Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Shivans

Debate sobre a Historia do PC

Recommended Posts

A história do PC

1981

1. Estréia do PC: Tudo bem, não é o primeiro computador pessoal. Mas o IBM PC foi o primeiro de uma companhia respeitada pelo mundo empresarial dos Estados Unidos.

1983

2. Números fáceis como 1-2-3: A planilha Lotus 1-2-3 se torna a primeira aplicação importante para PC. O que faz desse programa um grande sucesso? Conceitos revolucionários como menus e ajuda na tela.

3. Guerras dos clones: O computador pessoal "portátil" da Compaq torna o PC um padrão independente da IBM.

4. Livre da troca de disquetes: A IBM apresenta o PC/XT. Pela primeira vez, um computador pessoal vem com uma unidade de disco rígido como equipamento padrão.

5. Júnior azarado: A Big Blue tenta entrar no mercado doméstico com o PCjr. Preço alto, capacidade mínima de expansão e teclado reconhecidamente ruim fazem do sistema um fracasso.

1984

6. Mac mostra o caminho: Chega o Macintosh da Apple. Fiéis usuários do PC zombam do mouse e da interface gráfica, mas os futuros PCs ficam cada vez mais parecidos com o Mac.

7. Reformulação da arquitetura: O IBM PC é reconstruído como PC AT, o primeiro a usar o chip 286 da Intel. O AT também traz um barramento de 16 bits e um clock incorporado.

1985

8. Sem êxito no começo: O Windows 1.0 aparece - e é amplamente considerado um fracasso. A primeira versão do sistema operacional é feia, não é capaz de realizar multitarefa adequadamente e se move como uma cobra presa em gelatina.

1986

9. Duas revoluções em uma: O controle da IBM sobre o mercado de PC diminui à medida que a Compaq vence a Big Blue com um PC baseado no chip de ponta da Intel, o 386.

1987

10. Pretensos substitutos do DOS: A IBM apresenta o OS/2, destinado a ser o substituto do DOS, e o PS/2, um PC baseado em uma nova arquitetura chamada MicroChannel. Nenhum dos dois produtos tem muito impacto a longo prazo.

1990

11. IBM e Microsoft se divorciam: As duas gigantes tomam caminho separados. A IBM fica com o OS/2 e a Microsoft aposta tudo no Windows.

12. Na terceira vez, dá certo: Windows finalmente decola, graças ao visual e à multitarefa aprimorados da versão 3.0. O Windows 3.1 (1991) e o Windows para Workgroups 3.11 (1993) dão prosseguimento à tendência.

13. Escritório em uma caixa: O pacote reunindo os programas Word, Excel e PowerPoint da Microsoft muda o modo como os aplicativos são vendidos e, lentamente, joga a planilha eletrônica 1-2-3 para escanteio.

1991

14. América entra no mundo on-line: Um serviço on-line pouco conhecido chamado AOL chega para o PC e você não precisa mais ter conhecimento técnico para ler suas mensagens.

15. Universitário tem êxito: Linus Torvalds, estudante de Helsinki, desenvolve um sistema operacional tipo Unix, que batiza com seu próprio nome e distribui de graça. Excêntricos em todo o mundo abraçam o Linux como se ele fosse seu.

1992

16. Rompendo a barreira do som: Com a Sound Blaster 16 da Creative, o som no PC não mais se limita a alto-falantes de duas polegadas. Acrescente a unidade de CD-ROM, cada vez mais popular, e você tem o nascimento da multimídia.

1993

Um 586 com outro nome: Estimulada por uma decisão judicial que permite aos concorrentes chamar seus chips de 386, a Intel batiza seu novo processador como Pentium.

18. Nova tecnologia ou uma boa tentativa? O Windows NT, o primeiro Windows sem DOS, chega. É muito grande e não se dá bem com muitos aplicativos Windows. A Microsoft recomenda o sistema operacional somente para redes e usuários profissionais.

1994

19. Aponte, clique e surfe: A Internet ganha um apelo massivo quando a Netscape libera seu navegador Navigator como um beta gratuito.

20. Matemática imprecisa: O Pentium dá respostas erradas em alguns casos raros; a Intel fornece substitutos gratuitos só para quem prova que precisa deles. Mais tarde, estende a oferta a todos.

1995

21. Atacando de Rolling Stone: O grandioso lançamento do Windows 95 usa a música dos Rolling Stones, Start Me Up, embora evite o verso "She makes a grown man cry". Badalações à parte, o Windows 95 impulsiona a plataforma.

1998

22. Navegador incorporado: Com o Windows 98, o Internet Explorer se torna parte integrante do sistema operacional. A Microsoft diz que é impossível retirar o navegador do Windows.

