Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Iaiá

Validação de Formulário E-mail

Recommended Posts

Pessoal,

Aproveitei um formulário de email para a minha página contato que aprendi em um curso há algum tempo, mas acho que na adaptação errei em algum ponto do código e queria a ajdua de vocês.

Neste código, o meu objetivo é verificar se todos os campos foram preenchidos e também se foram usados os caracteres corretos.... alguém se habilita a dar uma olhadinha?

if(CampoBranco(form.nome) == true) {		alert("Você esqueceu de preencher seu nome.");   		form.nome.focus();		return false;	}	if(CampoBranco(form.empresa) == true) {		alert("Você esqueceu de preencher sua empresa.");   		form.empresa.focus();		return false;	}	if(CampoBranco(form.ddd) == true) {		alert("Você esqueceu de preencher o DDD.");   		form.telefone.focus();		return false;	}	if(CampoBranco(form.telefone) == true) {		alert("Você esqueceu de preencher seu telefone.");   		form.telefone.focus();		return false;	}			  if(CampoBranco(form.email) == true) {		alert("Você esqueceu de preencher seu e-mail.");   		form.email.focus();		return false;	}	if(CampoBranco(form.mensagem) == true) {		alert("Deixe aqui sua mensagem!.");   		form.mensagem.focus();		return false;	}	ok = 0;for (i=0; i<7; i++)  // Verifica se campo preenchidofunction CampoBranco(campo) {	if(campo.value == "")		return true;	else		return false;}function MM_findObj(n, d) { //v4.01  var p,i,x;  if(!d) d=document; if((p=n.indexOf("?"))>0&&parent.frames.length) {	d=parent.frames[n.substring(p+1)].document; n=n.substring(0,p);}  if(!(x=d[n])&&d.all) x=d.all[n]; for (i=0;!x&&i<d.forms.length;i++) x=d.forms[i][n];  for(i=0;!x&&d.layers&&i<d.layers.length;i++) x=MM_findObj(n,d.layers[i].document);  if(!x && d.getElementById) x=d.getElementById(n); return x;}function MM_validateForm() { //v4.0  var i,p,q,nm,test,num,min,max,errors='',args=MM_validateForm.arguments;  for (i=0; i<(args.length-2); i+=3) { test=args[i+2]; val=MM_findObj(args[i]);	if (val) { nm=val.name; if ((val=val.value)!="") {	  if (test.indexOf('isEmail')!=-1) { p=val.indexOf('@');		if (p<1 || p==(val.length-1)) errors+='- '+nm+' precisa conter um endereço de e-mail válido.\n';	  } else if (test!='R') { num = parseFloat(val);		if (isNaN(val)) errors+='- '+nm+' Use apenas números.\n';		if (test.indexOf('inRange') != -1) { p=test.indexOf(':');		  min=test.substring(8,p); max=test.substring(p+1);		  if (num<min || max<num) errors+='- '+nm+' must contain a number between '+min+' and '+max+'.\n';	} } } else if (test.charAt(0) == 'R') errors += '- '+nm+' is required.\n'; }  } if (errors) alert('Os seguintes erros ocorreram:\n'+errors);  document.MM_returnValue = (errors == '');}

Na verdade, não entendo quase nada de javascript.... aprendi alguns códigos em um curso de DW.... tô precisando estudar, mas este aqui é meio urgente!

Muito obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça assim moça:

function Preenche(){	var campo;	campo = new Array;	campo[0] = document.getElementById('id_do_campo');	campo[1] = document.getElementById('id_do_campo');	campo[2] = document.getElementById('id_do_campo');	for(var i = 0; i < 3; i++)	{		if(campo[i].value == "")		{			campo[i].focus();			alert("Favor preencher o campo em destaque!");			return false;		}	}}

É bem mais simples e fácil de entender, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigada!Agora estou com um outro problema..... não sei nem se posso dar continuidade neste tópico ou se devo postar na seção do DW porque fiz o formulário lá e está dando erro...O Form action está assim:

<form action="mailto:contato@ajuda.com.br?subject=Contato Site" method="post" enctype="text/plain" name="form1" id="form1" onSubmit="return submit_page(this);"> <div align="center">

E o botão de envio é input image, assim:

<input name="botao" type="image" id="botao" onClick="validacao()" src="../imagens/botao-envio.gif">

Sei que tem muitos posts com dúvidas de formulários, mas pesquisei bastante e não encontrei nada de errado que justificasse o js não funcionar direito.... vi em alguns lugares que o onClick traz "validacao()" e outros assim: ="validacao();". Testei das duas formas e nada! Por isso estou pedindo ajuda...Mais uma vez, obrigada!

Compartilhar este post

Link para o post

Tente colocar a função de validação no onSubmit do form, assim:

<form action="" method="POST" id="form" onSubmit="return Preeche();">

e coloque um botão do tipo submit...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.