Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rluiz1708

Consulta em DBGrid

Recommended Posts

Pessoal,

tô fazendo uma consulta que quando eu clico no botão "Consultar" ele deve procurar em meu Banco de Dados a palavra, sem ser a palavra exata, e exibir as possíveis dentro do DBGrid.

Abaixo a tela pra quem quiser entender melhor:

Imagem Postada

Meu código, que dá erro na hora que eu clico no botão "Consultar":

procedure Tfrmcadgrupos.btnconsultarClick(Sender: TObject);begin  consulta:= txtconsulta.Text;  with dmestoque.queryconsulta do  begin	dmestoque.queryconsulta.close;	dmestoque.queryconsulta.SQL.clear;	dmestoque.queryconsulta.SQL.Add('SELECT * FROM grupos WHERE grupo LIKE'+ ('%' + consulta + '%'));	dmestoque.queryconsulta.open;  end;end;
Imagem do erro:

Imagem Postada

Desde já agradeço. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, tenta colocar o QuotedStr como segue abaixo.procedure Tfrmcadgrupos.btnconsultarClick(Sender: TObject);begin consulta:= txtconsulta.Text; with dmestoque.queryconsulta do begin dmestoque.queryconsulta.close; dmestoque.queryconsulta.SQL.clear; dmestoque.queryconsulta.SQL.Add('SELECT * FROM grupos WHERE grupo LIKE'+ QuotedStr ('%' + consulta + '%')); dmestoque.queryconsulta.open; end;end;Espero ter ajudado!!Sergio Martins

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Sérgio! Não deu mais o erro. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Mas não consigo exibir o resultado da minha busca no DBGrid. Ele já está conectado ao DataSource e já configurei o Columns do DBGrid para qual campo do meu banco de dados eu quero exibir.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha kra, a instrução SQL que o Sérgio te passou está correta ...

Certifique - se que está alimentando o DBGrid com um source correto, e ainda se a tabela contém o registro consultado ...

esperimente passar a instrução direto no Banco pra ver se retorna algum registro ...

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

mais uma vez, o nosso moderador Hugo Slepicka como sempre ajudando.

Eu havia esquecido de colocar o DataSource da queryconsulta. Além disso, uma modificação no código SQL:

procedure Tfrmcadgrupos.btnconsultarClick(Sender: TObject);begin  consulta:= txtconsulta.text;  dmestoque.queryconsulta.close;  dmestoque.queryconsulta.SQL.clear;  dmestoque.queryconsulta.SQL.Add('SELECT * FROM grupos WHERE UCASE(grupo) LIKE UCASE(' + QuotedStr ('%' + consulta + '%')+')');  dmestoque.queryconsulta.open;end;

Vlw! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ...foi o que eu tinha te falado no meu tópico acima, se você leu direito ..

Certifique - se que está alimentando o DBGrid com um source correto, e ainda se a tabela contém o registro consultado ...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.