Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Correa

Redimensionando fotos em lote

Recommended Posts

Quem nunca perdeu muito tempo redimensionando suas fotos?Aqui vou fazer uma breve explanação de como redimensionar fotos utilizando o IrfanView, um software bem leve e gratuito (freeware).Primeiro baixe o IrfanView para a sua máquina e instale. A última versão, se não me engano, é a 3.99. Estou utilizando aqui a 3.98, mas creio que não haja diferença. Está disponível em diversos sites de downloads, eu baixei no www.superdownloads.com.br .01 - Com o programa instalado, clique em File > Batch Conversion/Rename. Na janela que aparecer, no quadro da direita, selecione as fotos que deseja “mexer”. Para testar, selecione 5 fotos. Faça uma cópia delas por segurança. Clique em “Add” para que elas apareçam no quadro da esquerda.02 - No item Output Directory você vai escolher onde as fotos serão gravadas. Escolha uma pasta diferente da que a foto original está. Aqui no meu PC ele jogou tudo na Área de Trabalho.03 - A opção “Work As” determina as ações. Conversion é redimensionar. Rename é renomear. Pode-se optar por ambos ao mesmo tempo. Não consegui bons resultados aqui utilizando a opção de renomear, falta um pouco de prática... Assim, vamos só redimensionar em grupo, em lote.04 - Para as opções de redimensionamento, escolha primeiro a extensão /formato da foto (deixe ou coloque em JPG - JPEG format). Em seguida, habilite o “Use advanced options” e clique em “Set advenced options”.05 - Nesta nova janela, pode-se optar por diversas alterações, mas vamos trabalhar somente com o quadro de RESIZE. Deixe selecionado, ou selecione, “Set new size”. Aqui, vamos optar por colocar as fotos nas dimensões de 800 x 600, bem razoável para visualizar no PC, assim como para gravar CDs e para enviar por e-mail. Assim, selecione, ou deixe selecionado, “Set both sides to” e digite a largura (width): 800 e a altura (height): 600. Não mexa mais em nada neste quadro e clique em OK.06 - Feito isso, volta-se à tela dos arquivos, e ali, clique em “Start” em cima à esquerda, ao lado da relação dos arquivos já selecionados. Aparecerá uma caixa com o andamento do serviço. Terminado sem erros, clique em Exit e verifique na pasta se as fotos foram redimensionadas mesmo. Se der erro, verifique qual foi o erro. Ele não salva as fotos por cima da original, assim, se não for renomear as fotos, opte por uma pasta diferente. Se não encontrar as fotos na pasta que você determinou, procure na sua Área de Trabalho.Pronto, aprendemos de uma forma bem simples a redimensionar as fotos. Não esqueça sempre de manter uma cópia da sua foto original em seu PC ou back-up.Espero que tenha ajudado alguém!!!AbraçosRafael Correa

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.