Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Radubrêdo

projeto de redes

Recommended Posts

Olá pessoal!É q estou precisando de uma "mãozinha", tenho q desenvolver um mini-projeto e estou com dúvida na hora de escolher os equipamentos.A rede será +- assim:-terei uma sede-matriz: com servidor de emai;banco de dados;ftp; servidor de arquivo...+ 2 laboratórios de ensino(25 máquinas cada).-terei duas filiais que terão acesso aos servidores da matriz(com laboratóriso de ensino de programação de computadores)-25 máquinas cadaObs: a distância entre as filiais e a matriz é de 16 Km.Gostaria de saber detalhes sobre tipos e quantidades de roteadores, switches e tipos de protocolos Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso vai variar de pessoa para pessoa, imagine colocando o projeto em prática, leve sempre em consideração uma futura expasão, nem que seja de 5 máquinas, esteja preparado, deixe algumas portas ou prepare a estrutura do local para receber equipamentos adicionais. Não tem como responder a sua pergunta desse jeito, ou seja, "no escuro", sem visualizar o terreno e a estrutura, é muito fácil lhe dar uma resposta incorreta, que não lhe atenderá.Para resolver a conexão entre a matriz e as filiais, você possui uma gama de opções, a mais em "conta" é uma VPN (veja como fazer uma aqui mesmo no site do imasters, na página principal, caso escolha o sistema operacional windows), para isso você vai precisar de uma ótima conexão com a internet, além de controlar a quantidade de banda disponível para os laboratórios e demais locais que necessitam de acessar a net, recomendo um server linux com squid como proxy. Se estiver com dinheiro sobrando, verifique a possibilidade de adotar um serviço com a sua operadora de telefonia (são vários e um pouco caros).Guia de referência:www.projetoderedes.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Bom acredito que nosso amigo Pheaker já respondeu ao máximo quase tudo que você precisa saber.Só passo pra você uma experiência que tenho.Estou fazendo uma instalação parecida com essa mas na área comercial.Ao inves de termos servidores de email e FTP, temos um BD compartilhado e um servidor de imagens do circuito interno de TV.O circuito é compartilhado por http mesmo com o superSpeeeeeeeeeeeedy da telefonica mas temos uma VPN aqui que usa um serviço antigo da TElefonica o X25 (RENPAC da Embratel) ele consiste em um LP de dados (linha Privada) mas custa caro R$498,00/mês pra uma banda de 19,2kbps. Isso mesmo 19,2kbps com um tráfego em torno de 9600bps.No nosso caso atende bem, apesar de qq um q ler isso achar o contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom acredito que nosso amigo Pheaker já respondeu ao máximo quase tudo que você precisa saber.Só passo pra você uma experiência que tenho.Estou fazendo uma instalação parecida com essa mas na área comercial.Ao inves de termos servidores de email e FTP, temos um BD compartilhado e um servidor de imagens do circuito interno de TV.O circuito é compartilhado por http mesmo com o superSpeeeeeeeeeeeedy da telefonica mas temos uma VPN aqui que usa um serviço antigo da TElefonica o X25 (RENPAC da Embratel) ele consiste em um LP de dados (linha Privada) mas custa caro R$498,00/mês pra uma banda de 19,2kbps. Isso mesmo 19,2kbps com um tráfego em torno de 9600bps.No nosso caso atende bem, apesar de qq um q ler isso achar o contrário.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.