Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PauloRJ

Pegar ID antes de efetuar o INSERT

Recommended Posts

Fala povo!

estou desenvolvendo um sistema no qual tenho q saber o ID do registro autoincrement para poder codificar em MD5 e inserir o ID em 2 colunas. Uma em MD5 e uma Normal.

quem puder me ajudar,

grande abraço!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é alguma coisa assim que você precisa:

$consulta = mysql_query("SELECT max(ID) as max_id from clientes");$linhas = mysql_fetch_array($consulta);$prox_id = $linhas['max_id'] + 1;
ou mais fácil, pode usar o mysql_insert_id -> Retorna o ID da última cláusula INSERT executada

leia este artigo

Compartilhar este post

Link para o post

desse jeito que voce pois fazendo um select para pegar ultimo id acho que pode dar problema nao? pq se alguem inserir um id antes de você fazer a consulta vai pegar o 1 id para frete e nao oque você queria pelo mysql_insert_id() ele pega pelo ultimo id daquela conexao.tudo depende para que você vai querer pegar id

Compartilhar este post

Link para o post

pode sim, mas depende para que ele vai usar, se o sistema estiver um grande de quantidade de usuário fazendo um cadastro, pode dar problema, mas se for algo mais sucegado, ai de boa... por isso qualquer coisa como você disse e eu tb, pode - se usar a função mysql_insert_id.... =)

Compartilhar este post

Link para o post

Sim david, eu tinha feito uma consulta parapega ro ultimo id tambem

achei que tinha alguma comando direto para pegar o proximo ID autoincrement livre, mas acho q nao tem beleza.

valeu a força!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado que os 2 podem dar problema: tanto com o select ou o mysql_insert_id, caso você traga o resultado para a página para usá-lo depois pode ocorrer o problema de alguem inserir alguma coisa nesse meio tempo pq a informação da sua página vai estar desatualizada.A melhor forma é no comando sql você já pegar o ultimo valor e usa-lo, sem pegar o valor pelo php, assim você garante que não vai ter problema com isso

Compartilhar este post

Link para o post

Vou usar na hora

$bd  = new MySQL;$sql = "INSERT INTO tipo (tipo) VALUES ('$tipo')";$bd->query($sql);$registro  = mysql_insert_id(); // resgata nº ID da query executada$registro2 = md5($registro); // gera o ID em criptografia$bd4 = new MySQL;$sql4 = "UPDATE tipo SET id_tipo = '$registro2' WHERE id = '$registro'";$bd4->query($sql4);

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado que os 2 podem dar problema: tanto com o select ou o mysql_insert_id, caso você traga o resultado para a página para usá-lo depois pode ocorrer o problema de alguem inserir alguma coisa nesse meio tempo pq a informação da sua página vai estar desatualizada.A melhor forma é no comando sql você já pegar o ultimo valor e usa-lo, sem pegar o valor pelo php, assim você garante que não vai ter problema com isso

nao tem perigo nao mysql_insert_id() (segundo manual do mysql) o proprio banco controla isso de pegar o ultimo id daquela conexao mesmo alguem inserindo depois vai continuar sendo o ultimo id que sua conexao inseriu

Compartilhar este post

Link para o post

Descriçãoint mysql_insert_id ( [resource link_identifier] )Obtém o ID gerado para uma coluna AUTO_INCREMENT pela consulta INSERT anterior. Parâmetroslink_identifierA conexão MySQL. se o identificador de conexão não for especificado, a ultima conexão aberta por mysql_connect() é assumida. Se uma conexão assim não for encontrada, ela irá tentar criar uma como se a função mysql_connect() fosse chamada sem argumentos. Se uma conexão não for encontrada ou estabelecida, um aviso de nível E_WARNING é gerado.Valores de retornadoO ID gerado para uma coluna AUTO_INCREMENT pela consulta INSERT anterior em caso de sucesso, 0 se a consulta anterior não gerou um valor AUTO_INCREMENT, ou FALSE se não foi estabelecida a conexão com o MySQL.

Pelo que entendi nesse trecho do Manual ai, se não for especificado nada no "link_identifier", ele vai pegar o id da ultima conexão feita por mysql_connect(), ou seja, se nesse meio tempo que você vá pegar o id e alguém inserir, vai pegar o id do outro caboclo lá hein....

Compartilhar este post

Link para o post

LAST_INSERT_ID()mysql_insert_id()Assim está no manual:O último ID que foi gerado e mantido no servidor em uma base por conexão. Isto significa que o valor que a função retona para um dado cliente é o valor AUTO_INCREMENT gerado mais recentemente por aquele cliente. O valor não pode ser afetado pelos outros clientes, mesmo se eles gerarem um valor AUTO_INCREMENT deles mesmos. Este comportamento assegura que você pode recuperar seu próprio ID sem se preocupar com a atividade de outros clientes e sem precisar de locks ou transações.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.