Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Claudio Neto

bem simples - arquivo na mesma pasta

Recommended Posts

Como eu faço para não precisar especificar um caminho inteiro para que o VB ache algum arquivo que esteja na mesma pasta do executável.Eu tentei utilizar o padrão do windows "..\nome do arquivo.aaa". Mas ele não acha desse jeito, para o VB é diferente oq tenho que fazer??Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como eu faço para não precisar especificar um caminho inteiro para que o VB ache algum arquivo que esteja na mesma pasta do executável.Eu tentei utilizar o padrão do windows "..\nome do arquivo.aaa". Mas ele não acha desse jeito, para o VB é diferente oq tenho que fazer??Obrigado.

na mesma pasta onde se encontra o executavel!app.pathPor ex. eu sempre jogo o bd na mesma pasta do executavel dai eu faço uma variavel na module public banco as stringdai no form de login eu jogo este codigobanco = app.path & "\dados.mdb"Sacou assim nao importa onde vai estar o executavel ele sempre vai buscar o bd na pasta q ele esta!Outra forma q eu tbm gosto de utilizar é mapeando unidades de rede, qdo você faz o programa você compartilha a pasta onde esta o executavel e o bddai você cria um mapeamento por exemplo z:\programa\vendabelezadai você cria a mesma modulebanco = "z:\dados\bd.mdb"bom taí dois exemplos legais, espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, isso é legal Adriano, mas serve também se eu estiver me conectando por ADO?Tipo, isso é o que costume usar para me conectar:Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\coleta.mdb;Persist Security Info=False"cn.OpenAi com o app.path ficaria assim:Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = app.path & "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\coleta.mdb;Persist Security Info=False"cn.OpenValeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Pô, isso é legal Adriano, mas serve também se eu estiver me conectando por ADO?Tipo, isso é o que costume usar para me conectar:Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\coleta.mdb;Persist Security Info=False"cn.OpenAi com o app.path ficaria assim:Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = app.path & "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\coleta.mdb;Persist Security Info=False"cn.OpenValeu...

Claudio to usando o ado agora, mas tenta o seguintecria uma variavel chamada banco as stringe manda ela receber istobanco = app.path & "\coleta.mdb"Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=banco;Persist Security Info=False"cn.OpenSó lembrando eu nunca usei vi algum exemplo do tipo, mas ve o q você consegue prq provavelmente eu vou precisar tbm, pois to trabalhando em um com sql, e vou precisar fazer este tipo de conexão!Bom espero ter ajudado!Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahaha... Adriano, você vai dar risada, é muito mais simples do que parece...Basta não indicar pasta nenhuma, não colocar nada, somente o nome do arquivo, assim:Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = app.path & "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=coleta.mdb;Persist Security Info=False"cn.OpenIsso funcionou...Valeu pela força mais uma vez...

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahaha... Adriano, você vai dar risada, é muito mais simples do que parece...Basta não indicar pasta nenhuma, não colocar nada, somente o nome do arquivo, assim:Set cn = New ADODB.Connectioncn.ConnectionString = app.path & "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=coleta.mdb;Persist Security Info=False"cn.OpenIsso funcionou...Valeu pela força mais uma vez...

kakakakakbom mas vamos por parteTu vai instalar em rede este trem???Bom se for faz o seguinte denomina um pc como servidor testa beleza.Dai tu faz o seguinte nas outras maquina você passa o ´setup só pra pegar as dll's e ocx necessarias depois apaga o executavel desta instalação e vai la e puxa um atalho do servidor.dai este codigo vai funcionar perfeitinho!Sacou!!!Eu espero q der certo!kakakakakAbraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Não, por enquanto não por em rede não... é só para uma máquina mesmo... por isso precisava deixar na mesma pasta, porque faço o programa aqui, mas instalo em outro computador, e indicando pra procurar sempre na mesma pasta não preciso indicar para meu cliente em que pasta ele deve deixar o arquivo para o programa funcionar...Valeu..

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito as definições ...Porém , deixa eu acrescentar algo em relação o App.Path ....Caso o seu executavel esteja na pasta:C:\Teste\Aplicativos\Ao executar o app.path ele retorna -> "C:\Teste\Aplicativos" **** SEM A BARRA ******Porém caso o seu executavel esteja na raiz do drive exemplo: C:\ao executar o app.path ele vai retornar -> "C:\"**** COM A BARRA ****Logo, sempre que for utilizar, valide se o ultimo caracter retornado é uma contra-barra ou não ...Se não tiver , coloque, se tiver não faça nada ....Sacou ...Um abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.