Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fernando_Bittencourt

Ferramentas p/ projetos em ASP

Recommended Posts

Acabei de ler em um tópico a seguinte afirmação:

Isso só pode ser coisa da Microsoft querendo que todo mundo migre pro Asp.Net, daqui a pouco não vai tem nem a opção de habilitar o ASP no IIS 8...

rebatida pelo amigo Jonathan

(...)Quanto ao comentário do a amigo janiokd creio que não seja essa a intenção da Microsoft, já que se eles querem "obrigar" o programador Asp migrar para .net, seria mais viavel migrar par outra linguagem com a estrutura semelhante a Asp pois .Net é completamente diferente de Asp e não tem nada associado, a não ser a estrutura básica do Vb (que não é a mesma,apenas lembra a linguagem).

Resolvi abrir um tópico sobre isso pra levantar a questão. Também concordo que a MS não quer acabar com o ASP. Mas gostaria que a galera comentasse a respeito das ferramentas que estão se extinguindo p/ a linguagem.

Não sei se alguém já usou o Microsoft Expression Web, o novo editor web da microsoft. Ele veio p/ substituir o FrontPage, sendo um editor fácil p/ pessoas leigas. Ele tem a opção de criação de páginas Server-Side, adivinhem, ASP.NET somente.

O Visual Studio ou o Visual Web Developer Express (free, q por sinal é mto bom) dão suporte a ASP, mas não oferecem um suporte legal a projetos, servem apenas de editores. Claramente se percebe isso.

O InterDev, o único bom editor da MS pra ASP foi descontinuado. Uma pena.

Para nós, desenvolvedores nos resta apenas 1 opção considerada excelente. O Dreamweaver, que por sinal, não é da MS. Nenhum outro consegue se equivaler.

O Edit Plus (Edit++) é uma boa ferramenta, mas ainda fica na condição de editor, sem a possibilidade de gerenciar projetos. Depois dele, que eu conheço, não tem mais nenhum bom.

Para mim está claro que o ASP não vai parar de ser usado, porém ele foi "deixado sem água e comida" pela própria empresa que o criou, estaríamos na mão da Adobe e outras.

Daqui a poucos anos estaremos usando o bloco de notas pra desenvolver em ASP.

Gostaria que a galera opinasse, deixando de lado a discussão ASP x ASP.NET que já é mais que rodada aqui no fórum, mas gostaria de focar as nossas ferramentas p/ desenvolvimento. Ah, lembrando que nem o edit++, nem o DW são free. Uma opção free p/ trabalhar com ASP seria o Visual Web Developer Express que não oferece suporte p/ gerenciamento de projeto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo que estão tirando o suporte para o ASP para popularizar o ASP.NET, mais quem já conhece a linguagem não necessita de suporte...eu sou iniciante em se tratando de ASP, e estou desenvolvendo minhas aplicações no D, e faço tudo na unha mesmo, e deveriamos usar esse potencial de desenvolvimento , como um diferencial.Apesar de tudo isso a technologia .NET é algo q vale a pena se usar devido suas inúmeras vantagens...como por exemplo o uso de FrameWorks, que possibilitam a despreocupação em se tratando de componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza estão acabando as ferramentas de apoio de programação em ASP, pelo q eu estou ouvindo...O problema seria se os servidores parassem de oferecer o IIS em seu pacote...KKKisso nunca vai rolá!!!

Compartilhar este post

Link para o post

sim mas olha soh ...eu tb uso o DW, e acho ele fantástico... o problema eh q uso a versão alternativa dele me entende (oficialmente uso o trial hehehe)...o Visual Web Developer eh de graça... as empresas q usam ASP, as grandes mesmo, pouquíssimas usam o DW, a maioria usa o TextEdit pq eh de graça ou o notepad mesmo...a licença do DW custa US$ 399,00 (baixaki)

Compartilhar este post

Link para o post

Já comentei uma vez sobre esse assunto e vou voltar a dar minha opinião.

Não é segredo para ninguém que o Microsoft não vai investir mais um centavo no desenvolvimento do ASP Clássico. Todo o esforço dela em termos de desenvolvimento web está no ASP.NET que deu um grande salto da versão 1.1 para a 2.0. A 3.0 já está saindo do forno embora seja um salto menor em relação ao passo anterior. Quando foi que saiu a mais recente versão do ASP mesmo?

Hoje para a microsoft promover o ASP Clássico seria como a Fiat fazer propaganda para o finado 147 enquanto atualmente ela oferece carros FLEX com motores mais econômicos e de desempenho, conforte etc muito melhores.

Hoje até fornecedores de componentes para asp descontinuaram seus produtos: http://www.aspsmart.com/

Lógico que os servidores continuarão a suportar ASP por muito tempo, afinal há milhões de desenvolvedores utilizando a plataforma pelo mundo e seria um tiro no pé OBRIGAR todo mundo a mudar.

Se a MS tem uma plataforma mais avançada, robusta e capaz é papel dela divulgar e populariza-la, e isso ela vem fazendo muito bem com o .NET. E nisso suas ferramentas de desenvolvimento, inclusive as gratuitas, cumprem muito bem o seu papel.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.