Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Felipe Borges em... o Borg

Classe Tween e Set Interval

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

 

Hoje vamos falar um pouco sobre animação em Flash com AS utilizando o Class Tween.

Existem diversas aplicações para esta classe, na minha opinião, quando ela é bem aplicada em uma peça publicitária você tem ganho no apelo visual.

 

O lance é, primeiramente, esquecer o timeline,em Action Script, isto não existe.

 

Bom o que é Class Tween?

 

Exemplo:

 

No timeline: para você dar movimento a um objeto, você criaria um movieclip ou graphic.

No primeiro frame você colocaria na posição inicial do objeto e no décimo frame você colocaria na posição final.

Depois atribuia ao timeline Create Motion Tween.

E assim o objeto moveria.

 

No Action Script:

 

1- crie um movieclip

2- dê um nome no "Instance Name"

3- crie outro layer chamado de AS

4- F9(abrir o editor de AS)

 

Agora vamos gastar as pontas dos dedos.

 

Para trabalhar com Class Tween, você precisa trazê-lo para o seu arquivo flash.

Ele já está na pastas de Classes que vem junto com o Flash, então:

 

import mx.transitions.Tween;

import mx.transitions.easing.*;

 

Ótimo. Agora vamos criar uma variável e atribuir valores a ela:

 

var ball_tween:Tween = new Tween(ball_mc, "_x", Regular.easeIn, 0, 300, 2, true);

 

Criei a variável: ball_tween, que é um Tween.

Chamei o Movieclip que criamos: ball_mc

Falei para ele que eu quero trabalhar sobre o eixo horizontal (_x)

Com movimento Regular e com efeito na entrada.

Partindo da posição Zero(0) e terminando na posição (300)

Com o tempo de 2 segundo

E utilizando o FPS do meu filme: true

 

Até aqui o seu MovieClip vai andar de 0 a 300, em dois segundos, pelo eixo horizontal, de forma regular.

 

Para quem entende de AS até agora está tranquilo.

Aí eu pensei:

 

"Mas quero que ele fique na posição final (300), por três segundos e depois retorne ao valor inicial ou outro valor."

 

Na ajuda do Flash ele mostra esta opção, somente com o clique, dando a função para ele retornar rewind(); mas não por tempo.

 

Solução?

 

Set Interval

 

E funciona com Class Tween?

Sim meu amigo, funciona uma maravilha.

Então segue o AS completo com a pausa deste tempo:

 

import mx.transitions.Tween;

import mx.transitions.easing.*;

var ball_tween:Tween = new Tween(ball_mc, "_x", Regular.easeIn, 0, 300, 2, true);

ball_tween.onMotionFinished = function() {

ball_tween.stop();

var ball2:Number = setInterval(ball2_mc,3000);

 

function ball2_mc (){

var ball_tween:Tween = new Tween(ball_mc, "_x", Elastic.easeInOut, 300, -100, 4, true);

clearInterval (ball2);

}

};

 

A partir daí dependa da sua criatividade.

Imagine um banner com entradas e saídas de MovieClips de forma suave, elástica, regular, com alpha....

 

Só um alerta.

O Class Tween só funciona para Action Script 2, portanto tome cuidado.

 

Dúvidas, sugestões ..manda para o Borges.

 

Pessoal, aproveitando, quero divulgar o meu blog " Na prancheta com Borges" uma experiência inusitada para falarmos de Flash - AS e de Publicidade para Publicitários

 

http://www.eduborgs.blogspot.com/

 

Abs....do Borges

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi.Estou tentando criar uma animação inicial com a classe tween e me veio uma duvida. Quando abro o swf os mcs vão para as posições que defini no inicio, mas na realidade gostaria que ele fosse para tal posição após determinado tempo depois que alguns mc ja estivessem em suas posições, sei que deve ter uma forma de fazer issu com set interval, uma das soluções que arranjei foi utilizar a time line só que assim fica tosco de mais dessa forma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.