Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rasp

Usando includes no ASP

Recommended Posts

Fala galera... hehe depois de muito tempo to aqui pra pedir a ajuda de vocês na questão dos includes no asp... coisa que no php é muito facil e pratico pra mim... enfim vamos ao que interessa... estou tentando utilizar o seguinte sisteminha de includes que uso no php:

Codigo no PHP:

<?php	switch($_GET["url"]) {		case ("pagina1")  : $pagina = "pagina1.php"; break;		case ("pagina2") : $pagina = "pagina2.php";	break;		default : $pagina = "inicial.php";	}?>

Esse codigo eu utilizo antes do cabeçalho da pagina... antes da tag <html>

Já dentro do codigo onde serão disponibilizadas as infos do site "conteudo" eu coloco a seguinte informação

<? include($pagina); ?>

E nos links eu coloco o link do seguinte modo:

<a href="?url=pagina1"> ;  <a href="?url=pagina2">

Com esse processo o endereço da pagina não é exibido no browser ficando da seguinte forma quando clico no link

http://www.osite.com.br/index.php?url=pagina1

E eu gostaria de fazer essa função no asp... mais já tentei varias vezes modificando as tags do php e tudo mais não consigo...

Será que alguem poderia me dar um help?

Vlwwws

abs =)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se eu entendi muito bem... mas acho que é isso que precisa:

<%SELECT CASE request("url")	CASE "pagina1"  pagina = "pagina1.php"	CASE "pagina2"  pagina = "pagina2.php"	CASE ELSE	   pagina = "inicial.php"END SELECT  %><!-- #Include File "<%=pagina%>" --><a href="<%=pagina%>">Clique</a>

Qualquer coisa posta aí.

Compartilhar este post

Link para o post

até onde sei include file nao aceita tags do asp, tanto é que não conseguimos colocar uma querystring

seria isso aqui:

select case request("url")case "pagina1"%><!-- #Include File "pag1.asp" --><%case "pagina2"%><!-- #Include File "pag2.asp" --><%else%><!-- #Include File "pag3.asp" -->
só que você vai perder em desempenho

Compartilhar este post

Link para o post

Corretamente jonathandj, não havia me tocado sobre tags ASP no include.

Só pra abranger conhecimentos, vai uma outra saída.

<%SELECT CASE request("url")	CASE "pagina1"  pagina = "pagina1.php"	CASE "pagina2"  pagina = "pagina2.php"	CASE ELSE	   pagina = "inicial.php"END SELECT  Server.Execute pagina%>

Compartilhar este post

Link para o post

Fala galera!

Primeramente vlwwww pela disposição ai em ajudar... mais seguinte

fiquei meio perdido.. deixa eu ver se entendi...

devo colocar o codigo da seguinte forma?

<%SELECT CASE request("url")	CASE "pagina1"  pagina = "pagina1.asp"	CASE "pagina2"  pagina = "pagina2.asp"	CASE ELSE	   pagina = "inicial.asp"END SELECT  Server.Execute pagina%>

E pra incluir as paginas e o link? e o mesmo que o dataset fez la em cima?

<!-- #Include File "<%=pagina%>" --><a href="<%=pagina%>">Clique</a>

pra tentar facilitar mais eu queria fazer igual a esta site www.filippodj.com.br

Espero que de pra facilitar vcs [:)]

absssss

Esqueci de falar uma coisa... o codigo acima não funciona de jeito nenhum... =/

Compartilhar este post

Link para o post

até onde sei include file nao aceita tags do asp, tanto é que não conseguimos colocar uma querystringseria isso aqui:

select case request("url")case "pagina1"%><!-- #Include File "pag1.asp" --><%case "pagina2"%><!-- #Include File "pag2.asp" --><%else%><!-- #Include File "pag3.asp" -->
só que você vai perder em desempenho
Então faz como eu demonstrei, colocando o código no inicio da páginaA forma que o dataset mostrou inicialmente não funciona pois include file não aceita tags do asp, somente texto

Compartilhar este post

Link para o post

jonathandj beleza... mais como eu vo colocar o include pra inserir o conteudo da pagina e os links?

