Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe Cerqueira

Iniciante em ASP.net

Recommended Posts

Caros amigos...Eu sempre programei em ASP, mas agora, quero me atualizar, e fazer tudo em ASP.net.Desculpem pelas várias perguntas, mas lá vai :1) Qual a melhor ferramenta para desenvolvimetno em ASP.net ? Dreamweaver, Visual Studio, ou outra ????2) Já programei em Delphi - orientado a objetos, então por acaso, o ASP.net seria algo parecido ? Ou seja, na ferramenta de desenvolvimento, eu terei disponivel para uso, de forma mais facil e rápida, todos os objetos, componentes, classes e etc do ASP.net ?? Tem aquela facilidade de apenas configurar as propriedades da maioria dos objetos, restando apenas pouca coisa pra fazer na "mão" ???3) Qual é a linguagem de programação usada em ASP.net ?? C# ?? visual basic ? outras ? usa-se misturado tb ??? Tb já programei dentro do Access, usando os Módulos do mesmo, que usa Visual Basic/Access Basic.. se for essa linguagem , fica mais fácil... mas, se for linguagem C, eu aprendo..hehe4) Posso usar qualquer Banco de Dados ?? Interbase ? MySQL ? outros ?? QUAL o melhor banco para usar com ASP.net ???5) Tem algum manual de ASP.net, que possa me explicar um a um, o significado dos arquivos principais que são gerados e usados numa página ASPX ??? e em qual pasta fica cada um ???6) Já ouvi dizer, que pode ser feito uma espécie de "Mainframe", para facilitar a configuração do site feito em ASP.net ?? O que seria isso ? É como se fosse um site de configuração (ADMIN), usado pelo administrador/desenvolvedor do site, para fazer uma manutenção mais rápida do site que é disponivel ao público ???7) Preciso de outras ferramentas para rodar junto com o ASP.net ? Direct, Dot, etc.... ?? quais ? Valeu...abraços...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1) Visual Studio .NET 20052 e 3) Já respondo as duas aqui, o Asp.net pode ser usado com o C# ou Vb.net, ambas são orientadas a objeto, você tem as classes e outros objetos e quanto a facilitar o desenvolvimento ele tem recursos com master page, control user entre outros.Você vai ver que ele facilita muito o desenvolvimento diante do Asp.4) Até onde sei sim. São sei se podemos dizer que tem um melhor banco pra se trabalhar, tudo depende da sua preferencia, familiaridade e da aplicação, só alguns recursos que ele tem pra trabalhar com SQL Server, o que pra mim faz ele trabalhar melhor com SQL até por serem do mesmo fabricante, mesmo que minha preferencia seja por Oracle que ele trabalha muito bem também.5) Da uma procurada na net ou posta um topico sobre isso aqui que o pessoal te responde =).6)Não sei sobre isso não.7) Só o IIS, assim precisa do XP Professional, mesmo que me parece que existe uma forma de instalar o IIS no Home.Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Se for utilizar o Visual Studio 2005 só precisa dele para desenvolver em Asp.Net, não precisa instalar o IIS porquê o Visual Studio já tem um servidor interno para desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post

1) Pra desenvolver web eu prefiro o Visual Web Developer

2) Muita coisa realmente pode ser feita pela configuração dos objetos. Mas não é impossível ter de fazer coisas na mão dependendo da situação e da necessidade.

3) As linguagens utilizadas são C# e VB. A escolha depende dos seus conhecimentos. Se você curte mt Java Script pode ficar com C# que é bem familiar. Se você prefere Visual Basic, pode optar pelo próprio VB.NET mesmo.

4) Eu prefiro o SQL Server, pela integração, facilidade de uso e pelo tanto de coisas que tem disponíveis pra ele na net, desde scripts, tutoriais e até cursos.

5) Pra mim a melhor fonte de aprendizado é o MSDN, mas tem sites que são mt bons como por ex:

O próprio IMasters aqui.

www.macoratti.net

www.msdn.com.br

www.projetando.net

Dentre outros.

6) Isso tb já não sei.

7) você precisa a princípio só do IIS.Se você for querer rodar AJAX por ex aí você precisa baixar e instalar as dlls no seu computador. E se for publicar em algum servidor de hospedagem ele tb precisa ter essas dll. Isso tanto pra ajax como pra algum outro recurso que não seja nativo do IIS.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif È isso aí, vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Bom em termos de linguagem, você pode utilizar todas que são suportadas pelo framework.Respondendo a sua pergunta "6", tem sim o Web Site Administration Tool, aonde você pode realizar configurações de Segurança etc.Sobre a IDE de desenvolvimento, de preferência ao Visual Studio 2005, o Visual Web Developer é uma solução grátis na qual só utiliza-se uma linguagem para um ambiente já definido, enquanto o VS 2005 pode-se desenvolver em multi-plataformas em diversas linguagens.Caso você use o VS 2005 não precisara de IIS e nem mais nada, pois ele já tem tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Na boa, eu estou iniciando em asp.net, estou utilizando Visual Studio 2005 e o IIS do windows XP, na boa não estou tento problemas, recomendo tambem utilizar firefox, pois é rap10 para ler as paginas em asp.net.. Abraços... se alguem souber fazer um form enviar dados para uma base de dados em sql na integra e quiser me ajudar eu ficaria muito feliz, valeu....

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.