Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sam Spade

Cuidado Com Os Falsos Codecs

Recommended Posts

Os falsos codecs são variantes do trojan Zlob e não devem ser instalados pois, abrem caminho pra infecções por outros trojans, rootkits, etc.

 

A infecção pelo smitfraud é um dos melhores exemplos, pois é através destes falsos codecs, que é instalada e aparecem avisos de infecções (que não existem, a não ser ela própria) e que induzem o usário a instalar falsos anti spywares (rogues), como o SpySheriff, BraveSentry, SpyLocked, Spyaxe, VirusBursters, AntiVermins, etc. O seu objetivo final, é que o usuário pague para remover o que não existe.

 

Geralmente, o internauta entra em um site adulto e tenta ver um dos vídeos oferecidos, mas então, uma janela de abre, dizendo que o Windows Media Player não pode rodar o vídeo, sendo necessária a instalação de um Codec ou um Video ActiveX Object que, eles gratuitamente oferecem. Ao aceitar, a armadilha se fecha:

 

wmpcannotplaysunbelteo3.jpg

 

wmpcannotplay2sunbeltlb1.jpg

 

Imagens de falsos codecs:

 

iaxobjectsunbeltvb1.jpg

 

dvdaccesssunbeltuu4.jpg

 

silvercodecsunbeltsa9.jpg

 

 

Os falsos codecs precisam ser instalados e isso é decidido pelo usuário, que na maioria das vezes, não percebe o risco que corre ao fazer isso. A instalação:

 

instcodecsunbeltrt0.jpg

 

Após a instalação deste falso codec em questão, o usuário passará a receber pop-ups da Seekmo, adware da Zango (180Solutions).

 

seekmopopupsunbeltof3.jpg

 

 

Em outro exemplo, a instalação de um codec, também instalou a infecção pelo smitfraud e o usuário passará a receber os alertas de infecções, como no exemplo abaixo:

 

trayalertsunbeltrt5.jpg

 

 

Assim, a melhor forma de evitar a armadilha dos falsos codecs é, instalando-os sempre em sites confiáveis.

 

Como exemplo, se precisar de um codec para DivX, vá no site do desenvolvedor ( http://www.divx.com/ ) e instale-o lá.

 

 

Artigo baseado nas investigações de Patrick Jordan e Alex Eckelberry da Sunbelt Software ( http://www.sunbelt-software.com ). Todas as imagens foram também obtidas pela Sunbelt-Software.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tutorial sobre falsos codecs é muito bom para alerta muitos, para não sai clicando em tudo q ver pela frente..

 

E é muito difícil controlar o avanço dessas pragas, pois 5 trabalham para fazer o bem, enquanto 1000 trabalham para fazer o mau.

 

Parabens Sam Spade pelas dicas...

 

 

Sucesso para você!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas!Mas infelizmente e oque esta acontecenso com meu computador...Ate criei um topico pedindo para analisar meu log e tentatr resolver o problema...Caso você possa me ajudar , obrigada antes de tudo, e me desculpe estou me familiarizando com imastersAtenciosamenteMi.ka

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.