Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

sasleal

Busca com ou sem acento

Recommended Posts

Tenho um sistema de busca que esta funcionando, porém gostaria que ele não fize-se o filtro de acento, ou seja gostaria que independente da fomar que eu escreva, com ou sem acento ele traga todos os resultados.Exemplo:Sistema atualSe eu digitar África ele só traz África.Como queroSe ue digitar África ele traga África, Africa ou se eu digitar Africa ele traga África, Africa.Obs: o meu banco de dados é acess, e no cadrastro tem palavra acentoada.Que poder ajudar agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Camarada,

Qual banco de dados você esta utilizando?

Segue um post onde nosso amigo mestre eriva_br que aborda o assunto para SQL server. Vale uma conferiada.

http://forum.imasters.com.br/index.php?showtopic=228992

QQ duvida post ai!

t+

Compartilhar este post

Link para o post

Da um replace nas duas partes antes de comparar convertendo todos os caracteres acentuados pelo seu similar sem acento.Ou então utiliza um script de busca fonética que é mto mais avançado e possui outros recurso, como por exemplo:Buscar: ERICA busca fonética traz: ERIC, ÉRIC, HERIC, HERIQUE, ERIK... etcOK..!!?? T+...PS: Se você utiliza SQL Server nem precisa se preocupar com algoritmos extras ele tem uma função nativa de busca fonética o "SOUNDEX".

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui a função fonetica, porem não estou conseguindo utiliza- la no meu codigo.

Meu codigo.

'Se a busca partir de um titulo

ElseIf request("tipo_busca") = "nome_produto" Then

'Request do titulo a pesquisar

nome_produto = request("produto")

Query_produtos = "SELECT Produtos.codigo_produto, Produtos.codigo_categoria, Produtos.codigo_subcategoria, Produtos.codigo_marca, Produtos.codigo_produto_loja, Produtos.nome_produto, Produtos.descricao_produto, Produtos.autor, Produtos.codigo_isbn, Produtos.tamanhos, Produtos.cores, Produtos.preco_base, Produtos.preco_unitario, Produtos.desconto, Produtos.moeda, Produtos.quantidade_produto, Produtos.img_produtoPQN, Produtos.img_produtoGRD, Produtos.img_produto_adic01PQN, Produtos.img_produto_adic01GRD, Produtos.img_produto_adic02PQN, Produtos.img_produto_adic02GRD, Produtos.img_produto_adic03PQN, Produtos.img_produto_adic03GRD, Produtos.peso, Produtos.destaque_vitrine, Produtos.promocao, Produtos.data_inicio, Produtos.data_fim, Produtos.disponivel, Produtos.sigla_idioma FROM Categorias INNER JOIN Produtos ON Categorias.codigo_categoria = Produtos.codigo_categoria WHERE Produtos.nome_produto LIKE '%" & nome_produto & "%' AND Produtos.sigla_idioma = '"&varLang&"' AND Categorias.sigla_idioma = '"&varLang&"' " & queryORDERBY"

Função fonetica

function Fonetica(campo, valor)

