Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guilherme O. Campos

Campo maiusculo

Recommended Posts

Marcio mais uma ajudinha...Estou utilizando o bd...do firebird...Tem uma campo no qual eu quero colocar o tcomboBox onde o usuário poderá selecionar as opções desejadas...agora como eu posso fazer para que isto seje salvo no BD ou eu tenho que ligar o campo que eu criei na tabela junto ao tcomboBox??????Você poderia me ajudar?????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com o TComboBox você não têm como ligar diretamente, no caso terá de fazer uma Query e carregar usando um While, preenchendo assim o combo... se usar o TDBComboBox este sim lhe permite ligar a uma tabela, que deve de estar ligada com uma DataSet, sendo que quando mandar dar um edit e post ele vai guardar conforme selecionado.

Compartilhar este post

Link para o post

marcio eu novamente te incomodandoeu tenho uma tela de cadastro de veiculos onde eu quero que o usuário selecione o tipo de combustivel que é o determinado carro.No bd eu criei uma tabela que dentro dela tem o campo combustivel.Pergunta:Eu vou ter que criar uma tabela só para este evento ??? e depois eu relacionar ela com as demais tabelas como casdastro de carro e moto????Valew

Compartilhar este post

Link para o post

A forma digamos mais correta seria ter a tabela COMBUSTIVEL, tendo os campos de código sendo chave primária e descrição do combustivél, e depois ter dentro da tabela veículo um campo vinculado com o código do combustivel, ou seja, vinculado com a tabela de combustivel, depois você cria uma campo lookup com a tabela de combustivel buscando o nome, relacionado com o DBLookUpComboBox, funcionando assim quando selecionar a descrição é setado o campo código do combustivel da tabela de veículos...Dê uma olhada no fórum e até mesmo no google a respeito de campos do tipo lookup...

Compartilhar este post

Link para o post

Marcio eu achei algumas configurações sobre o DblookupcomboBox, agora como eu faço para configurar os "itens", ou seja, as opções .. alcool, gasolina... etc etc etc????,. pois no ComboBox eu configuro isto nos itens mesmo agora neste estou meio perdido..

Obrigado

Segue ai as configurações caso alguém precise..

O componente DBLookupComboBox é utilizado para selecionar registros de uma tabela e gravar em outra tabela.

As propriedades necessárias para a utilização são:

DataSource - Ligar a DataSource da Tabela ao qual vai receber o valor do registro selecionado;

DataField - Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual vai receber o valor do registro selecionado;

ListSource - Ligar a DataSource da Tabela ao qual vai Ter o registro selecionado;

ListField - Ligar o campo que será listado quando o usuário abrir a janela para seleção do registro;

KeyField - Ligar o campo de ligação entre as duas tabelas, ao qual terá o seu valor enviado para gravação.

O campo de ligação entre as duas tabelas pode ser um campo código, pois é este campo que manterá os valores iguais entre as duas tabelas.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.