Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Cesão

SELECT COUNT apenas de ids diferentes

Recommended Posts

Olá amigos,

Meu DB eh Access e minha tabela de pedidos possui os seguintes campos:

numero_pedido (id)

id_cliente (id do cliente)

cod_item (id do item)

quantidade (unidades do produto pedido)

dta (data do pedido)

Estou com o seguinte problema: eu estou fazendo o Select Count para que apareça na minha tela o numero de pedidos que cada cliente fez:

SQL = "Select TOP 5 id_cliente, tot_pedido From (Select id_cliente, count(numero_pedido) As tot_pedido From Pedidos Group By id_cliente) Order By tot_pedido Desc, id_cliente"Set rsPedHdr = conexao.Execute(SQL)

mas o problema eh o seguinte.. cada vez que vou fazer um pedido, posso fazer um pedido de VARIOS produtos ao mesmo tempo.. entao para cada produto ele cria um registro diferente, mas com o mesmo numero de pedido.. vamos dizer que pedi 3 cigarros, 2 pães e 20 fosforos.. ficaria assim os registros:

(estou mostrando de acordo com os campos ja citados)

4018 | 22 | 31 | 3 | 26/6/2007 14:50:30

4018 | 22 | 32 | 2 | 26/6/2007 14:50:30

4018 | 22 | 33 | 20 | 26/6/2007 14:50:30

o problema eh que na hora que aparece meu resultado, aparece como se eu tivesse feito 3 pedidos, sendo que na verdade fiz apenas um com 3 produtos diferentes no mesmo pedido.. Gostaria de saber se existe como fazer um COUNT apenas dos numeros diferentes..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use o DISTINCT

SQL = "Select TOP 5 id_cliente, tot_pedido From (Select id_cliente, count(DISTINCT numero_pedido) As tot_pedido From Pedidos Group By id_cliente) Order By tot_pedido Desc, id_cliente"Set rsPedHdr = conexao.Execute(SQL)

Compartilhar este post

Link para o post

hummm, ja vi esse DISTINCT aki no forum, mas nao sabia para que servia.. mas não funcionou para mim não.. usei do jeito que você me mostrou e ele deu erro de sintaxe... testei ateh assim:count DISTINCT(numero_pedido) e mesmo assim, nada...

Compartilhar este post

Link para o post

Cesão, Você pode escrever seu Select da seguinte forma:

SELECT TOP 5 [table1].id_cliente, count(1) as tot_pedido        FROM [sELECT DISTINCT table1.id_cliente, numero_pedido FROM table1]. as [table1]        GROUP BY [table1].id_cliente        ORDER BY Count(1) DESC, [table1].id_cliente;          

falow

Compartilhar este post

Link para o post

jonathan, coloquei do jeito que você falou

SQL = "Select TOP 5 id_cliente, tot_pedido From (Select distinct count(numero_pedido) As tot_pedido, id_cliente From Pedidos Group By id_cliente) Order By tot_pedido Desc, id_cliente"Set rsPedHdr = conexao.Execute(SQL)

mas mesmo assim ele ainda continua contando como se fossem 3 pedidos e nao 1

Compartilhar este post

Link para o post

ae IC, funcionou perfeitamente cara!! valew mesmo!!

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa, movido p Access???hum, deve ter mto a ver mesmo <_< eu IA reutilizar esse topico p tirar a MESMA DUVIDA, soh que sobre outro SQL, mas ateh desencanei.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.