Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

filipefurriel

cookies ou sessions

Recommended Posts

preciso de ajuda com cookies...alguém poderia me ajudar com o envio de cookies...estou usando em uma página o seguinte script....<%response.cookies("nome_do_cookie")("parametro")=request.querystring("variavel_recebida")%>'ela estah recebendo atraves da query as variaveis na url...dentro do response.cookie...minha duvida eh seguinte, eu esperava q criasse o cookie lah no document and setting porém nem sinal dele. E a página q recebe o cookie, na verdade a variavel, q seria da seguinte forma...<%variavel = request.cookie("nome_do_cookie")("parametro")%>...não terá utilidade se não conseguir criar o cookie...alguém poderia me ajudar...não sei o que pode ser...já me falaram sobre colocar o cookie acima do código <html>, porém já me falaram tb q naum tem problema pq eh soh botar um response.buffer=true...espero q alguém possa me ajudar, ficaria muito grato...filipe furriel

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camarada,E se o navegador do cliente estiver configurado para não aceitar cookies?Seu navegador esta configurado para aceita cookies?Então sua aplicação não terá utilidade?!Qual o objetivo dos cookies na sua aplicação?t+

Compartilhar este post

Link para o post

fala brother....olha...eu estou começando a conhecer asp e programar......e estava pensando em fazer uma galeria onde, dois frames trabalham na página com miniatura e a foto maximizada. + pensei em colocar tb na página um espaço p relacionar as galerias e comentarios sobre aquela galeria q pode ser selecionada...então...pensei...na relação de galerias eu fiz conexao com banco e listei...e atraves do click na galeria selecionada envia a variavel referente a galeria pelo url......onde a página q relaciona as miniaturas recebera a variavel....por isso queria utilizar o cookie, para fazzer a ligação entre as páginas apesar de estar carregada em um frame....naum sei se entendeu ... + tentei ser o + claro....+ há alguma forma de eu enviar uma variavel p diversas páginas ao mesmo tempo...sem ter q fazer um redirect?isso pq se houver estah forma...facilitará o processo...o q penso....

Compartilhar este post

Link para o post

Camarada,

É complicado dugerir algo remotamente.

Mas como disse o uso de cookies depende do navegador esta configurado para aceitá-los! Caso não aceite sua página ficará com erro.

Um forma prática de passar variáveis para várias páginas seria a criação de sessions.

Um exemplo seria na pagina PAG1.ASP:

''--Cria uma session com o nome do usuário vindo de um recordsetSession("nome_usuario") = rs("nome_usuario")

Pagina PAG02.ASP:

''--Imprime session criada na pagina PAG01.ASPresponse.write Session("nome_usuario")  & "<br>"'--Cria outra session Session("acessos") = rs("acesso")

Pagina PAG03.ASP:

''--Imprime session criada na pagina PAG01.ASP e PAG02.ASPresponse.write Session("nome_usuario")  & "<br>"response.write Session("acessos")  & "<br>"

Bom como pode ser visto as session´s podem ser criadas a qq momento e utilizada em qq página enquanto o browser estiver ativo. Se ocorrer time out ou desconectar o navegador as session´s são mortas automaticamente.

Deu uma luz?

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Vou tentar fazer isso tudo com session mesmo...vou dar umas lidas e tentar...deixa eu ver se entendi...qualquer página de sequencia..q vier após a q declarou a variavel na sessão...pode4rá receber a variavel...sem haver um request p pegar a variavel ou, uma query p pegar tb...ela pega soh declarando o <%=session("variavel")%> num eh?......como a página trabalha com frames vou criar uma soh p declarar o session sempre uma vez q aperto uma galeria.......e nas diversas páginas q estaum em frames colocarei o response p receber a bendita variavel declarada....acho q endendi.....cara , soh tenho uma duvida, ... como o list das galerias estah em um frame, e assim quando eu apertar a galeria escolhida ele vai carregar a página q recebe a session e voltar p a mesma, como eu poderia fazer p ele dah um refresh na página q estaum tds os frames, no caso a principal, obrigando tds os frames fz o refresh tb, isso pq naum adianta nd eu declarar a variavel e as páginas q estaum nos frames naum carregarem com a variavel nova...entende?......haveria uma forma de eu dah um refresh numa página, mesmo estando numa outra página?

Compartilhar este post

Link para o post

Camarada,

Não entendi nadinha do que você escreveu aqui:

...acho q endendi...

..cara , soh tenho uma duvida, ... como o list das galerias estah em um frame, e assim quando eu apertar a galeria escolhida ele vai carregar a página q recebe a session e voltar p a mesma, como eu poderia fazer p ele dah um refresh na página q estaum tds os frames, no caso a principal, obrigando tds os frames fz o refresh tb, isso pq naum adianta nd eu declarar a variavel e as páginas q estaum nos frames naum carregarem com a variavel nova...entende?...

...haveria uma forma de eu dah um refresh numa página, mesmo estando numa outra página?

O que posso dizer é que as session´s são variáveis de escopo global (duram enquanto o navegador estiver aberto e não ocorrer time out) quem são vista por todas, note bem, todas as páginas e includes. Sendo que o seu valor poderá ser alterado em qq página a qq momento, claro desde que ela seja criada.

Qto ao controle de como carregar as session´s ou mesmo os refresh´s fica complicado opinar pois desconheço totalmente seu ambiente apesar de saber se tratar de uma galeria. Pois talvez minha concepção de galeria seja diferente da sua.

Para entender as session´s recomendo a teoria suína: "é fuçando que se aprende" http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Sugestões:

[*]Faça testes criando várias páginas e session´s nelas e tente compreender como funciona.

[*]Crie pelo menos um esboço da galeria utilizando as sessions pois fica mais fácil ajudar com algo palpável.

[*]Para listar todas as sessions criadas utilize este código no inicio de cada página:

<%Session("teste1") = "oi"Session("teste2") = "ola"Session("teste3") = "t+"For each s In session.Contents	Response.Write Session.Contents.Key(s) & " = " & Session.Contents.Item(s) & "<br>"nextResponse.end%>
O FOR EACH permite navegar pela coleção de objetos da Session.

No mais vai postando suas dúvidas que vamos tentando ajudar.

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Olha brother ... fiz um teste com session...dentro de várias iframes q estaum por sua vez em outra iframe mãe...deu certo, mesmo eu naum sendo programador asp deu p fazer algo muito legal...vou começar a realiza-la agr por completo ... terminando c td ocorrer certo ... postarei p discutirmos o script em si... p analisar sua estrutura se estah corretas ou naum....

Compartilhar este post

Link para o post

voltei...ainda estou fazendo aql estrutura..soh q agr sem cookie e como o amigo explicou...session....soh q estah dando pau na seguinte estrução:

nome_galeria = Session("nome_galeria_frame")

Dim Fso,arq,pasta

Set Fso = CreateObject("scripting.filesystemobject")

Set pasta = Fso.getfolder(server.mapPath("imagens/<%= nome_galeria%>/"))

...criei nome_galeria com o session q já existe...depois as variaveis p trabalhar com acesso à pasta (visto pelo tuto do Vitor Oliveira http://www.imasters.com.br/artigo/3620)...cria o objeto getfolder...soh q aih estah o problema....ele dah erro na linha...

Set pasta = Fso.getfolder(server.mapPath("imagens/<%= nome_galeria%>/"))

...no mapPath eu posso colocar uma varivel de alg forma? p imprimir ela pelo response.write...eu acho q tah dando erro por causa q o mapPath deve pegar tdq tah dentro das "" como texto ... não sei como fazer...pq a variavel nome_galeria seria na verdade o nome de uma galeria de muitas dentro da pasta imagens....

se algupem puder ajudar agradeço.....vwl brothers

Compartilhar este post

Link para o post

Camarada,

Segue o código alterado:

<%sCaminho = "imagens/" & nome_galeria & "/"Set pasta = Fso.getfolder(server.mapPath(sCaminho))%>

Era erro com as ".

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.