Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

deio

contador simples

Recommended Posts

olá, sou iniciante no delphi, e em um projetinho meu preciso de um contador bem simples, q toda vez q seja executado a procedure ele incremente 1 ao resultado anterior, o problema é q eu naum sei fazer esse contador... alguém poderia me ajudar ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basta criar uma variavel, pode ser do tipo Integer, e sempre que entrar na procedure você incrementa a variavel usando o comando Inc(), ficando:

Inc(nome_da_variavel);

Como vai ser uma procedure que vai ser chamada várias vezes, declara o campo no private do form, e utiliza este, exemplo:

unit Unit1;interfaceuses  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,  Dialogs, StdCtrls, Buttons;type  TForm1 = class(TForm)	BitBtn1: TBitBtn;	BitBtn2: TBitBtn;	procedure BitBtn1Click(Sender: TObject);	procedure BitBtn2Click(Sender: TObject);  private	{ Private declarations }	totalMsg: integer;	procedure MinhaProcedure;  public	{ Public declarations }  end;var  Form1: TForm1;implementation{$R *.dfm}{ TForm1 }procedure TForm1.MinhaProcedure;beginShowMessage('Teste');Inc(totalMsg);end;procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject);beginMinhaProcedure();end;procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject);beginShowMessage('Chamado: ' + IntToStr(totalMsg));end;end.

No caso coloquei dois botões, no primeiro faz a chamada da procedure, e dentro da procedure exibi uma mensagem e incremente a variavel, no outro botão, somente é exibido o n° de chamadas que a procedure teve...

Compartilhar este post

Link para o post

Bem simples, cria uma varável GLOBAL e incrementa ela na PROCEDURE executada!

sendo a variavel global, ela naum vai ter um numero fixo? sendo assim quando você executar a procedure o resultado será sempre o mesmo...@marcio.theisentendi como funciona o código, testei e funcionou vlw ae XD

Compartilhar este post

Link para o post

Não, variável GLOBAL é simplesmente uma variável que pode ser acessada de qq FUNCTION ou PROCEDURE.Isso que você disse é uma constante e não uma variável...

Compartilhar este post

Link para o post

entendi, onde eu declaro a variavel global? ela é válida para todos os forms/units do projeto ou só na unit/form q ele foi declarado?

Compartilhar este post

Link para o post

Variavel global você deve de declarar no public do formulário, é valido para ser usado em qualquer local, desde que o formulário em questão esteja construído, poderia criar no form principal do seu projeto, assim é mais garantido que o form com a variavel sempre esteja criado...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.