Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

metalheart

Som com zunido no Ubuntu

Recommended Posts

beleza?Instalei o ubuntu e ocorreu quase tudo ok, se não fosse o som que qdo abro um aplicativo que tenha som (video,musica,jogo) fica um zunido bastante agudo juntamente com o som do aplicativo em questão.Parece que mtos tiveram problemas com som no ubuntu de uma forma geral.Da pra corrigir este defeito? Sugestões? Obs.: Minha placa-mae é: P5VDC-X com som on-board, e possuo os drivers da placa.vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com winXP SP2 e Ubuntu 6 em dual boot, instalados em partições diferentes.

No winXp está tudo funcionando ok.

No Ubuntu o hardware esta ok, menos o som, que está dando um pau mto estranho. Fica um zunido (ex.: piiiiiiiiiii ) muito agudo quando vou ouvir musica, assistir video, jogos, etc.

No forum do ubuntu offic. em portugues, eu vi que outros usuarios que usam a mesma placa minha (P5VDC-X) estão tendo o mesmo problema ou um bem parecido.

Mas até agora ninguem conseguiu resolver, ou mesmo descobrir o que fazer para corrigir isto.

Sou novato em linux e estou muito satisfeito com o ubuntu, so falta essse problema para resolver. :)

vlw prog.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes me dizer qual o chipset de som que o Ubuntu reconheceu?

Tente o comando lspci, isto exibe os dispositivos reconhecidos, dentre os itens da lista, deve aparecer o item Multimedia audio controller, verifique se foi reconhecido adequadamente comparando com o driver instalado no Windows.

Compartilhar este post

Link para o post

usando lspci, aparentemente os dispositivos estão certos. (igual no winxp)

Aqui ta o problema descrito com mais detalhes, provavelmente você vei enteder o q ta acontecendo melhor do que eu.

link:

http://ubuntu.linuxval.org/smf/index.php?topic=13456.0

Nesse link tem um monte de pessoas com o mesmo problema q o meu, e o mais dificil é q eu sou mto novato nos comandos linux, isso me atrapalha a tentar resolver.

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Li alguns posts do link que você postou. Aproveitei para dar uma olhada em algumas coisas por aí... vamos fazer uma tentativa.

Verifique, com o comando lsmod, se o módulo snd-hda-intel esta carregado, um exemplo de comando:

lsmod | grep snd

Se puder colar toda a lista que aparecer, melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

certo:

---------------------------------------------------------------

Module Size Used by

snd_hda_intel 20116 1

snd_hda_codec 164608 1 snd_hda_intel

snd_pcm_oss 47360 0

snd_mixer_oss 19584 1 snd_pcm_oss

snd_pcm 84612 3 snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_pcm_oss

snd_timer 25348 1 snd_pcm

snd 58372 8 snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_pcm_oss,snd_mixer_oss,snd_pcm,snd_timer

----------------------------------------------------------------

isso foi o q apareceu prog.

vlw

====

Editado:

Diminui a lista pra facilitar a compreensão. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza... Tem o módulo ali.

Edite o arquivo:

/etc/modprobe.d/alsa-base

Verifique se existe a seguinte linha:

options snd-hda-intel ...

Existem parametros? Quais?

Compartilhar este post

Link para o post

Caso encontre a linha, compare os parametros com a linha que eu vou postar.

Se não existir a linha, insira esta:

options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

ps.: Não apague a linha que já existe, coloque como comentário, inserindo um caractere # no inicio da linha.

Caso tenha um resultado negativo ou positivo, volte a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom prog, aconteceram 2 coisas:

1. com o comando /etc/modprobe.d/alsa-base apareceu : "/etc/modprobe.d/alsa-base: Permissão Negada"

e eu executei como root.

2. Eu executei as "Atualizaçoes disponiveis" do Ubuntu e todas ocorreram com sucesso, menos uma que era algo sobre OSS

Open source sound , algo assim cara, não entedi mto bem pois como disse no terminal do linux sou uma negação, entretanto o som começou a funcionar normalmente, como no winXP.

ou seja, as unicas coisas q fiz foi atualizar o ubuntu e reinstalar o drive do soundMax no winxp (Dual-boot, lembra?), não sei se essa ultima tem algo haver, mas foi apenas isso q fiz.

Bom vou fazer alguns teste aqui, com audio, videos, games, etc pra ver se vai manter assim, pq vi naquele outro forum q um usuario conseguiu fazer funcionar mas sempre voltava a dar esse defeito.

Obrigado de verdade pela atenção/suporte.

Obs.: Sabe onde tem um curso on-line sobre linux com certificado e tal!?

vlw prog.

Compartilhar este post

Link para o post

1. com o comando /etc/modprobe.d/alsa-base apareceu : "/etc/modprobe.d/alsa-base: Permissão Negada"

e eu executei como root.

Não era pra executar o arquivo, embora isto não cause problemas.

Eu queria mesmo que você abrisse o arquivo para edição. Comando de exemplo:

sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base

Ao abrir o arquivo, procurar a linha semelhante a que eu postei, caso não exista, incluí-la.

2. Eu executei as "Atualizaçoes disponiveis" do Ubuntu e todas ocorreram com sucesso, menos uma que era algo sobre OSS

Open source sound , algo assim cara, não entedi mto bem pois como disse no terminal do linux sou uma negação, entretanto o som começou a funcionar normalmente, como no winXP.

Menos mal... :D

Que bom que resolveu apenas com as atualizações.

Caso volte a ocorrer o problema, tente o que eu postei acima.

Sabe onde tem um curso on-line sobre linux com certificado e tal!?

Desconheço. :(

Compartilhar este post

Link para o post

beleza,

O problema não foi resolvido completamente, hj o som voltou a dar o mesmo pau (aquele zunido, piiiiiiiiiiiiii), então reiniciei o pc e voltou ao normal, mas teve um momento em que o som deu pau e voltou ao normal no meio das atividades, sem nenhuma explicação.

Prog, vou tentar sua dica (a do post #8) e informo o resultado.

ps.: Será q o ubuntu v.7 virá com suporte melhor ao som?

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

beleza!

Editando o alsa-base encontrei a linha:

options snd-intel8x0m index=-2

então eu a comentei e coloquei essa:

options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

correto?

Eu reiniciei e funcionou beleza, vou continuar acompanhando pra ver se haverá alguma alteração.

Qualquer coisa volto a informar...

vlw prog

Compartilhar este post

Link para o post

pois é como eu disse eu reiniciei e funcionou beleza. Vou continuar testando musicas e videos aqui e ver se não vai acontecer como da outra vez, que hora funcionava outra hora dava pau...vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o problema foi definitivamente resolvido, ate agora não tive nenhum problema com o som.vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.