ps: vou testar aqui pra ver se fica ok

prq não estou entendendo da onde ira puxar o "url" e como o sisteminha vai identificar quem e a pagina inicial do include :s

Compartilhar este post

Link para o post

logica simples

</html><head></head><body>titulo do site<%select case request("url")case "pagina1"%><!-- #Include File "pag1.asp" --><%case "pagina2"%><!-- #Include File "pag2.asp" --><%else%><!-- #Include File "default.asp" -->rodapé da página</body></html>
e nos links você coloca

<a href="default.asp?url=pagina1">págna 1</a><a href="default.asp?url=pagina2">págna 2</a>

Compartilhar este post

Link para o post

cara...a ideia é a mesma só que no php você passa o nome da página pra uma variavel e chama em um include no final e no asp você vai fazer cada include a cada CASE do SELECT. Diriamos que no php é mais simples, mas o resultado será o mesmo com asp. Faça o modelo que demonstrei acima para teste, verá que vai funcionar também

Compartilhar este post

Link para o post

jonathandj,

Seu trab ta perfeito brother so que... as paginas que não seja a default não abrem da pagina nao encontrada, e no php o conteudo abre pela variavel <? include($pagina); ?>

e isso que eu queria ver cntg se teria como usar no asp?

No PHP o codigo ta assim:

<?php	switch($_GET["url"]) {		case ("pagina1")  : $pagina = "pagina1.php"; break;		case ("pagina2") : $pagina = "pagina2.php";	break;		default : $pagina = "inicial.php";	}?><html><head><title>Teste de Includes no PHP</title></head><body><ul>	<li><a href="?url=default">Principal</a></li>	<li><a href="index.php?url=pagina1">Pagina 1</a></li>	<li><a href="index.php?url=pagina2">Pagina 2</a></li></ul><? include($pagina); ?></body></html>

Compartilhar este post

Link para o post

foi mal, faltou coisa no codigo que passei, não é ELSE e sim CASE ELSE e faltou END SELECT

</html><head></head><body>titulo do site<%select case request("url")case "pagina1"%><!-- #Include File "pag1.asp" --><%case "pagina2"%><!-- #Include File "pag2.asp" --><%case else%><!-- #Include File "default.asp" --><%end select%>rodapé da página</body></html>
ou seja, se nenhuma das condições CASE forem verdadeirasele inclui a página default.asp, se preferir pode usar no lugar do include

response.redirect("default.asp")

basta retirar as tags asp no case else e o include

Compartilhar este post

Link para o post

Cara desculpa por estar enchendo você... mais e que fico muito perdido no asp...sera que daria pra usar como eu demonstrei nesse cod acima?prq assim.. do jeito que eu demonstrei acima... incluindo so o conteudo... eu posso colocar puxando de paginas que estao dentro de pastas sem precisar alterar qlqr caminho de css e tal... prq se nao eu vou ter que colocar todo o conteudo na pasta raizVlwww pelo ajudão brother (y)

Compartilhar este post

Link para o post

Coloca isso e roda...

<%SELECT CASE request("url")	case "pagina1"  pagina = "pagina1.php"	case "pagina2"  pagina = "pagina2.php"	case else	   pagina = "inicial.php"END SELECT%><html><head><title>Teste de Includes no PHP</title></head><body><ul>	<li><a href="index.php">Principal</a></li>	<li><a href="index.php?url=pagina1">Pagina 1</a></li>	<li><a href="index.php?url=pagina2">Pagina 2</a></li></ul><%server.Execute pagina%></body></html>

Compartilhar este post

Link para o post

sem galho cara, estamos ai pra ajudar...além do mais, nunca se sabe se um dia vamos pro php também rsrs....

respondendo sua pergunta....pode sim, só você fazer a referencia a pasta, tipo

<%select case request("url")case  "pagina1"%><!--#include file="pasta1/default.asp"--><%case  "pagina2"%><!--#include file="pasta2/default.asp"--><%case  "pagina3"%><!--#include file="pasta3/default.asp"--><%end select%>

Compartilhar este post

Link para o post

dataset e jonathandj,

rsrs estamos no caminho... creio que ate que o dataset entendeu oq eu quero fazer... não é somente apontar para a pasta jonathandj, eu quero que a funçao inclua na index somente o conteudo... digamos que eu faça o layout e deixe o "miolo" em branco... entao a funçao ira colocar por padrao no "miolo" a pagina default e conforme eu for clicando nos links e pagina recarregue com o conteudo trocado... facilitando assim o funcionamento... sem precisar repetir codigos e tags em varias paginas repetidas...

