deio 0 Denunciar post Postado Junho 11, 2007 gostaria de saber como eu faço para ordenar no DbGrid as colunas em ordem alfabética e numérica, tanto crescente como decrescente: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Junho 11, 2007 Esta ordenação é via comando SQL, usando o Order BY, exemplo:Vai ordenar pelo nome select *from tabela order by tabela.nome Vai ordenar pelo nome de forma decrescente select *from tabela order by tabela.nome desc Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deio 0 Denunciar post Postado Junho 11, 2007 acho q esqueci de colocar q eu to usando arquivo do tipo dbf, o componente TDbf, e eu naum sei e nem estou usando SQL... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
marcio.theis 3 Denunciar post Postado Junho 12, 2007 Mas este TDbf é uma tabela ou query ? Pois se for tabela, poderia tentar usando índices, mas não iria funcionar totalmente para o seu caso, é preciso que coloque em query, passe o SQL e tenha a opção de usar comando de ORDER BY. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deio 0 Denunciar post Postado Junho 12, 2007 naum entendi o q tu disseste no post anterior, mas ja estou meio caminho andado na minha dúvida XD fui fuçar no TDbf, e achei uma propriedade chamada indexes, entre outros q começam com indexes, peguei o manualzinho em pdf dele pra ver oq eu encontrava, só q eu naum entendi nada q ele queria dizer no manual T.T vou deixar o link do manual, pra quem entende melhor de delphi q eu possa dar uma lida e me dar uma forcinha ae XD : http://rapidshare.com/files/36777569/tdbf.pdf.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2007 Bom dia Deio... Seguinte... DBF utiliza arquivos .CDX ou .NTX para Indexar as tabelas... Sugiro que se não for necessidade usar o DBF que mude para outra base de dados, devido o mesmo gerar muitos problemas com índices (tanto de corromper, quanto a capacidade limitadissima de recursos). Beleza? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deio 0 Denunciar post Postado Junho 13, 2007 infelizmente tem q ser DBF mesmo, esses arquivos utilizados pra indexar a tabela, eles são criados ou tenho q ja ter eles no meu micro? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Hugo Slepicka 0 Denunciar post Postado Junho 14, 2007 são criados...veja se tem algo de Reindex, create indexes, algo do tipo nesse componente... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites