metalheart 0 Denunciar post Postado Março 28, 2007 beleza?Instalei o ubuntu e ocorreu quase tudo ok, se não fosse o som que qdo abro um aplicativo que tenha som (video,musica,jogo) fica um zunido bastante agudo juntamente com o som do aplicativo em questão.Parece que mtos tiveram problemas com som no ubuntu de uma forma geral.Da pra corrigir este defeito? Sugestões? Obs.: Minha placa-mae é: P5VDC-X com som on-board, e possuo os drivers da placa.vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Não ficou claro, este problema são ocorre em outros sistemas operacionais? Qual versão da distribuição? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Estou com winXP SP2 e Ubuntu 6 em dual boot, instalados em partições diferentes. No winXp está tudo funcionando ok. No Ubuntu o hardware esta ok, menos o som, que está dando um pau mto estranho. Fica um zunido (ex.: piiiiiiiiiii ) muito agudo quando vou ouvir musica, assistir video, jogos, etc. No forum do ubuntu offic. em portugues, eu vi que outros usuarios que usam a mesma placa minha (P5VDC-X) estão tendo o mesmo problema ou um bem parecido. Mas até agora ninguem conseguiu resolver, ou mesmo descobrir o que fazer para corrigir isto. Sou novato em linux e estou muito satisfeito com o ubuntu, so falta essse problema para resolver. :) vlw prog. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Sabes me dizer qual o chipset de som que o Ubuntu reconheceu? Tente o comando lspci, isto exibe os dispositivos reconhecidos, dentre os itens da lista, deve aparecer o item Multimedia audio controller, verifique se foi reconhecido adequadamente comparando com o driver instalado no Windows. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 28, 2007 usando lspci, aparentemente os dispositivos estão certos. (igual no winxp) Aqui ta o problema descrito com mais detalhes, provavelmente você vei enteder o q ta acontecendo melhor do que eu. link: http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=13456.0 Nesse link tem um monte de pessoas com o mesmo problema q o meu, e o mais dificil é q eu sou mto novato nos comandos linux, isso me atrapalha a tentar resolver. vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Li alguns posts do link que você postou. Aproveitei para dar uma olhada em algumas coisas por aí... vamos fazer uma tentativa. Verifique, com o comando lsmod, se o módulo snd-hda-intel esta carregado, um exemplo de comando: lsmod | grep snd Se puder colar toda a lista que aparecer, melhor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 28, 2007 certo: --------------------------------------------------------------- Module Size Used by snd_hda_intel 20116 1 snd_hda_codec 164608 1 snd_hda_intel snd_pcm_oss 47360 0 snd_mixer_oss 19584 1 snd_pcm_oss snd_pcm 84612 3 snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_pcm_oss snd_timer 25348 1 snd_pcm snd 58372 8 snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer ---------------------------------------------------------------- isso foi o q apareceu prog. vlw ==== Editado: Diminui a lista pra facilitar a compreensão. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Beleza... Tem o módulo ali. Edite o arquivo: /etc/modprobe.d/alsa-base Verifique se existe a seguinte linha: options snd-hda-intel ... Existem parametros? Quais? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 28, 2007 certo prog...No final da tarde vou tentar e posto o resultado.vlw cara... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Caso encontre a linha, compare os parametros com a linha que eu vou postar. Se não existir a linha, insira esta: options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack ps.: Não apague a linha que já existe, coloque como comentário, inserindo um caractere # no inicio da linha. Caso tenha um resultado negativo ou positivo, volte a postar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 28, 2007 Bom prog, aconteceram 2 coisas: 1. com o comando /etc/modprobe.d/alsa-base apareceu : "/etc/modprobe.d/alsa-base: Permissão Negada" e eu executei como root. 2. Eu executei as "Atualizaçoes disponiveis" do Ubuntu e todas ocorreram com sucesso, menos uma que era algo sobre OSS Open source sound , algo assim cara, não entedi mto bem pois como disse no terminal do linux sou uma negação, entretanto o som começou a funcionar normalmente, como no winXP. ou seja, as unicas coisas q fiz foi atualizar o ubuntu e reinstalar o drive do soundMax no winxp (Dual-boot, lembra?), não sei se essa ultima tem algo haver, mas foi apenas isso q fiz. Bom vou fazer alguns teste aqui, com audio, videos, games, etc pra ver se vai manter assim, pq vi naquele outro forum q um usuario conseguiu fazer funcionar mas sempre voltava a dar esse defeito. Obrigado de verdade pela atenção/suporte. Obs.: Sabe onde tem um curso on-line sobre linux com certificado e tal!? vlw prog. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 28, 2007 1. com o comando /etc/modprobe.d/alsa-base apareceu : "/etc/modprobe.d/alsa-base: Permissão Negada" e eu executei como root. Não era pra executar o arquivo, embora isto não cause problemas. Eu queria mesmo que você abrisse o arquivo para edição. Comando de exemplo: sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base Ao abrir o arquivo, procurar a linha semelhante a que eu postei, caso não exista, incluí-la. 2. Eu executei as "Atualizaçoes disponiveis" do Ubuntu e todas ocorreram com sucesso, menos uma que era algo sobre OSS Open source sound , algo assim cara, não entedi mto bem pois como disse no terminal do linux sou uma negação, entretanto o som começou a funcionar normalmente, como no winXP. Menos mal... :D Que bom que resolveu apenas com as atualizações. Caso volte a ocorrer o problema, tente o que eu postei acima. Sabe onde tem um curso on-line sobre linux com certificado e tal!? Desconheço. :( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 29, 2007 beleza, O problema não foi resolvido completamente, hj o som voltou a dar o mesmo pau (aquele zunido, piiiiiiiiiiiiii), então reiniciei o pc e voltou ao normal, mas teve um momento em que o som deu pau e voltou ao normal no meio das atividades, sem nenhuma explicação. Prog, vou tentar sua dica (a do post #8) e informo o resultado. ps.: Será q o ubuntu v.7 virá com suporte melhor ao som? Vlw! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 30, 2007 beleza! Editando o alsa-base encontrei a linha: options snd-intel8x0m index=-2 então eu a comentei e coloquei essa: options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack correto? Eu reiniciei e funcionou beleza, vou continuar acompanhando pra ver se haverá alguma alteração. Qualquer coisa volto a informar... vlw prog Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Março 30, 2007 Ao reiniciar o sistema deu algum resultado? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 30, 2007 pois é como eu disse eu reiniciei e funcionou beleza. Vou continuar testando musicas e videos aqui e ver se não vai acontecer como da outra vez, que hora funcionava outra hora dava pau...vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
metalheart 0 Denunciar post Postado Março 31, 2007 Parece que o problema foi definitivamente resolvido, ate agora não tive nenhum problema com o som.vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites