Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ezidio

Qual a melhor forma de mapear um banco de dados

Recommended Posts

Olá a todos....Vejo que este fórum pra PHP só esta abrangendo assuntos para quem esta iniciando no PHP.Acho que está faltando um local para discutir e trocar experiências sobre padrões de projeto, orientação a objetos, FrameWorks, etc etcPor exemplo... uma duvida que eu tenho seria... Qual a melhor forma de mapear um banco de dados? Via Xml (como o hibernate), via Classe PHP (como o Doctrine) ou buscar diretamente da estrutura do banco (não curti essa idéia)???Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa e ae beleza. Creio que o Imasters é o melhr forum de desenvolvedores que ja conheci. Com relação ao nivel se é basico, Intermediario ou Avançado nao penso como voce pois aqui é o forum de PHP e é livre para qualquer nivel de post. INdependente de ser basico ou avançado é so postar que logo alguem do nivel da sua pergunta estara te respondendo..Um abraço .... falow

Compartilhar este post

Link para o post

Não discuto que ele é o melhor, pois realmente é dificil achar um forum do nivel do Imasters no Brasil atualmente...O que eu quis dizer é que, levando em conta o tipo de perguntas que surgem, esta mais a nivel de iniciante...

Compartilhar este post

Link para o post

Opa.. kra pode postar coisas aqui avançado não precisamos de uma área para isso, Pois você verá que aqui tem muito nego que manja e muito de PHP só criar um topico como você fez informando que é PHP Avançado. que quem manja vai entrar e ver o problema e tals..Bem vamos a sua pergunta que forma usa.Hoje eu trabalho no metodo estrutural metodo onde eu crio os selects na mão ainda. Pois não cheguei a mecher ainda com o Doctrine que pelo que ouvi dizer ele é muito bom tira a quele seu esquema de fica criando Selects atraz de Selects.Hoje cada projeto detem um metodo diferente de tratar os dados. depende muito do projeto que você está criando e até mesmo a afinidade seu em um determinado padrão de criação. Se você gosta do XML tu vai criar em XML se tu gosta de Doctrine Tu vai criar nele se tu gosta de criar classes já preparada para consulta em banco Tu vai criar..Então depende muito no meu conver de quem está desenvolvendo ou até mesmo a equipe em si que está envolvido no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu utilizo o XML atualmente, porem eu tenho duvidas em questão a sua performance e na facilidade de gerenciamento do mesmo. Alguem ja fez alguma experiência utilizando as duas formas de mapeamento?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acho que voce ta arrumando sarna pra se coçar !

Pra que utilizar XML pra mapear ?

R: Organização, estruturação, talvez ... mas esses resultados tambem poderão ser obtidos utilizando data mapper.

Eu uso classes para mapear os objetos às entidades do banco de dados.

Eu cansei de dizer qual frameworks eu utilizo, acho que a galera que lê os meus posts que é provavelmente a mesma galera que verá este tópico, ja sabe muito bem qual frameworks eu uso ...

mas de qq forma, eu uso o zend, e ha tempos que eu nao sei mais oque é um "select campo1, campo2, campoN .... from tb"

No maximo, eu faço um select em uma view de banco de dados, mas é raro!!

abrasss

Compartilhar este post

Link para o post

Então... to chegando a conclusão que é melhor utilizar classes para mapear as entidades em Objetos... Até então eu utilizava o XML...

Compartilhar este post

Link para o post

você ta querendo discutir seu ponto de vista em relaçao as ferramentas q você ta dispondo.... faz assim, na hora que você tiver duvida posta ai, nao prometemos resolver pra você , mas faremos de tudo pra ajudar você a resolver.... aqui tem caras que eu conheço como o Scorninpc, Anderson Melo, Tmferreira, Fitinge, o Lion ai , Fabyo..... só fera..... você nao tem noçao do que os caras fazem.... ao contrario de você acho que o forum aqui é como a programaçao, responde aquilo que perguntamos.... dinamico!!! flexivel... acessivel por programadores nos diversos niveis.....vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Galera nao ha necessidades de discutir o nivel do forum do imasters, ele fala por si só, ou seja, é excelente!!!!Um abraço a todosTopico editado -> se ater ao assunto abordado por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

Menos ezidio... menos... o Fórum do Imasters tem bastante pergunta iniciante sim... mas é que quem esta a nivel avançado não faz muita pergunta... ;) O Mapeamento em XML é bacana pela portabilidade, mas se for utilizado somente com PHP acho que não tem vantagem. Existe uma classe de persistencia chamada Lumine que faz isso com XML, assim como o Hibernate que voce citou...o DocTrine faz isso com o PHP, e muito bem por sinal.Alias, o DocTrine é uma camada de abstração e persistencia que se escuta falar pouco no Brasil..."buscar diretamente da estrutura do banco"... Seria atraves das funções em PHP para retornar a estrutura das tabelas? (para o Mysql: mysql_list_fields — Lista os campos de uma tabela) Se for isso, acho que é interessante... só teria que ver se os outros SGBD's fornecem essa funcionalidade, só que mesmo assim, ficaria restrito apenas ao mapeamento simples, impedindo validações mais elaboradas, como o Lumine e o DocTrine Faz...

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o Void :, também uso Data Mappers.

Devido à particularidades do projeto em que trabalho, não pude utilizar nenhum framework, e estou fazendo esse trabalho trabalhoso todo na mão. Desde que comecei, já mudei a arquitetura umas três vezes e aprendi muito com os meus erros. E continuo aprendendo ...

Quem nunca fez alguma camada de abstração de dados toda na mão, faça um dia, é bem divertido. =)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.