Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Joao Paulo Varandas

Desenvolvimento em Camadas

Recommended Posts

Pessoal,Estou começando a desenvolver algumas coisas em .Net e estava pensando em criar um "framework" a princípio para desenvolver algumas aplicações que tenho atualmente em VB6...Nessas aplicações, estão envolvidos cadastro de clientes, fornecedores, produtos, vendas, financeiro, etc...Gostaria de fazer essa migração em partes, no entanto, gostaria de criar uma arquitetura que me permitisse crescer com o mínimo de redesenvolvimento nesse "framework"...Tenho lido vários tópicos referentes a modelagem de sistemas em camadas em .Net, e em alguns deles eu tenho Objetos de negócio pré-definidos e em alguns eu tenho um objeto de negócio genérico que funciona +/- como um Recordset no VB6, onde a camada de banco prepara o objeto conforme a quantidade de campos etc...Essa segunda opção me interessou bastante, pois não importa a forma como vou ler os dados no banco, ou se vou inserir novas colunas, esse objeto de negócio sempre estará atualizado, sendo necessário somente a atualização na camada de apresentação para ler os novos campos...Gostaria de saber da experiência de vocês, o que acham, quais são as vantagens e desvantagens de se utilizar Objetos de Negócio Pré Definidos ou Objetos de Negócio Genéricos.E se vocês tem algum tipo de "diagrama", não precisa ser detalhado, mostrando uma estrutura como essa...Obrigado pessoal !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde João Paulo.

Primeiramente tente desvincular do desenvolvimento estruturado no VB6, pois isso pode te atrapalhar muito quando estiver modelando e desenvolvendo orientado à objetos.

Este é um tópico muito discutido. A Microsoft criou um pacote de soluções chamado Enterprise Library, com o objetivo de facilitar ao desenvolvedor a criação de soluções em camadas.

Se você estiver iniciando no .NET e no desenvolvimento orientado à objetos, recomendo que estude e tente utilizar o Enterprise Library e quando se sentir preparado comece a estudar a fundo O.O., UML e Design Patterns.

Abaixo segue os links de todos os materiais sobre o enterprise Library nas duas versões do .NET:

Enterprise Library for .NET Framework 1.1

Enterprise Library for .NET Framework 2.0

Espero que ajude e qualquer dúvida, poste aqui.

Abraços,

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.