Se vcs derem uma olhada la na funçao que eu coloquei no inicio em php... ela funciona desse jeito que eu citei

(y)

Compartilhar este post

Link para o post

Galera...

A solução que o dataset citou funciona legal... so que o conteudo dos links não abre =///

Compartilhar este post

Link para o post

Então Rasp, do jeito q eu e o jonathandj estamos fazendo dá.

Lá vai outro exemplo... mas com o Server.Execute você tem mais performance.

<html><head><title>Teste de Includes no PHP</title></head><body><ul>	<li><a href="index.php">Principal</a></li>	<li><a href="index.php?url=pagina1">Pagina 1</a></li>	<li><a href="index.php?url=pagina2">Pagina 2</a></li></ul><%IF request("url") = "pagina1" THEN	%><!-- #Include File "pagina1.php" --><%ELSEIF request("url") = "pagina2" THEN	%><!-- #Include File "pagina1.php" --><%ELSE	%><!-- #Include File "default.php" --><%END IF%></body></html>
Rasp, qual é o conteúdo dos links que você tá se referindo ?

Não entendi.

Talvês o servidor que você esteja executando não rode .php, entao as páginas

[*]pagina1.php

[*]pagina2.php

[*]default.php

não vão abrir

Quem sabe troca por arquivos que rodem em servidor ASP.

Compartilhar este post

Link para o post

beleza dataset so que voltei a mesma cara...

oq eu quero e e a pagina index rodando todos os conteudo saka? e nao todas as paginas com includes para o topo e rodape... que e o q to tendo que fazer pra funcionar no modo que vcs colocaram....

e desse jeito eu nao consigo fazer o site rodar arquivos que estao dentro de pastas prq?

prq os arquivos que estao dentro das pastas so possuem o conteudo... e nao setam para nenhum outro arquivo...

por isso que eu coloquei as cods do php...

Dataset... eu vou usar em asp mesmo... o php simplismente e um exemplo... pois eu nao entendo de asp... o sisstema que eu demonstro em php fui eu que desenvolvi.. e queria usar o mesmo que ele faz no asp

Se tiver alguma duvida me fala

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, Rasp, eu entendi o que você precisa.

Que tenha um buraco no meio da sua página, e conforme o link que você clicar, abra uma pagina diferente nesse buraco. Preservando as estruturas da tua página inicial.

Com aquele exemplo usando o Response.Redirect, você faz isso, ele verifica qual parametro veio, e carrega a página referente ao parâmetro.

Ele abre perfeitamente, você só tem que dizer o caminho completo pra ele chegar até esses arquivos, e então ele vai preencher esse espaço.

Se ele não achar o caminho, ou se ele executar um arquivo que não seja ASP, como esse por exemplo (PHP) ele não vai rodar.

Faz um teste.

Cria um arquivo chamado pagina1.asp, dentro dele coloque a linha:

<%response.write "está abrindo a página1"%>
Cria um arquivo chamado pagina2.asp, dentro dele coloque a linha:

<%response.write "está abrindo a página2"%>
Cria um arquivo chamado inicial.asp, dentro dele coloque a linha:

<%response.write "está abrindo a inicial, pois nenhum parâmetro foi passado"%>
Coloque os nomes corretos dos arquivos naquele exemplo que tem o SELECT CASE com Server.Execute que foi postado antes.

SELECT CASE request("url")	case "pagina1"  pagina = "pagina1.asp"	case "pagina2"  pagina = "pagina2.asp"	case else	   pagina = "inicial.asp"END SELECT
Ele vai abrir.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.