Vinicius R3 0 Denunciar post Postado Julho 5, 2007 Olá, Pessoal! Estou iniciando aqui e espero ajudar e ser ajudado por todos aqueles que gostam desta incrível ferramenta que é o Macromedia Flash. Continuando os exemplos de carregamento de imagens ou swf, vou apresentar para vocês como fazer um preload importando uma imagem dinâmicamente usando o evento onEnterFrame( Parte 1) e em outra matéria usando Listners (Parte 2). Essa imagem é um *.jpg (Não progressivo), lembrem-se de que o Flash não trabalha com imagens progressivas. Bom, deixa de "lero lero" e vamos direto ao que interessa. Crie um novo arquivo no Flash de width:400px e height:200px e crie inicialmente três camadas. A primeira camada chame-a de fundo , a segunda chame-a de barra e a terceira chame-a de acoes . Na camada(layer) fundo, desenhe um fundo qualquer, no caso eu desenhei um retângulo e pintei usando um gradial linear de cinza para branco. Na camada barra, desenhe um retângulo e defina a parte de dentro do retângulo como MovieClip ( clique na parte de dentro do retângulo e aperte F8 e converta em MovieClip). Observe que quando você criar o MovieClip, vai aparecer uma caixinha do lado direito indicando o sentido do MovieClip, coloque ela para esquerda de acordo como esta a figura abaixo: Após feito isso, clique novamente em cima do MovieClip barra_mc e dê seu nome de instância de barra . Continuando, vá até a camada acoes, clique com o botao direito no 1º frame (quadro), escolha ações (actions) e digite o seguinte código: //Código de carregamento de imagem _root.createEmptyMovieClip("imagem", 1); imagem.loadMovie("suaimagem.jpg"); barra.onEnterFrame = function() { filmeTotal = imagem.getBytesTotal(); filmeBaixado = imagem.getBytesLoaded(); baixando = (filmeBaixado/filmeTotal)*100; barra._xscale = int(baixando); if(baixando= =100){ delete this.enterFrame(); }; }; Comentário do Código _root.createEmptyMovieClip("imagem",1); //Estou criando um MovieClip dinâmicamente com o nome de imagem , no nível 1 imagem.loadMovie(" suaimagem.jpg "); //Estou dizendo para o MovieClip Imagem que carregue a imagem suaimagem.jpg //Dica: você também pode usar um arquivo *.swf no lugar de *.jpg //Estou criando uma função que diz para o MovieClip Barra,quando ele for carregado, ele execute o código abaixo: barra.onEnterFrame = function() { filmeTotal = imagem.getBytesTotal(); //Carrega o total da imagem na variável filmeTota l filmeBaixado = imagem.getBytesLoaded(); //Carrega o total baixado da imagem na variável filmeBaixado baixando = (filmeBaixado/filmeTotal)*100; //Isso é a porcentagem sendo guardada na variável baixando barra._xscale = int(baixando); //Faz com que o MovieClip barra ande da esquerda para direita if(baixando = = 100){ delete this.enterFrame(); //Deletando o evento onEnterFrame quando baixando for 100 }; }; Detalhe: Se eu não tirar o evento onEnterFrame, ele ficará usando o processamento de sua máquina ou máquina do usuário. Portanto usem o delete this.enterFrame(); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eder Fortunato 15 Denunciar post Postado Julho 5, 2007 MOVIDO PARA TUTORIAIS Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius R3 0 Denunciar post Postado Julho 5, 2007 Alguem poderia me ajudar como posso fazer com que ele caia de cima da tela e comece a carregar??? e após carregado o swf ou a imagem ele desaparer???Por favor deem uma mãozinha...Valews Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Eder Fortunato 15 Denunciar post Postado Julho 5, 2007 não entendi direito sua pergunta, mas para fazer ele desaparecer seria aqui if(baixando= =100){ //faz sumir a barra _root.barra._visible = false delete this.enterFrame();}; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Vinicius R3 0 Denunciar post Postado Julho 5, 2007 Bom gostaria que rodasse uma animação mostrando a barra descendo do topo da pagina para o centro e somente depois disto começar o carregamento do preloader. Deu pra entender??? Eh q eu me espresso mto mal...kkkkkkkkkkkkkE valews pela dica. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites