Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafael Correa

O mito dos Megapixels

Recommended Posts

Uma tarefa nada fácil é convencer alguém de que mais megapixels não trazem, necessariamente, melhor qualidade da foto. O jornalista David Pogue, do New York Times, fez um experimento interessante sobre isso. Com a ajuda do fotógrafo Ellis Vener, ele produziu a mesma foto em 7, 10 e 16 megapixels e imprimiu as três versões em 40 por 60 centímetros. Depois, pediu a leigos em fotografia que apontassem a melhor imagem. A maioria não viu diferença entre as três versões. Isso sugere que, para uma ampliação desse tamanho, não há benefícios significativos em elevar o número de pixels acima de 7 mil. Naturalmente, quem fotografa com mais pixels tem a vantagem de poder imprimir apenas parte da imagem sem que haja perda sensível de qualidade. Em alguns casos, um recorte desse tipo pode tornar uma foto desinteressante bastante mais atraente.

Mas é preciso observar que o fotógrafo Ellis Vener fez a foto do experimento num estúdio, usando uma câmera profissional. Alguém com uma máquina compacta, fotografando casualmente, talvez nem mesmo tenha esse benefício de poder recortar a foto. A razão para isso é que, nas câmeras compactas, a maior resolução geralmente vem acompanhada de um nível de ruído também maior. Uma foto produzida por uma reflex de 8 megapixels fica boa impressa em 40 por 60 centímetros. Já a imagem que sai de uma compacta de mesma resolução pode mostrar forte granulação se ampliada nesse tamanho.

Se você acompanhou até aqui, talvez esteja achando que uma câmera compacta de 5 megapixels é melhor negócio que uma de 10. Mas há um outro fator, de ordem comercial, que pode invalidar essa conclusão. Da mesma forma que um carro com motor 1.0 raramente tem air bags ou computador de bordo, uma máquina de 5 megapixels tende a ter uma lente de qualidade inferior e menos recursos que uma de 10 megapixels do mesmo fabricante. Por isso, a câmera de maior resolução provavelmente vai produzir fotos melhores - por causa da lente de melhor qualidade e dos recursos mais avançados que traz.

Como ficamos, então? Já sabemos que não é o caso de fugir das câmeras de maior resolução. Mas a escolha deve levar em conta também outros fatores, como as características da lente, a tecnologia do sensor, a ergonomia e os controles que a máquina oferece. Melhor - mas nem sempre possível para quem vai comprar uma câmera - é fazer fotos de teste para avaliar o nível de ruído, a nitidez e as eventuais distorções. É o que fazemos no INFOLAB quando testamos câmeras digitais. Assim, ninguém deve estranhar na próxima vez que uma máquina de 8 megapixels receber notas maiores que uma de 10 num dos nossos testes.

Fonte: Blog do Mauricio Grego - INFO Online

http://info.abril.com.br/blog/mauricio/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa balela de que camera com 12mpxl é melhor..... eu já ouço desde que o digital surgiu

megapixel não serve nada mais que AMPLIAÇÃO.... infelizmente a popularização das compactas sem INSTRUÇÃO de quem esta vendendo acarretou nessa burrice generalizada

por isso cada vez mais as compacts estão sendo substituidas pelas ultra-zoom, hoje qualquer um com um interesse em fotogafia ja quer uma camera com controles manuais, flash, ISO acima de 400 (mesmo com ruído alto)......

eu vejo pelos meus amigos e conhecidos interessados em fotografia, ninguem mais quer aquelas compactas POINT-AND-SHOT.... no minimo compactas que possuem controle manual como o preço é bem elevado, uma pesquisa basica na internet e fórums especializados em fotografia alguém apontará uma ultra-zoom pelo mesmo preço e com "cara" mais profissional.

Compartilhar este post

Link para o post

As fotos devem ser obtidas com mais ou menos pixel, pensando em dois fatores:

Tamanho do arquivo na memoria da maquina, no PC e a velocidade que este arquivo será tratado posteriormente; e

Qual será o objetivo da foto:

Vejamos:

Abaixo temos uma tabela com a quantidade de Mp e qual o tamanho da ampliação aceita na imagem.

Tabela comparativa de Mega pixel

Imagem Postada

Por que ter uma câmera de 5Mp se eu posso ter uma com 12Mp. A primeira coisa que você precisa saber é onde vou utilizar minhas fotos? Vou tirar fotos só pra colocar na Internet ou vou tirar minhas fotos para imprimir e montar álbuns. Se sua resposta for à primeira opção você não precisa de uma câmera com mais de 3.1Mp, pela tabela acima podemos notar que uma câmera com 3.1Mp tem um tamanho bom para uso na web e já é suficiente para uma impressão no tradicional formato 10×15 cm.

Agora se você além de guardar os arquivos no computador também quer imprimir suas fotos, uma câmera com 6.3Mp já é suficiente, pois com esta câmera conseguimos boas impressões no tamanho 20×25 cm.

Normalmente utilizo:

Qualidade Fina (Compressão 1:4)

Tamanho do Arquivo 2.7 Mb - 2.896 x 1944 pixels

Quantidade de fotos em cartão 1Gb 225

Tamanho máximo de impressão 36,8 x 24,7 Cm

Considerando que a folha tamanho A4 tem as seguintes dimensiones 297 x 210 mm e a foto 36,8 x 24,7 teremos que diminuir a foto.

A resolução em uso padrão 9mais usada) e no PC é 1280 x 1024, ou seja se colocarmos a foto como área de trabalho ou descanso de tela também será necessário diminuir o tamanho da foto.

Sds,

Daniel

Compartilhar este post

Link para o post

Coxão, Megapixels nao é so AMPLIAÇÂO nao hien.

è claro que as pesoas confundem e julgam SO o Megapixels para avaliar uma camera, mesmo pq sao leigas e nao entendem absolutamente nada e na hora de comprar tb sao meio preguiçosas e nao queem entender.. querem simplesmente clicar e bater a foto.

Eu ja penso hoje em dia em nitides. E como Nitides tem haver com uma boa lente ja sei que minha camera será cara.

rsrsr

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.