Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mmw

Lógica para Gerar Códigos

Recommended Posts

Olá gostaria de saber como funciona a lógica para se criar um número que não seja facil de descobrir.Por exemplo, cartão de celular prépago. Você raspa e vem aquele código. Só que eu já tentei por exemplo mudar alguns numeros pra ver se eu ganhava credito e não deu.Ja tentei pegar um serial de um programa e alterar algumas letras e nao funciona.Ou seja, há uma certa logica pra evitar fraudes certo?Se eu quiser desenvolver algo do genero como seria?Por exemplo:Digamos que eu te gero um papel com o seguinte código: ABA-123-2XR-BBBNão adianta você por ABA-123-2XR-CCC achando que vai ganhar de novo pq este numero seria invalido.Pq eu fiquei pensando: Se os cartoes pre-pagos tem um numero. Sera que se eu comprasse um cartao nao teria o risco de alguem ja ter usado ele chutando no celular?Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe várias formas de se fazer isto, uma delas seria criando dígitos verificadores sobre a sua linha de valores, ou seja, digamos que você tem o valor ABA-123-2XR-BBB, sobre estes caracteres você pode criar um algoritmo que cria um dígito verificar, ficando tipo: ABA-123-2XR-BBB-3AC, onde que o valor 3AC seria uma combinação de valores que você criou e que gera a validação do conjunto ABA-123-2XR-BBB, você poderia pegar no seu valor a cada 4 caracteres o valor decimal e somar, depois dividir por um número e multiplicar por outro e resultar em outro caracter, ou seja, no final você tem uma string de números e letras contendo um ou mais digitos verificadores que garantem a consistencia do valor. Outra forma seria ter um registro on-line, depois que alguem registrar a chave ABA-123-2XR-BBB ninguem mais pode registrar, ou seja, depois de inserida no seu BD, nao se pode ter mais uma vez ela no BD.

Outra fonte interessante sobre isto são os manuais bancários, nele explica digamos como gerar o código de barras, linha digitável e os digitos verificadores, para garantir que o valor é o correto.

Compartilhar este post

Link para o post

hm legal. Ja clareou mais as minhas idéias. Como poderia ser este algoritmo? QQ luz ja me ajudaria a dar o pontapé inicial.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.