Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabioRubim

Profissão de programador

Recommended Posts

Oi.

Eu sempre soube que programar é uam ferramenta, você programa por exemplo para fazer um software para uma empresa de vendas de algo(claro quando não for para se divertir http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif ), e é claro, se você vai fazer o sistema de um super mercado, empresa e for da parte de endas e etc você terá de saber como fazer isso, ai vem a pergunta, no geral, no mercado de trabalho mais se programa para quê? seria softwares de cadastro, cobranças e etc? para pode sacar bem da área que é mais necessitada, o que eu deveria saber? que curso? por exemplo, um de contabilidade ajudaria, correto?

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Errado!O que você deve saber é justamente como programar.Entender como funciona pra entender como fazer.Não existe apenas uma necessidade... sistemas são complexos... se você quer fazer um programa de cadastro e você vai e vende. Nao vai desenvolver relatórios pra ele? E se o cliente depois de 6 meses usando quiser vender eles online? E se quiser integrar o cadastro de clientes com uma pesquisa em webservices disponíveis como a busca de CEP na hora de entrar com o endereço? Entao você precisa de vários conhecimentos pra desenvolver um sistema, várias áreas, visão ampla de processo, métodos, objetivos, etc.Se quiser ser um desenvolvedor, aprenda como funciona a programação, compilação, linguagens, algoritmos e tudo mais. Daí, depois de já saber isso, você vai fazer programas (sejam eles de qualquer natureza, pra qualquer finalidade e pra qualquer cliente).

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas complementando o que o Gustavo disse...

Certamente que um curso de contabilidade vai lhe ajudar, seja para ser programador, seja em algumas outras profissões, mas não é por isso que todo programador faz um curso de direito para desenvolver um software de jurisprudencia. Se você vai desenvolver um software que vai lidar com a parte economica de determinada empresa, você tem que usar de métodos (um exemplo é a entrevista) para absorver parte do conhecimento do seu cliente, para saber exatamente que tipo de problema ele deseja resolver e como ele trabalha atualmente para resolvê-lo, destas informações você modela o seu projeto para atender de forma adequada.

Existem "mil e uma" maneiras de chegar a uma mesma solução.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você, é que a cada dia mais querem tudo em um de um profissional...são só dúvidas de um iniciante.Mas obrigado![]'s

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda, se quiser fazer uma faculdade ou algo do tipo, pode fazer faculdade de Sistemas de Informação, voltada em torno de 80% para a área da informática, podendo depois trabalhar com Redes de Computadores, Internet, Banco de Dados, Engenharia de Softwares e Programação, podendo exercer funções como Analista de Sistemas, Gerente de Redes de Computadores, Administrador de Banco de Dados, Projetista de Sistemas, Desenvolvedor de Aplicações para Internet e outras... Apenas uma dica de faculdade...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. O sistemas de informação te dá visão ampla pra trabalhar em diversas áreas como nosso amigo falou aí em cima. Além das matérias "técnicas" você vai ver coisas como Legislação aplicada à informática, Gerencia de processos, administração, empreendedorismo, economia e finanças, etc... (claro que os nomes das disciplinas podem variar de acordo com a facu, esses aí são os nomes vigentes no Sistemas de Informação da PUC Minas).

Mas eu acho que o grande lance não é a pessoa saber de tudo. Uma das coisas mais importantes é entender de processos e metodologia.

Por exemplo, pra desenvolver um sistema para controle financeiro de uma instituição de cobrança de inadimplentes (bancos contratam empresas terceirizadas pra fazer esse tipo de cobrança). Você, programador e/ou analista, não precisa ser um contador ou economista. O que deve fazer é ter um bom processo para, na conversa com seu cliente, entender como que o sistema deve funcionar e como ele (cliente) espera que funcione. A partir daí, desenvolvendo uma boa modelagem de dados e obviamente a interface, você aprende como que aquele processo (de cobrança de inadimplentes) deve funcionar, e entao você já tem o conhecimento necessario pra aplicar.

Obviamente quanto mais conhecimento tiver, melhor sai o resultado. A questão é que você não precisa ser formado numa área pra desenvolver um sistema pra ela, basta saber planejar e adquirir as informações necessarias com quem entende daquela área.

Além do mais, aprendendo programação você está apto pra perguntar pro seu cliente como que funciona um processo de cobrança, aprender e então fazer o sistema. Porém, aprendendo apenas Contabilidade, isso não faz com que você saiba desenvolver um sistema.

Não sei se fui tão claro quanto eu gostaria, mas... hehe

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, muita ótima a dicas de você obriogado.Eu ja decidi, pretendo fazer ciências da computação, agora só não sei quando. <_< Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Complementando...Não importa qual a área que você vai destinar seu software. Se for feito uma boa análise, levantamento de dados, etc., tudo como manda o bom desenvolvimento, não tem erro. Não pense que você tem que saber tudo sobre medicina para criar um software para clínicas. Dica: Se você não sabe, saiba quem sabe, e pague-o :)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.