Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

m-orlando

Caminho do bando de dados

Recommended Posts

Olá pessoal.Tenho uma duvida que me parece simples, mas mesmo assim eu gostaria de um esclarecimento.Bem, eu tenho um aplicativo simples que utiliza informações de um banco de dados em acces.Quando eu crio o exe, e vou utiliza-lo no computador de destino eu levo também o banco de dados (geralmente na mesma pasta).O problema é que quando eu estou construindo o aplicativo eu uso a instrução set banco = OpenDatabase("C:\Documents and Settings ...etcMas dessa maneira o aplicativo só vai “ler” o banco de dados se ele estiver exatamente nesse caminho – no meu pc funciona perfeitamente, mas com certeza no pc de destino não terei o mesmo caminho desde o (“C:\ Documents and settings ... etc ate o banco de dados.Minha pergunta é a seguinte:Há uma maneira de se colocar como caminho do banco de dados apenas a pasta final onde encontra-se o banco de dados??? Ou seja, uma maneira de na instrução Set começarmos com o nome da pasta e depois o banco de dados (por exemplo Set banco = OpenDatabase("Pecas_equipamentos\Bdados_pecas_equipamentos"). E não ("C:\documents and Settings etc...")Ou eu preciso saber o caminho exato onde eu vou colocar o banco de dados no pc de destino, para poder assim instruir corretamente o meu aplicativo antes de gerar o exe?Espero que eu tenha conseguido explicar claramente a minha dúvida.Desde já agradeçoTe+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.Tenho uma duvida que me parece simples, mas mesmo assim eu gostaria de um esclarecimento.Bem, eu tenho um aplicativo simples que utiliza informações de um banco de dados em acces.Quando eu crio o exe, e vou utiliza-lo no computador de destino eu levo também o banco de dados (geralmente na mesma pasta).O problema é que quando eu estou construindo o aplicativo eu uso a instrução set banco = OpenDatabase("C:\Documents and Settings ...etcMas dessa maneira o aplicativo só vai “ler” o banco de dados se ele estiver exatamente nesse caminho – no meu pc funciona perfeitamente, mas com certeza no pc de destino não terei o mesmo caminho desde o (“C:\ Documents and settings ... etc ate o banco de dados.Minha pergunta é a seguinte:Há uma maneira de se colocar como caminho do banco de dados apenas a pasta final onde encontra-se o banco de dados??? Ou seja, uma maneira de na instrução Set começarmos com o nome da pasta e depois o banco de dados (por exemplo Set banco = OpenDatabase("Pecas_equipamentos\Bdados_pecas_equipamentos"). E não ("C:\documents and Settings etc...")Ou eu preciso saber o caminho exato onde eu vou colocar o banco de dados no pc de destino, para poder assim instruir corretamente o meu aplicativo antes de gerar o exe?Espero que eu tenha conseguido explicar claramente a minha dúvida.Desde já agradeçoTe+

Orlando, acessa isso aqui, talvez te ajude:Clique

Compartilhar este post

Link para o post

Se o banco estiver na pasta do EXE use o APP.PathSet banco = OpenDatabase(app.Path & "\Banco.mdb") ou coloque a pasta dele se ele estiver um nivel acima: Set banco = OpenDatabase(app.Path & "\DBase\Banco.mdb")Caso voce for trabalhar com o sistema numa rede, eu recomendo que voce coloque o caminho do banco em um arquivo INI ... e deixe isso dinamico para alteracao.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Claudio, obrigado Dennys esse parte do me aplicativo ja esta rodando valeu...Dennys eu ainda sou iniciante em Vb mas isso que você falou de usar um arquivo .ini para deixar essa informação dinâmica me pareceu bastante interessante. você poderia me falar mais sobre o assunto???

Compartilhar este post

Link para o post

Ola ...

Entao .... funcionaria mais ou menos desse jeito ...

Voce cria um arquivo chamado por exemplo Config.ini, que ficara na pasta raiz do sistema, e nele voce coloca o seguinte:

[Meu Sistema]

Path_DB = "c:\Projeto\DBase\Banco.mdb"

Dai, ao iniciar o sistema voce chama a funcao para ler o registro do arquivo INI (Existem varias funcões que leem o arquivo, nelas voce passa o caminho do arquivo {app.Path & "\Config.ini"}, e a localização da 'tag' que voce deseja recuperar {"Meu Sistema"} e {"Path_DB"}, ai ele retorna em uma variavel (vamos chamar de sCaminho) o valor {"c:\Projeto\DBase\Banco.mdb"} -- Caso voce nao encontre a funcao de leitura e gravação do INI eu te envio)

Ai ficaria assim:

Set banco = OpenDatabase(sCaminho)

No arquivo INI voce pode colocar todo tipo de configuração do sistema que voce vai utilizar como por ex: Caminho do Banco de Dados, Pasta de Relatorios, Nome do Banco, Servidor ....

Voce tambem pode criar uma tela de administração no seu sistema para que o usuario possa salvar essas configurações tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.