Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Reginaldo

como dividir um valor ?

Recommended Posts

pessoal eu to fazendo uma coisa aqui q calcula horas trabalhadas conforme o registro de ponto no bd.. tipo... entro as 8 e saio as 11volto ao 12:30 e saio as 17:45eu quebrei as horas e hora e minuto e gravei em campos do tipo numero pra facilitar o calculo..então eu pego o 8 hs e multiplico por 60, terei assim 8 hs em minutos q é 480 .. e depois somo os minutos quando não for horario redondo.. faço isso com todos os horario.. então vamos ao exemploentrada = 480msaida = 660mvolta = 750msaida = 1065mas "voltas" são consideradas como entradas então somo as voltas e separadamente as saidas.entradas = 480 + 750 = 1230saidas = 660 + 1065 = 1725subtraio as saidas das entradas:1725 - 1230 = 495deu 495 certo? .. bom agora preciso que esse numero se transforme em horas novamente.. então divido por 60..façam na calculadora primeiro, 495 dividido por 60, vai dar 8,25 hs... isso é o certo..agora façam no asp... <%valor = 495 / 60response.write valorresponse.end%>vai dar um valor esquizito.. 1704,5... (bem longe do resultado correto)alguem pode me ajudar a fazr esta divisão corretamente no asp ??grato desde ja!!um bom fim de semana a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já verificou se o que está dividindo por 60 é 495 mesmo? Pq a divisão é feita dessa forma mesmo, não há nenhum segredo.

Compartilhar este post

Link para o post

nao precisa dividir nada tiozinhopode fazer as contas usando funções de data como datediff

Compartilhar este post

Link para o post

mario no meu caso não da não pq tenho q usar os dados no tipo numerico... pra usar essas funções ai teria q ser data/hora... se não for numerico não terei como somar horas... tipo.. suponha q nessa parte de certo... td bem mas no final da rotina ele vai te q pega um determinado campo de 30 registros e somar... como faço pra somar campos do tipo data/hora ? entendeu ? com numero isso ja fica facil... porem.. ñ sei oq ta acontecendo... =/... você fez o teste ? faz ai <%valor = 495 / 60response.write valorresponse.end%>ta dando 1704,5 ... e depois faz na calculadora.. vai da 8.25 .. q é o q deveria dar no asp tambem..

Compartilhar este post

Link para o post

certo deveria dar o mesmo resultadotem certeza de que o codigo é esse que voce postou?

Compartilhar este post

Link para o post

meu codigo ta assim :entrada_h = rs("entrada_h") * 60 + rs("entrada_m")volta_al = rs("volta_al_h") * 60 + rs("volta_al_m")carga1 = entrada_h + volta_al'SAIDASsaida_al_h = rs("saida_al_hora") * 60 + rs("saida_al_minutos")saida_jt_h = rs("saida_jt_hora") * 60 + rs("saida_jt_minutos")carga2 = saida_al_h + saida_jt_hcarga = carga2 - carga1 / 60response.write cargaresponse.end

Compartilhar este post

Link para o post

aqui

carga = carga2 - carga1 / 60

supondo que carga 1 seja 60 e carga 2 tambem o resultado será 59

é isso que quer?

ou quer que seja 0?

carga = (carga2 - carga1) / 60

Compartilhar este post

Link para o post

nossa q viagem... um detalhe maldito fez mta diferença... não posso faze mais de uma operação por linha de codigo.. reparem q no codigo q postei ai ta assim:carga2 = saida_al_h + saida_jt_hcarga = carga2 - carga1 / 60carga2 menos carga1 dividido por 60... agora fiz assim:carga = carga2 - carga1carga = carga/60não sei qual a diferença mas deu certo=)obrigado pela ajuda de vocês ;)

Compartilhar este post

Link para o post

que bom que resolveu

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que você estava dividindo carga1 por 60 antes de subtrair. Pela ordem, primeiro é executado o parêntese, depois multiplicação e divisão, e só depois soma e subtração.

O último exemplo do mario lhe atendia.

Compartilhar este post

Link para o post

não sabia do lance dos parenteses... mais uma pro meu caderninho.. hehe

ah aproveitando.. o campo "CARGA"no meu banco de dados ta do tipo numerico... mas tipo.. se eu gravo esse resultado nele... esse resultado sempre vai ser quebradinho.. sempre vai ter virgula alguma coisa.. tipo.. 8,10 ou 8,20 ou 8,25 e tals..

mas só ta gravando numero inteiro.. mesmo q o resultado vá quebradinho ele não grava.. tipo .. o resultado é 8,25... ele grava 8 ..

como eu poderia ta fazendo pra grava 8.25 como numero de forma q eu não tenha problema pra somar esse campo com outros ?

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/dormindo.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Se for banco de dados Access, após escolher tipo de dados Número, informe tamanho do campo como simples.

Compartilhar este post

Link para o post

pura matematica hehehe....o cara tem que lembrar das velhas aulas dos professores que diziam pra gente resolver primeiro que tem nos parenteses, depois colchetes e por ultimo chaves, depois na lista de prioridades entra a divisão e multiplicação e por ultimo adição e subtração

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.