Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Atreyu

maior e menor digito

Recommended Posts

boasPrecisava de uma ajudinha!:Pgostava de saber como e que se determina o maior e menor digito de um numero inserido pelo utilizador!!Exemplo: 9876maior digito 9menor digito 6obrigada

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara! Não sei se em Portugol dá pra fazer isso. A lógica é você ler o número como uma String e depois transformar em vetor de caracteres. Assim você faz um loop e compara um a um, posição por posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara! Não sei se em Portugol dá pra fazer isso. A lógica é você ler o número como uma String e depois transformar em vetor de caracteres. Assim você faz um loop e compara um a um, posição por posição.

sim eu percebi q tenho de dividir o numero....ixo nao ha problema.....o problema ta em testar qual e o maior!!tipo utilizo uma variavel auxiliar, inicializada a zero, e depois vou testando numero a numero....ate encontrar o maior....e depois para o menor!? <_<

Compartilhar este post

Link para o post

sim eu percebi q tenho de dividir o numero....ixo nao ha problema.....o problema ta em testar qual e o maior!!tipo utilizo uma variavel auxiliar, inicializada a zero, e depois vou testando numero a numero....ate encontrar o maior....e depois para o menor!? <_<
Eu pensei em dois caminhos pra se fazer isso. Eu aconselho a utilizar a segunda opção.Seguem os códigos:Primeira opção
algoritmo "iMasters"// Função : Descobrir o maior e o menor número// Autor : Vergil// Data : 10/04/2007// Seção de Declarações var   numeros : vetor[1..5] de inteiro   maior, menor, contar : inteiroinicio	  maior <- 0 // atribui o menor valor aceito(neste caso, só números positivos)	  menor <- 999999 // atribui um valor alto	  para contar de 1 ate 5 faca		   leia(numeros[contar])		   // Descobrir o maior número		   se numeros[contar] > maior entao			  maior <- numeros[contar]		   fimse		   // Descobrir o menor número		   se numeros[contar] < menor entao			  menor <- numeros[contar]		   fimse	  fimpara	  escreval("Maior número digitado: ", maior)	  escreval("Menor número digitado: ", menor)fimalgoritmo
Segunda opção
algoritmo "iMasters"// Função : Descobrir o maior e o menor número// Autor : Vergil// Data : 10/04/2007// Seção de Declarações var   numeros : vetor[1..5] de inteiro   maior, menor, contar : inteiroinicio	  maior <- 0	  para contar de 1 ate 5 faca		   leia(numeros[contar])	  fimpara	  	  menor <- numeros[1] // Recebe o valor do primeiro número como menor	  para contar de 1 ate 5 faca		   // Descobrir o maior número		   se numeros[contar] > maior entao			  maior <- numeros[contar]		   fimse		   		   // Descobrir o menor número		   se numeros[contar] < menor entao			  menor <- numeros[contar]		   fimse	  fimpara	  	  escreval("Maior número digitado: ", maior)	  escreval("Menor número digitado: ", menor)fimalgoritmo
http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.