Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Carlos Vital

xhtml 1.0 e xhtml 1.1

Recommended Posts

A diferença básica você só consegue comparando as versões, mas em síntese (e pra facilitar a sua vida) considere que a versão 1.1 é a "mais certa", pois ela tem as especificações que são consideradas corretas.Quando uma versão muda no W3C para 1, 2, 3 e afins, significa que ela tem modificações substanciais, quando ela muda para versões 1.alguma coisa (ou 2.algumacoisa, 3.algumacoisa, etc) significa que ela tem variações menos específicas. Agora você me pergunta: o que isso vai mudar na minha vida como desenvolvedor web? Profundamente nada, mas use sempre a ultima versão. A XHTML 1.1 tem correções interessantes, o que muda de fato são as variações FRAMESET, TRANSITIONAL e ISTRICT, use sempre a ultima "aprovada". Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem, pois é. mais tipo isso é apenas para o navegador olhar no arquivo e adpatar para determinada versão? ou o código de uma versão para outra é diferente?ou eu vou mudando meus arquivos xhtml 1.2 para 1.3 quando essa sair e assim em diante?

Compartilhar este post

Link para o post

há, eu tava pesquisando aqui e descobri que ja existe o XHTML 2.0

olhem nesse link: http://www.w3.org/TR/xhtml2/.

Bom, a XHTML 2.0 ainda está em versão "Working Draft". O que isso significa? Ao ler a especificação do documento (o link que você passou aí) tem uma parte que explica melhor. Se eu não me engano a CSS 2 ficou até pouco tempo atrás também.

Uma explicação que está lá diz:

This document is the eighth public Working Draft of this specification. It should in no way be considered stable, and should not be normatively referenced for any purposes whatsoever. This version includes an early implementation of XHTML 2.0 in RELAX NG [RELAXNG], but does not include the implementations in DTD or XML Schema form. Those will be included in subsequent versions, once the content of this language stabilizes.

Tradução Livre:

Este documento é o oitavo esboço público Working Draft desta especificação. Não deve em nenhum momento ser considerado como estável ou ser utilizado como referência normativa para quaisquer finalidades. Esta versão inclui uma prévia adiantada da XHTML 2.0 no RELAX NG [RELAXNG], mas não inclui as implementações em DTD ou XML Schema form. Estes serão incluídos em versões subseqüentes, assim que o conteúdo desta línguagem se estabilizar.

bem, pois é. mais tipo isso é apenas para o navegador olhar no arquivo e adpatar para determinada versão? ou o código de uma versão para outra é diferente?

ou eu vou mudando meus arquivos xhtml 1.2 para 1.3 quando essa sair e assim em diante?

E Spider Web, os navegadores quase sempre não tem problemas com versões de XHTML, porque no fundo, tudo é HTML mesmo, com especificações a serem utilizadas dando uma normatização a linguagem. Existem diferenças substanciais entre XHTML e HTML? Não sei, até onde vai o meu conhecimento (e ele não é muito especializado, viu?) não há diferença significativa. Você pode continuar fazendo seus documentos em XHTML 1.1, o que compete na declaração do DOCTYPE.

O problema vai acontecer se você declarar seu XHTML como 1.algumacoisa e, na verdade, ele não estar dentro dessas específicações, gerando problemas na interpretação devido a declaração errada do DOCTYPE.

É sempre interessante manter seus arquivos XHTML acertados de acordo com a ultima especificação, não por problema com versões diferentes, mas sim porque as especificações novas vem para deixar a codificação "melhor", vendo que as discussões nesse sentido pouco tem a ver com "frescuras de design" e mais com estrutura dos documentos e da informação! :D

Um abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.