Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcio.theis

Dívidas limitam chances de AMD crescer

Recommended Posts

Empréstimos financeiros limitam as chances da AMD levantar recursos para crescer.

 

A aquisição da produtora de chips gráficos ATI pela AMD foi financiada com dívida de 2,5 bilhões de dólares, numa operação que, pelas condições, poderia forçar a companhia a pré-pagar o financiamento caso ela obtenha mais empréstimos, emita ações ou venda ativos.

 

Alguns analistas avaliam que a única opção viável para a AMD seria obter recursos com um grupo de private equity --opção que os executivos disseram ser bem-vinda pela primeira vez na quinta-feira, após a empresa ter reportado um inesperado prejuízo trimestral de 611 milhões de dólares.

 

Rumores de que a AMD poderia ser inteiramente comprada por algum grupo de private equity se espalharam nas últimas semanas, embora analistas da indústria mostrem certo ceticismo diante da possibilidade.

 

Alguns afirmam ser possível que a AMD venda uma participação na empresa em troca de uma injeção de capital.

 

"Não vejo muito sentido para ser um negócio interessante para um private equity, porque trata-se de um setor de capital intensivo e onde há um grande competidor", disse o analista Cody Acree, da Stifel Nicolaus.

 

"Também não digo que isso não pode acontecer, porque os grupos de private equity estão cheios de dinheiro no momento", ressalvou.

 

O prejuízo da AMD evidenciou os tempos difíceis de competição com a Intel, rival de muito maior porte que está voltando a ganhar participação de mercado com processadores mais velozes para PCs e preços agressivos.

 

O analista Glen Yeung, do Citigroup, disse que ainda espera mais "degradação da situação financeira da AMD".

 

As disponibilidades são apertadas. Embora a AMD tenha perto de 1,2 bilhão de dólares em caixa, a empresa precisa financiar expansões de capacidade que apenas este ano vão custar 2 bilhões de dólares, mesmo após o recente anúncio de redução de 500 milhões de dólares nos investimentos programados.

 

Enquanto isso, a receita está sob pressão em meio à guerra de preços na indústria de chips, que não deve aliviar para a AMD até o lançamento de seus novos chips Barcelona no final deste ano.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.