fonetica = " (" &_

" replace(replace(replace( " &_

" replace(replace( " &_

" translate(lower( " & campo & " )," &_

" 'ãáâàõôóêéxçzkcmyíúvw'," &_

" 'aaaaoooeesssssniiuuu')," &_

" 'qu','s' ), 'h','' ), '''','' ), " &_

" 'zz','s' ), 'll','l' ), 'mm','m' ), " &_

" 'tt','t' ), 'rr','r' ), 'ff','f' ), " &_

" 'ii','i' ), 'bb','b' ), 'eia','ea' ), " &_

" 'nn','n' ), 'ch', 's' ), 'gg','g' ), " &_

" 'ou', 'u' ), 'st', 't' ), 'sh', 's' ), " &_

" 'ss','s' ), 'st', 't' ) " &_

" LIKE " &_

" replace(replace( " &_

"translate(lower( '%" & valor & "%' )," &_

"'ãáâàõôóêéxçzkcmyíúvw'," &_

"'aaaaoooeesssssniiuuu')," &_

" 'qu','s' ), 'h','' ), '''','' ), " &_

" 'zz','s' ), 'll','l' ), 'mm','m' ), " &_

" 'tt','t' ), 'rr','r' ), 'ff','f' ), " &_

" 'ii','i' ), 'bb','b' ), 'eia','ea' ), " &_

" 'nn','n' ), 'ch', 's' ), 'gg','g' ), " &_

" 'ou', 'u' ), 'st', 't' ), 'sh', 's' ), " &_

" 'ss','s' ), 'st', 't' ) " &_

" )"

end function

Compartilhar este post

Link para o post

Essa função só gera uma STRING de pesquisa para o SQL, não faz uma comparação fonética...E também tem um erro em um dos comandos que não é um SQL Standard.Como você não está utilizando SQL Server/Oracle o melhor mesmo é fazer a validação fonética no ASP, e não passar a bola para o banco!

Compartilhar este post

Link para o post

em asp, sem interagir com o banco de dados não dá pra fazer a foneticasó uma observação...o mysql 5 aceita a função Soundex que em conjunto com uma função vbscript dá pra fazer pesquisa por fonética, se interessar passo o código em ASP + MySql

Compartilhar este post

Link para o post

Em ASP, PHP, Delphi, Java...entre outras linguagens, é viável a realização de comparação fonética independente do banco.Devido ao padrão SOUNDEX dos bancos realizar a busca de acordo com os fonemas da lingua inglesa, um sistema com o qual eu trabalhei utilizava uma função específica para a verificação fonêtica de acordo com os fonemas da lingua portuguesa, essa função tambem é necessária pois o sistema roda em bases SQL Server, Oracle ou Firebird.Exemplo:Fonemas em inglês: Wilson = Uilson >> Wilson <> Vilson Wagner = Uagner >> Wagner <> VagnerFonemas em portugues: Wilson = Uilson >> Wilson = Vilson Wagner <> Uagner >> Wagner = VagnerComo eu disse no início se a sua questão é apenas com os acentos você pode simplesmente substituir todos os caracteres acentuados pelos seus respectivos sem acento... a busca fonética foi só uma sugestão de implementação mais avançada e completa!

Compartilhar este post

Link para o post

segue a função para retirar acentos ou qualquer outro caractere desejado

Function TiraAcento(ByVal Palavra)	cacento = "àáâãäèéêëìíîïòóôõöùúûüÀÁÂÃÄÈÉÊËÌÍÎÒÓÔÕÖÙÚÛÜçÇñÑ^~ºª´`'"	sacento = "aaaaaeeeeiiiiooooouuuuAAAAAEEEEIIIOOOOOUUUUcCnN"	texto = ""	If Palavra <> "" Then		For x = 1 To Len(Palavra)			letra = Mid(Palavra, x, 1)			pos_acento = InStr(cacento, letra)			If pos_acento > 0 Then				letra = Mid(sacento, pos_acento, 1)			End If			texto = texto & letra		Next		TiraAcento = texto	End IfEnd Function
lembrandoque essa função não tem nada a ver com fonética

Compartilhar este post

Link para o post

Jonathan não estou conseguindo trazer a função.Tem como voce ver onde esta o erro no codigo.Query_produtos = "SELECT Produtos.codigo_produto, Produtos.codigo_categoria, Produtos.codigo_subcategoria, Produtos.codigo_marca, Produtos.codigo_produto_loja, Produtos.nome_produto, Produtos.descricao_produto, Produtos.autor, Produtos.codigo_isbn, Produtos.tamanhos, Produtos.cores, Produtos.preco_base, Produtos.preco_unitario, Produtos.desconto, Produtos.moeda, Produtos.quantidade_produto, Produtos.img_produtoPQN, Produtos.img_produtoGRD, Produtos.img_produto_adic01PQN, Produtos.img_produto_adic01GRD, Produtos.img_produto_adic02PQN, Produtos.img_produto_adic02GRD, Produtos.img_produto_adic03PQN, Produtos.img_produto_adic03GRD, Produtos.peso, Produtos.destaque_vitrine, Produtos.promocao, Produtos.data_inicio, Produtos.data_fim, Produtos.disponivel, Produtos.sigla_idioma FROM Categorias INNER JOIN Produtos ON Categorias.codigo_categoria = Produtos.codigo_categoria WHERE Produtos.nome_produto LIKE '%" & nome_produto & "%' AND Produtos.nome_produto LIKE '%" & TiraAcento(Palavra) & "%' AND Produtos.sigla_idioma = '"&varLang&"' AND Categorias.sigla_idioma = '"&varLang&"' " & queryORDERBY

Compartilhar este post

Link para o post

está correto o uso....esqueci de mencionar o seguinte....essa função retira os acentos...se no banco estiver com acento não vai ser localizado o registro

caso deseje com e sem acento adicione mais uma condição no SQL

AND (Produtos.nome_produto LIKE '%" & TiraAcento(Palavra) & "%'  OR Produtos.nome_produto LIKE '%" & Palavra & "%')
não esqueça de passar o valor a ser procurado para a variavel PALAVRA

Compartilhar este post

Link para o post

ai fica complicado, se não ele faria o seguinte:digita africaa rotina mandaria colocar acento no Aficaria áfricáo resultado seria não encontrado

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem que criar uma função similar no campo do banco para fazer a comparação do dois sem acento!Tenta adaptar a função em ASP para o SQL!!!Aliás, como sua base é em Access, da pra deixar essa função pronta no banco e chamar pelo SELECT.Eu ja desenvolvi sistemas em VBA e utilizava sempre utilizava esse recurso!!!OK...!!?? T+...

Compartilhar este post

Link para o post

Para os interessados eu utilizei esta função e ela funcionou. tanto para colocar acento quanto para retirar acento.

E Jonathan apesar do que voce disse ter logica, não sei por qual motivo mas a função funcionou.

Fiz o teste com a palavra africa.

Novamente obrigado a todos.

function palavrasem(nome_produto)

palavrasem = Replace(nome_produto,"a","[a, á , ã]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"A","[A, Á, Ã]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"e","[e, é , è , ê]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"E","[E , É , Ê]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"i","[i , í , ì]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"I","[i , Í]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"o","[o , ó , ò , ô , õ]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"O","[O , Ó , Ô , Õ]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"u","[u , ú , ù]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"U","[u , Ú]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"c","[c , ç]")

palavrasem = Replace(palavrasem,"C","[C , Ç]")

palavrasem = palavrasem

end function

function palavracom(nome_produto)

palavracom = Replace(nome_produto,"ã","[a]")

palavracom = Replace(palavracom,"Ã","[A]")

palavracom = Replace(palavracom,"á","[a]")

palavracom = Replace(palavracom,"Á","[A]")

palavracom = Replace(palavracom,"ê","[e]")

palavracom = Replace(palavracom,"Ê","[E]")

palavracom = Replace(palavracom,"í","")

palavracom = Replace(palavracom,"Í","")

palavracom = Replace(palavracom,"õ","[o]")

palavracom = Replace(palavracom,"Õ","[O]")

palavracom = Replace(palavracom,"ú","")

palavracom = Replace(palavracom,"Ú","")

palavracom = Replace(palavracom,"ç","[c]")

palavracom = Replace(palavracom,"Ç","[C]")

palavracom = palavracom

end function

WHERE Produtos.nome_produto LIKE '%" & palavrasem(nome_produto) & "%' OR Produtos.nome_produto LIKE '%" & palavracom(nome_produto) & "%' OR Produtos.nome_produto LIKE '%" & nome_produto & "%'

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.