1999

23. Pressão da Corte: À frente de um processo federal antimonopólio, o Juiz Thomas Penfield Jackson diz que a Microsoft "demonstrou que usará seu prodigioso poder no mercado e seus imensos lucros" para prejudicar concorrentes. Jackson se decide contra a Microsoft em 2000; até o fechamento desta edição, a Corte havia decidido que a Microsoft não teria que ser dividida em duas companhias independentes, pelo menos por enquanto.

24. Enfim, concorrência ousada: A AMD, conhecida por clones mais lentos e baratos de processadores Intel, libera o chip Athlon, que supera o Pentium III de mesma freqüência.

25. Dividido entre dois Windows: Depois de passar anos prometendo uma versão do Windows baseada no NT, a Microsoft liberou dois programas que não são. O Windows 2000 ainda é um sistema operacional corporativo. E o Me, no fundo, ainda é um Windows 95.

Resumidamente é isso. se você discorda ou concorda ou quer acrescentar algo aqui é o lugar... esta aberto o debate ae moçada vamo la...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1999-2000: Grande boom da internet, com o surgimento de muitos sites e muitos acessos2003: Início da migração para a plataforma de 64-bits, com o surgimento dos chips Itanium, Athlon64 e G5 (apple)....fiz com o q eu me lembro... me corrijam se eu errei as datas e os fatos...

Compartilhar este post

Link para o post

isso foi so um pouco do q minha memoria de 128 pode lembrar pow. ehueuhehuepor isso e um debate,,, isso ae pessoal vamo colocar mais acontecimentos aki huhu

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte,sou novinho no micro... de 1992 e tbm na net, de 1995/6!!![]sRodney

novinho nada heuhehue, c tem um conhecimento profundo... nao minta q e feio uheuheuhevocê deixou d ser newbie qdo nasceu uhehuehue

Compartilhar este post

Link para o post

2003 - era do SPAM (arrrggh)procurem assistir ao filme:Pirates Of Silicon Valey (Piratas da Informática)

Compartilhar este post

Link para o post

2003 - era do SPAM (arrrggh)procurem assistir ao filme:Pirates Of Silicon Valey (Piratas da Informática)

esse filme nao e velho ja???Cara... toda vez q eu vejo teu Avatar eu paro olho e me cago de rir huahuahuahuauhae muito engracado uheuhehueParece uma propaganda daki de curitiba... do lixo q nao e lixo... uma folha igualzinha a tua hueuhehueuhme cago de rir uhehueuhe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui o cliente número 3 do primeiro provedor de minha cidade...(e o keko você deve estar dizendo :P ).Uma coisa que lembro até hoje, foi quanto pela primeira vez ouvi falar o nome "NETSCAPE"...fora no Jornal da Globo, na época apresentada pela (será que assim se escreve?) Lilian Whit Fibbe...lembro do texto da matéria: "Netscape, anote este nome, você ainda vai ouvir falar muito deste nome e poderá fazer um bom negócio comprando ações desta empresa(...)".Lembro também que por muito tempo, nos jornais sempre havia uma comparação em porcentagens de como estava o uso dos browsers, Ie e Netscape.E de quando li sobre a Micro$$$oft não acreditar no boom da Internet, e sim numa rede particular da empresa...não lembro mais o nome, mas era um ícone que nínguem sabia para que servia no Windows95, ou até no 3.11(opa...sim...usei o 3.11 B) ). Por este pensamento, não viam no inicio o Netscape como uma ameaça...então, tiveram que fazer o Ie "nas coxas".[ ]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fui o cliente número 3 do primeiro provedor de minha cidade...(e o keko você deve estar dizendo :P ).Uma coisa que lembro até hoje, foi quanto pela primeira vez ouvi falar o nome "NETSCAPE"...fora no Jornal da Globo, na época apresentada pela (será que assim se escreve?) Lilian Whit Fibbe...lembro do texto da matéria: "Netscape, anote este nome, você ainda vai ouvir falar muito deste nome e poderá fazer um bom negócio comprando ações desta empresa(...)".Lembro também que por muito tempo, nos jornais sempre havia uma comparação em porcentagens de como estava o uso dos browsers, Ie e Netscape.E de quando li sobre a Micro$$$oft não acreditar no boom da Internet, e sim numa rede particular da empresa...não lembro mais o nome, mas era um ícone que nínguem sabia para que servia no Windows95, ou até no 3.11(opa...sim...usei o 3.11 B) ). Por este pensamento, não viam no inicio o Netscape como uma ameaça...então, tiveram que fazer o Ie "nas coxas".[ ]'s

eu tb usei... lembro pouco dessa epoca mas e o q e ne...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.