Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

cabralp

Matriz

Recommended Posts

Estou precisando de ajuda para desenvolver esse programinha:Implemente um programa Pascal que realize as ‘reservas’ de lugares num teatro (informando a fila e a cadeira) com o nome do cliente e caso a cadeira já tenha sido reservada, exibir uma mensagem ao usuario e solicitar uma nova posição. Deverá ser informado ‘FIM’ com nome do cliente para encerrar as reservas.Tentei fazer um pouco, mas não estou conseguindo entender a lógica.program teatro; var x,y,vaga:integer; cadeira:array[1..5,1..5] of string[20]; begin writeln('1- fazer reserva :'); writeln('2 - listar reservas :'); writeln('3 - mostrar tudo :'); writeln('4 - zerar toda a matriz :'); writeln('5 - sair :'); end; begin if cadeira[a,b]<>'0' then begin writeln('fila ',a,'coluna ',b,'esta reservada para',cadeira[a,b]); writeln; vaga:=0 end

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu vou te ajudar com a logica e você tenta desenvolver ta ok?Oha a nossa matriz será nosso mapa de cadeiras, cada coordenada da matriz uma cadeira diferente..entao vamos imaginar um teatro com 12 caderias sendo 4x3. entao vamo supor que eu queira a na fileira 2 a cadeira 2 entao teatro[2,2].Vamos verificar se tem algum texto ja inserido nesta posição, se ja tiver texto, significa que ja foi reserva entao você retorna a msg de erro falando pra escolher outro lugar, senao você coloca o meu nome la teatro[2,2] := 'Sergio';Entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom eu vou te ajudar com a logica e você tenta desenvolver ta ok?Oha a nossa matriz será nosso mapa de cadeiras, cada coordenada da matriz uma cadeira diferente..entao vamos imaginar um teatro com 12 caderias sendo 4x3. entao vamo supor que eu queira a na fileira 2 a cadeira 2 entao teatro[2,2].Vamos verificar se tem algum texto ja inserido nesta posição, se ja tiver texto, significa que ja foi reserva entao você retorna a msg de erro falando pra escolher outro lugar, senao você coloca o meu nome la teatro[2,2] := 'Sergio';Entendeu?

Obrigado Serginho, ajudou a melhorar um pouco mais.At. Cabralp

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.