Atreyu 0 Denunciar post Postado Abril 9, 2007 boasPrecisava de uma ajudinha!:Pgostava de saber como e que se determina o maior e menor digito de um numero inserido pelo utilizador!!Exemplo: 9876maior digito 9menor digito 6obrigada Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vergil 15 Denunciar post Postado Abril 10, 2007 Cara! Não sei se em Portugol dá pra fazer isso. A lógica é você ler o número como uma String e depois transformar em vetor de caracteres. Assim você faz um loop e compara um a um, posição por posição. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Atreyu 0 Denunciar post Postado Abril 10, 2007 Cara! Não sei se em Portugol dá pra fazer isso. A lógica é você ler o número como uma String e depois transformar em vetor de caracteres. Assim você faz um loop e compara um a um, posição por posição.sim eu percebi q tenho de dividir o numero....ixo nao ha problema.....o problema ta em testar qual e o maior!!tipo utilizo uma variavel auxiliar, inicializada a zero, e depois vou testando numero a numero....ate encontrar o maior....e depois para o menor!? <_< Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vergil 15 Denunciar post Postado Abril 10, 2007 Cara! Não sei se em Portugol dá pra fazer isso. A lógica é você ler o número como uma String e depois transformar em vetor de caracteres. Assim você faz um loop e compara um a um, posição por posição.sim eu percebi q tenho de dividir o numero....ixo nao ha problema.....o problema ta em testar qual e o maior!!tipo utilizo uma variavel auxiliar, inicializada a zero, e depois vou testando numero a numero....ate encontrar o maior....e depois para o menor!? <_<Eu pensei em dois caminhos pra se fazer isso. Eu aconselho a utilizar a segunda opção.Seguem os códigos:Primeira opçãoalgoritmo "iMasters"// Função : Descobrir o maior e o menor número// Autor : Vergil// Data : 10/04/2007// Seção de Declarações var numeros : vetor[1..5] de inteiro maior, menor, contar : inteiroinicio maior <- 0 // atribui o menor valor aceito(neste caso, só números positivos) menor <- 999999 // atribui um valor alto para contar de 1 ate 5 faca leia(numeros[contar]) // Descobrir o maior número se numeros[contar] > maior entao maior <- numeros[contar] fimse // Descobrir o menor número se numeros[contar] < menor entao menor <- numeros[contar] fimse fimpara escreval("Maior número digitado: ", maior) escreval("Menor número digitado: ", menor)fimalgoritmoSegunda opçãoalgoritmo "iMasters"// Função : Descobrir o maior e o menor número// Autor : Vergil// Data : 10/04/2007// Seção de Declarações var numeros : vetor[1..5] de inteiro maior, menor, contar : inteiroinicio maior <- 0 para contar de 1 ate 5 faca leia(numeros[contar]) fimpara menor <- numeros[1] // Recebe o valor do primeiro número como menor para contar de 1 ate 5 faca // Descobrir o maior número se numeros[contar] > maior entao maior <- numeros[contar] fimse // Descobrir o menor número se numeros[contar] < menor entao menor <- numeros[contar] fimse fimpara escreval("Maior número digitado: ", maior) escreval("Menor número digitado: ", menor)fimalgoritmo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Atreyu 0 Denunciar post Postado Abril 11, 2007 E bem!! Brigadao http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites