.text &"', '"& Telefone.text &"', '"& NomeGuias.text &"', '"& Localizacao.text &"', '"& Nome.text &"', '"& dDataAtual &"') select @@identity", conexao)Dim retorno as object					try			conexao.Open()		retorno = comando.ExecuteScalar()	catch ex as Exception		lblMessage.text = "Erro ao acessar a base"	end try
Observerm no código o " select @@identity ", isso recupera o id baseado na chave.

a parte " retorno = comando.ExecuteScalar() " é responsável por executar o insert e retornar o ID armazendo em 'retorno'.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui o que eu queria com um parceiro, vou postar aqui caso alguem tenha a mesma dúvida:

Recuperar ID após insert

Insert:

<div class='codetop'>CODE</div><div class='codemain' style='height:200px;white-space:pre;overflow:auto'>Dim comando As New SqlCommand ("Insert into TABELA (SIGLA, Telefone, NomeGuias, Localizacao, Nome, DATA_CADASTRO) "& _

"Values ('"& Sigla.text &"', '"& Telefone.text &"', '"& NomeGuias.text &"', '"& Localizacao.text &"', '"& Nome.text &"', '"& dDataAtual &"') select @@identity", conexao)

Dim retorno as object

try

conexao.Open()

retorno = comando.ExecuteScalar()

catch ex as Exception

lblMessage.text = "Erro ao acessar a base"

end try

</div>

Observerm no código o " select @@identity ", isso recupera o id baseado na chave.

a parte " retorno = comando.ExecuteScalar() " é responsável por executar o insert e retornar o ID armazendo em 'retorno'.

Abraços

Correto, estou com o mesmo problema e gostaria de uma dica... como declarou o procedimento ExecuteScalar()?

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.